Cadastros de produtos e Serviços

Índice

Serviços

PROD.CAD_SERVICO

Descrição

Manutenção do cadastro de serviços (tipo de produtos/serviços marcados como "serviço").

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Serviços:

Campos:

Campo para pesquisar nos principais campos do produto
Código de identificação do serviço.
Deve ser sempre o primeiro campo na lista
Código de identificação do serviço. Poderá ser calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto do tipo de produto/serviço.
Nome ou definição do tipo de produto/serviço.
Texto livre para descrever o tipo de produto.
Nome da engenharia de produto. Ver Engenharias de produtos.
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
  • Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
  • Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
  • Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.

    É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
  • Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
  • Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
  • Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).

    O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
  • Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Sigla utilizada para definir a unicidade (somente pode existir um serviço com uma sigla específica) do serviço.

Este campo somente será apresentado se a preferência PROD.CAD_SERVICO.SERVICO_TIPO_ATIVIDADE estiver vazia ou com valor "S".
Texto de descrição do serviço. Este é o texto que será utilizado por padrão nas listas de preços, pedidos, OSs e documentos emitidos pelo sistema.
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Tipo de produto/serviço composto pelo código + descrição.
Unidade de medida utilizada para quantificar o serviço. Serão permitidas somente as unidades de medida cuja grandeza esteja configurada para permitir a quantificação de serviços.
Ver Unidades de medidas e Cadastro de grandezas fisicas.
Tempo (em horas) estimado para a execução do serviço.
Utiliza o formato HH:MM:SS.
P.ex.: 52:00:00 para 52 horas, 00:30:00 para 30 minutos ou meia hora, 01:15:00 para 1 hora e 15 minutos, 126:45:12 para 126 horas, 45 minutos e 12 segundos.
Preço padrão para o produto, normalmente o preço encontrado na lista de preços padrão para a empresa.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
  • 09 - Serviços
  • 99 - Outros
Código para o serviço conforme a Lei Complementar 116/03 (ver em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp116.htm ).
Ex:
  • 1.01 - Análise e desenvolvimento de sistemas.
  • 1.02 - Programação.
  • 1.03 - Processamento de dados e congêneres.
  • 1.04 - Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos.
  • 1.05 - Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação.
  • 1.06 - Assessoria e consultoria em informática.
  • 1.07 - Suporte técnico em informática, inclusive instalação, configuração e manutenção de programas de computação e bancos de dados.
  • 40.01 - Obras de arte sob encomenda.
Código para o serviço conforme Lei Complementar 116/2003 (ver em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp116.htm).
Ex:
  • 1
  • 1.01
  • 1.02
  • 1.03
  • 4
  • 4.01
  • 4.99
Descrição dos serviços englobados no código para o serviço.
P.ex.: Para o código 1.01 é "Análise e desenvolvimento de sistemas.".
Ex:
  • Análise e desenvolvimento de sistemas.
  • Programação.
  • Processamento de dados e congêneres.
  • Suporte técnico em informática, inclusive instalação, configuração e manutenção de programas de computação e bancos de dados.
Características do serviço de acordo com o perfil selecionado no respectivo tipo de serviço ou categoria.
Ao consultar ou alterar o serviço, este campo é substituído pelos campos definidos nos perfis do serviço.

Ver: Perfis de produtos
preço1 de um produto de uma lista de preço
preço2 de um produto de uma lista de preço
preço3 de um produto de uma lista de preço
preço4 de um produto de uma lista de preço
Data em que o serviço foi aprovado para que possa ser válido para uso nos pedidos e documentos.
Data em que o serviço foi cancelado, não sendo mais apresentado para uso em novos pedidos e documentos.
Situação atual do produto.
  • Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
09 - Serviços1.01 - Análise e desenvolvimento de sistemas.1Aprovado
99 - Outros1.02 - Programação.1.01Baixado
09 - Serviços1.03 - Processamento de dados e congêneres.1.02Cancelado
99 - Outros1.04 - Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos.1.03Pendente
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Exportação

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Comportamento:Topo

Importação

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

import

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Clonar

Clona o serviço. É incluído as tributações, lista de preços, custos, categorias e atividade do município.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:

Configurações

PROD.CAD_SERVICO.ORDER_BY

Valor padrão: DESCRICAO

PROD.CAD_SERVICO.SERVICO_TIPO_ATIVIDADE

Serviços criam tipos de atividades

Permite definir se deve ser criado um tipo de atividade na inclusão/alteração de um serviço.

A sigla do tipo de atividade será a "sigla tipo atividade" informada ou os cinco primeiro caracteres do ID do serviço.

Valores:

  • S: Será criado/atualizado um tipo de atividade.
  • N: Não será criado ou atualizado um tipo de atividade.
Caso não informado um valor, assume "S".

Tipo: TEXT

Regras

Ajusta campos na tela

Método que ajusta os campos nas telas, habilitando e desabilitando camos que devem ser apresentados ou não.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Ajustar visibilidade da sigla tipo atividade

Ajusta a visibilidade do campo sigla tipo atividade para somente apresentar se a preferência PROD.CAD_SERVICO.SERVICO_TIPO_ATIVIDADE estiver com valor "S" ou vazia.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar id serviço

Regra de visibilidade para o campo "Id serviço". Apresenta o campo conforme o que estiver definido em "Geração do código" na engenharia do produto. Apresenta quando for diferente de: Sequêncial, Sequêncial + MOD10, Sequencial + MOD11 e Prefixo + Sequencia.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "import"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Importação"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Engenharia de produto" do formulário "Novo"

Atualizar tipo de atividade

Ao realizar uma manutenção no produto serviço, deve ser atualizado o tipo de atividade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Buscar tempo estimado

Popula o campo tempo estimado com o que está na ficha técnica.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Criar campos características

Cria os campos (fields) baseado na configurações dos tipos de características do serviço.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Excluir tipo de atividade

Ao realizar a exclusão do produto serviço, deve ser excluido o tipo de atividade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de excluir formulário "Excluir"

Inserir tipo de atividade

Ao inserir o produto serviço, deve ser cadastrado o novo tipo de atividade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Modificar interface conforme lista de preços

Procedimento deve modificar a interface de cadastro de produtos incluindo os campos de lista de preços quando for setado pela preferencia.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Exportação"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Importação"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar interface conforme tipo de engenharia de produtos - Colocar campo como obrigatorio

Modificar interface conforme tipo de engenharia de produtos

Popular preço base

Popular o preço do serviço baseado no estabelecimento do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"

Salvar características

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar lista de preços

Procedimento deve atualizar os preços inseridos nos campos de lista.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "import"
  • Depois de inserir formulário "Importação"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar tempo estimado

Salva o tempo estimado do serviço no item "TEMPO ESTIMADO" da ficha técnica principal.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sufixo para campos de peso

Sufixo padrão para campos de peso.
UNIDADE: kg( Quilograma )

Tipo de produto é obrigatório quando for produto

Tipo de produto é obrigatório quando for produto.

Veja também