Processos internos

Índice

Requerimentos dos processos

PROCESSOS.CAD_REQUERIMENTOS_PROCESSOS

Descrição

Interface para manutenção de requerimentos dos processos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Requerimentos do processo:

Campos:

Data em que o requerimento foi iniciado.
Data que processo foi adicionado ao malote para envio
Data de saída do processo do departamento.
Data em que o processo foi recebido no departamento
Data em que o processo foi liberado para entrega
Data em que o processo foi entregue ao requerido.
Situação para o requerimento.
  • Aberto - Requerimento está em aberto.
  • Malote - Processo já foi incluído no malote para envio
  • Enviado - Processo foi enviado para o local do requerimento
  • Recebido - Processo foi recebido, mas ainda não foi disponibilizado.
  • Disponível - Processo está disponível para entrega.
  • Entregue - Em posse - Processo está em posse da pessoa que abriu o requerimento.
  • Cancelado - Requerimento foi cancelado pelo usuário
Identificação do registro
Pessoa que requisitou o processo
Quando ocorrer uma transferência entre pessoas deve ser informado a pessoa origem.
Observações livre para o requerimento
Data que o requerimento foi cancelado
Situação atual do requerimento com situações diferentes de "Entregue"
  • Solicitado - Processo foi solicitado ao arquivo
  • Devolvido - Processo foi devolvido ao SG
  • Malote Arquivo - Processo já foi incluído no malote para envio
  • Malote SG - Processo já foi incluído no malote para retorno ao arquivo
  • Enviado Arquivo - Processo foi enviado para o local do requerimento
  • Enviado SG - Processo foi enviado para o local do requerimento
  • Recebido SG - Processo foi recebido, mas ainda não foi disponibilizado.
  • Recebido Arquivo - Processo foi recebido, mas ainda não foi disponibilizado.
  • Disponível SG - Processo está disponível para entrega.
  • Disponível Arquivo - Processo está disponível para entrega.
  • Disponível - Processo está disponível para entrega com origem em uma transferência.
  • Entregue - Em posse - Processo está em posse da pessoa que abriu o requerimento.
  • Arquivado - Processo se encontra disponível no arquivo
  • Cancelado - Requerimento foi cancelado pelo usuário

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Próxima situação

Repassar para próxima situação da requisição do processo. Somente é apresentado se o usuário possui o direito de acesso.

Configurações

PROCESSOS.CAD_REQUERIMENTOS_PROCESSOS.INFORMAR_USUARIO

Define se deve ser informado o usuário logado para o requerente

Define se deve ser informado o usuário logado para o requerente

Tipo: FLAG

Regras

Alterar situação requerimento

Quando não for informado a pessoa do requerimento, e a situação for "E" a situação deve ser renomeada para "Arquivado"
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Informar usuário como pessoa que requer o processo

Somente o usuário pode pedir um protocolo para si.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar tela de requerimento

Montar a tela de requerimento conforme o tipo de requerimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de requerimento de processo" do formulário "Novo"

Não permitir cancelamento

O cancelar é permitido somente quando situação do requerimento está em Aberto

Remover botões

Remover os botões conforme a situação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"