Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).
O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Quando o produto tem modelo, o nome serve para diferenciar este produto dos demais produtos do mesmo modelo. Na maioria das vezes, o nome do produto estará associado a alguma característica, tal como, cor, banho, espessura, etc.
Exemplos:
Uma fivela modelo KT290 pode ter vários produtos em diferentes banhos: PRATA, OURO, OURO-VELHO.
O modelo TOYOTA COROLLA GL 2008, nas cores: PRETO, PRATA, BRANCO, etc.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Identificação completa do modelo/produto. A forma como esta identificação é montada depende do respectivo sistema de produto. Normalmente é formada pela identificação completa do respectivo modelo (se houver) concatenada com a identificação do próprio registro.
Engenharia de produtos associado ao modelo/produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Nome dado para identificar a lista de preços ou coleção.
Ex:
PADRÃO
PROMOCIONAL
INVERNO 2017/2018
CLIENTE X
FORNECEDOR Y
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Nome da marca.
Ex:
COCA-COLA
PEPSI
FRUKI
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Peso da embalagem do produto em kg (quilogramas).
Peso líquido, sem embalagem, do produto em kg (quilogramas).
Denominação da unidade de medida. P.ex.: metro, metro quadrado, metro cúbico, milheiro, unidade, peça, quilograma.
Denominação da unidade de medida. P.ex.: metro, metro quadrado, metro cúbico, milheiro, unidade, peça, quilograma.
Código de identificação da classificação fiscal do produto. Este código é formado pelo código de NCM do produto concatenado com a código da exceção se houver.
Ex:
84139190
84139190-01
70091000
Origem da mercadoria de acordo com o regulamento do ICMS. É utilizado somente para confrontar as informações existentes nas tributações do produto, ou em regras especificas de ICMS (quando não informado a CST completa, por exemplo 00)
0 - Nacional - Mercadoria produzida no mercado nacional.
2 - Estrangeira: adquirida no mercado nacional - Estrangeira adquirida no mercado nacional.
3 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento).
4 - Nacional: cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos - Cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67, e as Leis nos 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/ 07.
5 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por cento).
6 - Estrangeira: importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX - Estrangeira, importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.
7 - Estrangeira: adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX - Estrangeira, adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.
8 - Nacional, com Conteúdo de Importação superior a 70% - Nacional, com Conteúdo de Importação superior a 70%
Código da situação tributária relativa ao ICMS.
Ex:
00
10
20
30
Valor para calculo de base do ICMS
Alíquota de ICMS especifica para este produto. O valor defaul é 0 (zero).
P.ex: Bebidas alcoólicas possuem ICMS de 25%
Informações legais, fiscais ou informativas utilizadas em documentos fiscais.
Por padrão são aceitos as macro substituições:
Macro
Descrição
:PERCENTUAL:
Alíquota do tributo aplicado
:VALOR:
Valor do tributo aplicado
Ex:
RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
ISSQN ISENTO REFERENTE A LEI MUNICIPAL 5.600/11 CANOAS
Texto livre para descrever a localização da unidade de produto (equipamento ou bem).
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Data em que o produto foi aprovado. Normalmente utilizado para controle de produtos que são desenvolvidos pela empresa e que necessitam de aprovação pelo cliente que demandou o desenvolvimento, tais como, p.ex.: calçados, bolsas, bijuterias, etc.
Data em que o produto foi cancelado.
Texto livre para descrever a causa de cancelamento do produto.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo
Listar
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Modelo
COCA-COLA
PADRÃO
84139190
0 - Nacional
00
RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Regras
Ajusta campos na tela
Método que ajusta os campos nas telas, habilitando e desabilitando camos que devem ser apresentados ou não. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Altera label de descrição
Altera o label de descrição de acordo com engenharia e tipo de registro selecionado.
Altera label de produto
Altera o label de produto de acordo com engenharia e tipo de registro selecionado.
Modificar interface conforme tipo de engenharia de produtos
Modificar interface conforme tipo de engenharia de produtos - Retirar campo código de produto
Popula engenharias
Popula engenharias de produtos que podem possuir produtos e/ou modelos
Popular situação tributária
Popula o campo situação tributária com código da situação + " - " + descrição Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
Sufixo para campos de peso
Sufixo padrão para campos de peso.
UNIDADE: kg( Quilograma )