Cadastros de produtos e Serviços

Índice

Interesses de produtos

PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS

Descrição

O registro de interesse de um produto pode ser utilizado em situações como:

Estes registros devem/podem ser utilizados pelos departamentos comerciais e de compras no seu planejamento, tanto para definir novos produtos (oportunidades) como determinar a reposição de estoques.

Campos:

Número de identificação do interesse.
Indica o tipo de interesse deste registro.
Situação atual do registro de interesse do produto.
  • Pendente - Define que o interesse ainda está pendente, ou seja, não foi atendido ou cotado.
  • Cancelado - O interesse do produto foi cancelado e não será dada continuidade em sua cotação ou compra. O interesse será cancelado quando a data de cancelamento estiver informada.
  • Cotado - O interesse foi cotado com um fornecedor e possui um preço informado. Normalmente, um item cotado indica que já se sabe um preço médio e o fornecedor com o qual deverá ser feita a compra.
  • Atendido - Indica que o interesse foi atendido por uma ordem de compra feita. Esta ordem de compra deve estar informada no interesse.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto livre para descrever o produto.
Nome da marca do produto. Informado apenas quando não existe cadastro do produto.

Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Referência do produto. Informado apenas quando o produto não foi informado.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Quantidade de produtos desejados neste interesse.
Unidade de medida utilizada para quantificar o produto. Informado apenas para produtos ainda não cadastrados.

Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Indica a quantidade de produtos que existe disponível para este produto.
Pessoa (cliente) que tem interesse no produto.

Pessoa (cliente) que tem interesse no produto.

Identificação de pessoa responsável pela avaliação e atendimento do interesse.
Nome completo da pessoa responsável em avaliar e atender o interesse.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Quando informado, indica o preço unitário operado pelo cliente.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Permite apresentar informações que pode não ser relativos ao orçamento.

Para ser apresentado, deve ser configurada a preferência PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Data em que o produto foi comprado da ultima vez.
Último fornecedor do produto ou serviço.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Quando informado, indica um fornecedor para o produto.
Quando informado, indica um fornecedor para o produto.
Quando informado, indica o preço operado pelo fornecedor.
Quantidade que deve ser comprada.

Esta quantidade será utilizada para inclusão/alteração nos itens de OC ao utilizar a opção "Comprar" (ou "Comprar todos").

Caso este campo esteja vazio, a compra utilizará a quantidade de interesse.
Quantidade pedida em ordens de compras que não estão cancelados ou entregues do produto, estabelecimento e fornecedor informado.
Ordem de compra vinculada ao interesse do produto que atendeu o interesse.
Apresenta qual item de uma ordem de compra que atendeu este registro de interesse.
Data (e hora) em que o cliente foi notificado de que o produto que ele registrou interesse agora está disponível para venda.
Texto livre para registrar observações sobre o registro de interesse.
Data e hora em que o registro foi realizado.
Nome do usuário que fez o registro no sistema.

Data em que o interesse sobre o produto foi cancelado.
Texto livre para descrever a causa do cancelamento do interesse.
Label para as informações gerenciais do interesse do produto
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
Título dado para a atividade.
Conta gerencial "completa", utilizada como facilitadora para pesquisas das contas.
É a concatenação entre a conta contábil, o título e o plano de contas. P.ex: 1.1.1.1-CAIXA [GERENCIAL].
Código de identificação (único) do Centro de Custos / Apropriações.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Nome/título dado para o Centro de Custos/Apropriações.
Ex:
  • Estoque
  • Produção
  • Administrativo
Data programada para inicio da produção ou compra do item
Define se deve ser unificado os produtos em um único de ordem de compra
Este domínio armazena valores percentuais dentro de uma faixa pré-definida. O padrão é apenas percentuias entre 0 e 100, mas isso pode ser redefinido no atributo.
É apresentado como uma lista de opções. Cada opção tem 1 valor físico e um nome lógico que é apresentado.
Domínio para mapear as opções desejadas de uma entidade associativa. Funciona de forma semelhante ao domínio SELECAO, porém a interface é composta por um conjunto de check-boxes.
A largura irá indicar o número de colunas utilizadas para check-boxes.
A altura dependerá do número de opções existentes e é ignorada.

Na consulta, apresenta os check-boxes. Se o usuário não selecionar nada, lista todos os registros. Se o usuário selecionar alguns valores, então lista apenas os registros que tenham pelo menos um dos valores selecionados.

Propriedades (format)

select-controls

Apenas se view-mode:column (padrão). Define se deve ou não apresentar botões para marcar ou desmarcar todas as opções.
  • both (padrão) - Apresenta mini-botões para marcar e desmarcar todas as opções.
  • none - Não apresenta os mini-botões.

sortable

Indica se o componente permitirá mudar a ordem dos campos ou não.
  • true: Permite arrastar os campos para mudar a ordem.
  • false: Não permite mudar a ordem dos campos (padrão).

view-mode

Define o modo de apresentação dos registros:
  • columns (padrão) - Cada registro tem um texto de descrição que é apresentado para a opção. Conforme as dimensões disponíveis, várias opções podem ser apresentadas na mesma linha.
  • table - Cada registro tem um conjunto de atributos apresentados na forma de uma pequena tabela. Os dados destes atributos são informados da mesma forma que as tabelas do domínio Wiki (colunas separadas pelo caractér "|").

field-labels

Permite definir os títulos das colunas quando utilizando view-mode:table. Exemplo:
view-mode:table; field-labels:| Título|Tipo | Data | Previsão | Valor| Saldo|

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Cancelar

Permite cancelar o interesse, informando a data de cancelamento e motivo.

Para retirar o cancelamento, deve ser retirado a data de cancelamento e motivo.
Topo

Comprar

Permite criar ou vincular uma ordem de compra ao produto que foi registrado interesse.

Será buscada e utilizada uma ordem de compra para o estabelecimento, produto e fornecedor informado. Neste caso, esta ordem de compra será adicionada a quantidade interessada do produto no item. Caso não encontrado, será criada uma nova ordem de compra.
Topo

Comprar todos

Permite comprar todos os produtos que foi registrado interesse que estão listados.
Topo

Gerar anexos

Gerar arquivo ZIP com os anexos existentes nos produtos.
Comportamento:

Configurações

PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

SQL para apresentar informações adicionais

Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas no orçamento, que podem ou não ser relativas ao contexto do orçamento.

Pode-se utilizar a macro ${interesse_id} para consultar informações do orçamento apresentado, a macro ${produto} para consultar informações do produto informado, a macro ${estabelecimento} para consultar informações do estabelecimento selecionado.

Para um exemplo, verifique a faq Como apresentar as últimas duas compras efetuas de um produto nos interesses de produtos?.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.TIPO_COMPRA_PADRAO

Tipo de pedido compra padrão

Permite definir qual é o tipo de pedido compra padrão a ser utilizado ao realizar a compra dos interesses.

Deve ser informado o tipo de pedido (código único).

Somente utilizando quando houver mais de um tipo de pedido de categoria "compra".

Tipo: UPPER

PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.VINCULAR_OC_SEM_PRODUTO

Vincular a uma ordem de compra sem o produto de interesse

Permite definir que, quando não encontrado uma ordem de compra que já possua o produto de interesse, ele procurará uma ordem de compra do fornecedor e estabelecimento informado.

Quando a preferência estiver fazia, será sempre feito a procura.

Tipo: FLAG

Regras

Ajustar campos conforme contexto

Se produto informado, protege os campos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar arquivos para geração

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Tipo arquivo" do formulário "Gerar anexos"

Apresentar informações adicionais

Preenche o campo "Informações" com o resultado obtido no script definido em PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.INFORMACOES.SCRIPT.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar todos"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Apresentar valor última aquisição

Apresenta o custo financeiro unitário (valor última aquisição) ao informar um produto e estabelecimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar todos"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Atualizar o abastecimento

Ao alterar o produto ou quantidade, os abastecimentos vinculados devem ser atualizados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Autocomplete conta gerencial

Realizar ajustes do autocomplete da conta gerencial
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Montar tela geração arquivo

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar anexos"

Popular informações adicionais

Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar todos"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar todos"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Popular informações adicionais na listagem

Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência PROD.CAD_INTERESSES_PRODUTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

Popular ordens de compra

Popula o campo de itens de OC com as opções disponíveis.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar todos"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Popular quantidade em ordem de compra

Apresenta a quantidade em ordem de compra para o fornecedor, estabelecimento e produto informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar todos"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar todos"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Realizar compra

Realiza a compra, permitindo definir se deve apresentar erro ou somente aviso quando não houver produto, estabelecimento ou fornecedor informado no interesse.

Remover ações conforme contexto

Remove ações conforme contexto. Por exemplo, a ação de cancelar não é necessário quando o interesse já está atingido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Remover campos fornecedor

Remove os campos que são utilizados para compra para usuários que não possuem acesso a função de "Compra".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover total do estoque

O estoque disponível não deve ser somado, a pesar de ser apresentado quando agrupado por produto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Pré summary formulário "Listar"
  • Pré summary formulário "Planilha eletrônica"