Entidade PRODUTOS

PROD.PRODUTOS

Descrição

A entidade de produtos refere-se ao registro tanto de modelos como de produtos.
Modelos:
Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados.
Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc.
Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
Os modelos são criados para os diversos sistemas de produtos. Exemplos: ATANADO é o modelo de um couro (indiferente da cor), FIV-2088 é o modelo de uma fivela (indiferente do banho), etc.
O desenvolvimento de um modelo pode ser feito a partir de uma origem, que por sua vez pode ser um produto de outro fabricante ("original") ou um modelo desenvolvido anteriormente. Fotos, desenhos, e outras fontes são tratados como "originais".
Nem todas as engenharias de produtos possuem o conceito de modelo e produto. Normalmente são aquelas engenhariax de produtos que não possuem variações de acabamento. Por exemplo: Formas, navalhas, etc. Para estas engenharias, o desenvolvimento elabora diretamente um produto.
A manutenção (inserção, alteração ou exclusão) dos registros desta entidade serão efetuados em conformidade com os direitos das funções do usuário logado em relação aos sistemas de produtos.

Produtos:
Um produto é a especificação detalhada e completa de um modelo e que pode ser produzido. É a complementação técnica de um modelo, informando as matérias-primas, acabamentos, cores, etc.

Consideram-se produtos:

Exemplos de produtos:

Existe um controle de situação que indica a etapa do ciclo de desenvolvimento do produto que vai de Pendente a Aprovado. Para que o produto seja aprovado, ele não pode ter pendências quanto às regras determinadas para o seu sistema de produto.
A qualquer momento, no entanto, o material pode ser cancelado o que impede a sua utilização.
Qualquer alteração que altere a situação do material geram um registro de alteração que serve como histórico sobre as modificações. Após aprovado, qualquer alteração dos componentes do material também gera histórico.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK FK Id:
Chave de identificação interna

Referência para V_PRODUTOS
TIPO_REGISTROOPCAO(1)Rqd AK Tipo do registro:
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.

Valores permitidos:
  • M - Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
  • P - Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
  • V - Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.

    É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
  • E - Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
  • L - Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
  • U - Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).

    O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
  • C - Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
TIPO_PRODUTO_IDID(18)FK Tipo de produto:
Indica o tipo de produto.

Referência para TIPOS_PRODUTOS
PRODUTOUPPERRqd UK Produto:
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
DESCRICAOUPPERRqd AK Descrição:
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
NOME_COMERCIALTEXT(300)Nome comercial:
Nome do produto a ser apresentado em interfaces como lojas virtuais ou outros materiais destinados aos clientes finais. Normalmente, esse campo utiliza uma linguagem voltada para o cliente final.
Caso não informado, o sistema utiliza o mesmo texto que está informado no campo "Descrição".
Só deve utilizado quando o campo "Descrição", usado nos documentos fiscais, não é apropriado para ser usado comercialmente.
DESCRICAO_COMERCIALTEXT_LONGDescrição comercial:
Texto com a descrição do produto tal qual deve ser apresentada para os clientes finais. Esta é a descrição utilizada para o produto em lojas virtuais ou em interfaces disponibilizadas para os clientes. Quando a descrição comercial não for informada, o sistema utiliza a mesma descrição que é utilizada para a emissão de documentos como nota fiscal ou pedidos (campo "Descrição").
DESCRICAO_RESUMIDATEXT_LONGDescrição resumida:
Texto com uma descrição resumida do produto utilizada em sistema de lojas virtuais.
ITENS_INCLUSOSTEXT_LONGItens inclusos:
Relação de itens inclusos no produto. Utilizado em sistema de lojas virtuais.
DESCRICAO_DETALHADATEXT_LONGDescrição detalhada:
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
REFERENCIA_FABRICANTEUPPER(500)UK AK Referência do fabricante:
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
FABRICANTE_IDID(18)UK FK Fabricante:
Indica o fabricante do produto.

Referência para PESSOAS
MARCA_IDID(18)UK FK Marca:
Indica a marca do produto.

Referência para MARCAS
CLASSIFICACAO_QUALIDADE_IDID(18)FK Classificação de qualidade:
Indica a classificação de qualidade do produto. A classificação somente pode ser feita quando o tipo de produto do produto possuir um padrão de classificação de qualidade definido.

Referência para CLASSIFICACOES_QUALIDADE
SITUACAOOPCAO(1)Rqd AK Situação:
Situação atual do produto.

Valores permitidos:
  • A - Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • B - Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • C - Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • P - Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.

Valor padrão = P
DATA_APROVACAODATEData da aprovação:
Data em que o produto foi aprovado. Normalmente utilizado para controle de produtos que são desenvolvidos pela empresa e que necessitam de aprovação pelo cliente que demandou o desenvolvimento, tais como, p.ex.: calçados, bolsas, bijuterias, etc.
APROVADOR_IDID(18)FK Responsável pela aprovação:
Pessoa responsável pela aprovação do modelo/produto. Se não for informado, registra a pessoa do usuário que efetuou a aprovação.

Referência para PESSOAS
RESSALVAS_APROVACAOTEXT_LONGRessalvas da aprovação:
Texto livre para descrever alguma ressalva relacionada a sua aprovação. Quando informado, esse produto é considerado como "Aprovado com ressalvas".
TEXTO_APROVACAOTEXT_LONGTexto de aprovação:
Texto livre para registro de informações sobre a aprovação do modelo. Se preenchido e data de aprovação não for preenchida, então preenche com a data do sistema.
DATA_CANCELAMENTODATEData de cancelamento:
Data em que o produto foi cancelado.
CANCELADOR_IDID(18)FK Responsável pelo cancelamento:
Pessoa responsável pelo cancelamento do modelo/produto. Se não for informado, registra a pessoa do usuário que efetuou o cancelamento.

Referência para PESSOAS
MOTIVO_CANCELAMENTOTEXT_LONGMotivo do cancelamento:
Texto livre para descrever a causa de cancelamento do produto.
TEXTO_CANCELAMENTOTEXT_LONGTexto de cancelamento:
Texto livre para registro dos motivos do cancelamento do modelo.Se este campo preechido e a data de cancelamento estiver em branco, então preenche esta com a data do sistema.
PESO_LIQUIDONUMBER(18,10)Peso líquido em kg:
Peso líquido, sem embalagem, do produto em kg (quilogramas).
PESO_EMBALAGEMNUMBER(18,10)Peso da embalagem em kg:
Peso da embalagem do produto em kg (quilogramas).
VOLUMEDECIMAL_VALUE(25,10)Volume em m3:
Volume unitário do produto em m3 (metros cúbicos). O objetivo desta informação é permitir o sistema calcular o volume necessário para o transporte do produto, que será realizado através da multiplicação da quantidade de produtos pelo volume unitário.

Este volume está sempre relacionado a 1 unidade de medida deste produto. Se a unidade de medida é caixa, será o volume de uma caixa. Se a unidade de medida é quilograma, será o volume de 1 Kg do produto e assim sucessivamente.
DIMENSOES_PRODUTO_COMPRIMENTONUMBER(18)Comprimento em mm:
Comprimento (da embalagem) do produto medido em mm (milímetros). Normalmente convenciona-se adotar como "comprimento" a maior medida que é utilizada na horizontal, ou seja, o comprimento seria sempre maior que a largura.
DIMENSOES_PRODUTO_LARGURANUMBER(18)Largura em mm:
Largura (da embalagem) do produto medido em mm (milímetros). Normalmente convenciona-se adotar como "largura" a menor medida que é utilizada na horizontal, ou seja, o comprimento seria sempre maior que a largura.
DIMENSOES_PRODUTO_ALTURANUMBER(18)Altura em mm:
Altura (da embalagem) do produto medida em mm (milímetros).
UNIDADE_MEDIDA_IDID(18)FK Unidade de medida:
Unidade de medida para controle de estoque e venda. Quando não informada, assume a unidade de medida informada no tipo de produto.

Referência para UNIDADES_MEDIDAS
UNIDADE_MEDIDA_FATURAMENTO_IDID(18)FK Unidade de medida no faturamento:
Unidade de medida utilizada para faturamento do produto. Somente pode ser preenchido com unidades de medidas alternativas.

Referência para UNIDADES_MEDIDAS_PRODUTOS
UNIDADE_MEDIDA_TRIBUTARIA_IMPORTACAO_IDID(18)FK Unidade de medida tributária para importação:
Unidade de medida utilizada para operações de importação e exportação no atributo de unidade de medida tributária. Quando informado deve ser obrigatoriamente informado o fator de conversão para a unidade de medida tributária.

Referência para UNIDADES_MEDIDAS
UNIDADE_MEDIDA_VARIACOES_IDID(18)FK Unidade de medida das variações:
Quando informado, indica que as variações deste produto deverão ser informadas nesta unidade de medida.
Pode ter, por exemplo, um produto base "Tapete" que é medido em metros quadrados e que terá variações com diferentes medidas e que serão quantificadas em unidades.

Esta informação somente poderá ser preenchida em produtos cujo engenharia permite variações.

Referência para UNIDADES_MEDIDAS
FATOR_CONVERSAO_VARIACAOVALUE(18)Fator de conversão para variação:
Fator de conversão a ser utilizado para a variação de um produto,
É obrigatório o preenchimento quando a unidade de medida da variação for diferente do produto.

EMBALAGEM_IDID(18)FK Embalagem:
Unidade de medida para a embalagem.
Usado, por exemplo, quando o controle do produto é em uma unidade de medida que normalmente é manipulada em uma embalagem de outra unidade de medida.
Quando informado, a quantidade da embalagem também deve ser informada.
Exemplo: Produto cujo estoque é controlado em Kg e que é embalado em caixas de 5 Kg.

Referência para UNIDADES_MEDIDAS
QUANTIDADE_EMBALAGEMNUMBER(18)Quantidade por embalagem:
Indica o número de unidades de produto que é contido em cada embalagem.
Exemplo: o produto é controlado por unidade mas embalado e mantido no estoque em caixas de 50 unidades.
OBS: Se informado o valor deve ser maior que zero.
UNIDADE_ACONDICIONAMENTO_IDID(18)FK Unidade de acondicionamento:
Unidade de acondicionamento do produto. Por exemplo uma CAIXA, FARDO.

Referência para UNIDADES_MEDIDAS
QUANTIDADE_UNIDADE_ACONDICIONAMENTOVALUE(18)Quantidade por unidade de acondicionamento:
Quantidade de unidades de venda por unidade de acondicionamento. P.ex.: Uma CAIXA (acondicionamento) possui (acondiciona, embala ou armazena) 24 unidades do produto (venda).
ORIGEMOPCAO(1)Rqd Origem:
Origem da mercadoria de acordo com o regulamento do ICMS. É utilizado somente para confrontar as informações existentes nas tributações do produto, ou em regras especificas de ICMS (quando não informado a CST completa, por exemplo 00)

Valores permitidos:
  • 0 - 0 - Nacional - Mercadoria produzida no mercado nacional.
  • 1 - 1 - Estrangeira: importação direta - Estrangeira importação direta.
  • 2 - 2 - Estrangeira: adquirida no mercado nacional - Estrangeira adquirida no mercado nacional.
  • 3 - 3 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento).
  • 4 - 4 - Nacional: cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos - Cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67, e as Leis nos 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/ 07.
  • 5 - 5 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por cento).
  • 6 - 6 - Estrangeira: importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX - Estrangeira, importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.
  • 7 - 7 - Estrangeira: adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX - Estrangeira, adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.
  • 8 - 8 - Nacional, com Conteúdo de Importação superior a 70% - Nacional, com Conteúdo de Importação superior a 70%

Valor padrão = 0
SITUACAO_TRIBUTARIA_IDID(18)FK Situação tributária:
Situação tributária da mercadoria relativa ao ICMS. Quando não informada, assume a situação tributária do respectivo tipo de produto.

Referência para SITUACOES_TRIBUTARIAS
NCM_IDID(18)FK NCM:
Classificação do produto dentro do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Quando não informado, assume o NCM informado para o respectivo tipo de produto. Antiga classificação fiscal do IPI.

Referência para CLASSIFICACOES_NCM
TEXTO_LEGAL_IDID(18)FK Carimbo:
Carimbo informativo da situação tributária do produto. Quando não informado, assume o carimbo do respectivo tipo de produto.

Referência para TEXTOS_LEGAIS
CLIENTE_IDID(18)FK Cliente:
Quando informado, indica que o produto foi desenvolvido para atender um cliente específico.

Referência para PESSOAS
COLECAO_IDID(18)FK Coleção:
Refere-se à coleção que deu origem ao modelo ou produto.Não significa que este modelo/produto faz parte da coleção.

Referência para COLECOES
ENGENHARIA_PRODUTO_IDID(18)FK Engenharia de produto:
Engenharia de produtos associado ao modelo/produto.

Referência para ENGENHARIAS_PRODUTOS
ESTILISTA_IDID(18)FK Estilista do produto:
Indica o estilista responsável pela criação deste modelo/produto.

Referência para PESSOAS
MODELO_PRODUTO_IDID(18)UK FK Modelo do produto:
Em uma variação ou um produto, indica o modelo do mesmo.
Em uma unidade de produto ou em um lote indica o respectivo produto.

Referência para PRODUTOS
NOMEUPPER(60)Nome:
Quando o produto tem modelo, o nome serve para diferenciar este produto dos demais produtos do mesmo modelo. Na maioria das vezes, o nome do produto estará associado a alguma característica, tal como, cor, banho, espessura, etc.

Exemplos:
  • Uma fivela modelo KT290 pode ter vários produtos em diferentes banhos: PRATA, OURO, OURO-VELHO.
  • O modelo TOYOTA COROLLA GL 2008, nas cores: PRETO, PRATA, BRANCO, etc.
NOME_GLOBALTEXT(100)Nome completo:
Identificação completa do modelo/produto. A forma como esta identificação é montada depende do respectivo sistema de produto. Normalmente é formada pela identificação completa do respectivo modelo (se houver) concatenada com a identificação do próprio registro.
PRODUTO_ORIGEM_IDID(18)FK Produto que deu origem:
Na inclusão, quando preenchido, copia todos os dados do registro de origem. O registro de origem, deverá obrigatoriamente ser do mesmo modelo que o destino.

Referência para PRODUTOS
ULTIMO_PRODUTOINTEGERÚltimo produto criado:
Usado apenas quando o registro for um modelo cujos respectivos produtos são sequenciados automaticamente. Neste caso, informa o número do último produto criado e será incrementado automaticamente para cada produto que for criado.

Valor padrão = 0
BASE_CALCULO_ICMSNUMBER(18)Rqd Base para calculo de ICMS:
Valor para calculo de base do ICMS

Valor padrão = 100
ALIQUOTA_ICMSINTEGERRqd Alíquota de ICMS:
Alíquota de ICMS especifica para este produto. O valor defaul é 0 (zero).
P.ex: Bebidas alcoólicas possuem ICMS de 25%

Valor padrão = 0
COMISSAOPERCENT(18)Comissão:
Percentual de comissão utilizado por padrão para vendas deste produto. Quando não informado, é utilizado o percentual informado no respectivo tipo de produto.
ENVIAR_PALMFLAG(1)Rqd Imprimir na lista / Apresentar app mobile:
Define se este produto deve ser impresso na lista de preços e se deve ser apresentado para o sistema de vendas mobile (tablet, Palm ou website).

Valor padrão = S
PRODUTO_PERMITE_TROCAFLAG(1)Rqd Produto permite troca:
Produto pode ser utilizado em pedidos de troca

Valor padrão = S
DATA_ULTIMA_ATUALIZACAODATE_TIMERqd Data da última atualização:
Data da ultima atualização do produto. Utilizado para a integração de sistemas externos de venda. Além do cadastro propriamente dito, este atributo também é atualizado nas inclusões ou alterações deste produto em:
  • Listas de preços
  • Código de barras dos produtos
DIAS_VENCIMENTOINTEGERDias para vencimento/validade:
Número de dias para vencimento ou validade do produto. Este atributo é utilizado para calcular a data de validade dos lotes produzidos internamento.
O número informado deverá ser positivo e não existe um limite máximo para o número de dias
P.ex: 3 dias, 365 dias, etc.
NUMERO_SERIETEXT(80)UK Número de série:
Número de série do equipamento.
Utilizado apenas quando o tipo de produto estiver configurado para uso das unidades de produto.
ULTIMO_CUSTO_ADQUISICAOVALUE(18)Último custo de aquisição:
Ultimo custo de adquisição do produto. Considera todos os documentos que atualizam a estatística de compras.
DATA_ULTIMA_COMPRADATEData da última compra:
Data da última entrada por compra ou quando informado na migração do produto.
ULTIMO_FORNECEDOR_IDID(18)FK Último fornecedor:
Vinculo o a entidade de pessoas, registrando quem foi o último fornecedor do produto

Referência para PESSOAS
DATA_INCLUSAODATE_TIMERqd Data de inclusão:
Data de inclusão do produto no sistema.

Valor padrão = [SYSDATE]
PERCENTUAL_PRECO_VENDADOUBLE(18)Percentual para preço de venda:
Percentual de valor para formação do preço de venda. Caso não informado será utilizado o existente no markup.
Utilizado para formar o preço de venda nas listas de preços (aplica este percentual ao preço de custo para chegar ao perço de venda).
CLASSIFICACAO_PRODUTOTEXTAK Classificação ABC do produto (DEPRECIADO):
Classificação/curva ABC dada para informar a importância do produto no cenário de vendas. Este atributo está em processo de depreciação pois está sendo substituído por uma informação diferenciada por estabelecimento.
Ver: Classificação.
KITFLAG(1)Rqd Kit:
Define se o produto é considerado um KIT / COMBO e que deve possuir outros produtos relacionados.

Valor padrão = N
KIT_DESCONTOPERCENT(18)Desconto para KIT:
Define se existe um desconto para o produto caso seja KIT.

Para que seja realizada a automatização do preço, deve ser informado o percentual 0, senão o preço deve ser registrado manualmente.
USUARIO_CADASTRO_IDID(18)FK Usuário cadastro:
Pessoa que realizou o cadastro do produto

Referência para PESSOAS
USUARIO_ULTIMA_ALTERACAO_IDID(18)FK Usuário última alteração:
Pessoa que realizou a última alteração no cadastro

Referência para PESSOAS
ORIGEM_CADASTROUPPERRqd AK Origem do cadastro:
Origem do cadastro, por exemplo: MANUAL, IMPORTAÇÃO, etc.

Valor padrão = MANUAL
SEQUENCIADOR_UNIDADE_2_IDID(18)FK Sequenciador unidade 2:
Segundo sequenciador para o produto, P.ex: Número da sorte

Referência para SEQUENCES
SEQUENCIADOR_UNIDADE_IDID(18)FK Sequenciador:
Permitir que o produto possua um sequenciador especificado a cada utilização do mesmo.

Referência para SEQUENCES
USUARIO_INCLUSAO_IDID(18)Rqd FK Usuário inclusão:
Usuário que realizou o cadastro do produto.

Valor padrão = [USER_ID]
Referência para USUARIOS
USUARIO_ALTERACAO_IDID(18)Rqd FK Usuário alteração:
Usuário que realizou a ultima alteração

Valor padrão = [USER_ID]
Referência para USUARIOS
DATA_ALTERACAODATE_TIMERqd AK Data da alteração:
Data e hora da última alteração

Valor padrão = [SYSDATE]
TIPO_ITEMOPCAO(2)Rqd AK Tipo do item:
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.

Valores permitidos:
  • 00 - Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
  • 01 - Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
  • 02 - Embalagem
  • 03 - Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
  • 04 - Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
  • 05 - Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
  • 06 - Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
  • 07 - Material de uso e consumo
  • 08 - Ativo imobilizado
  • 09 - Serviços
  • 10 - Outros insumos
  • 98 - Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
  • 99 - Outros

Valor padrão = 00
MOVIMENTA_ESTOQUEFLAG(1)Rqd Movimenta estoque:
Define se o produto permite movimentação de estoque. Somente para produtos do tipo 99 será permitido seleção. A definição é valida para todos os estabelecimentos.

Seu valor é definido conforme o tipo de item:
09 - Não
00,01,02,03,04,05,06,07,08,10 - Sim
99 - Sim/Não

Valor padrão = S
CODIGO_ANP_IDID(18)FK Código ANP:
Código de classificação do produto conforme a tabela da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
Este código deve ser obrigatoriamente preenchido para derivados de petróleo (óleos lubrificantes, combustíveis, parafinas, graxas, etc) caso o mesmo tenha de ser utilizado na emissão de alguma NFe.
Produtos que não se enquadram nas classificações estabelecidas pela ANP não devem ser preenchidos.
No caso de dúvidas, consultar a assessoria fiscal/tributária de sua empresa para averiguação do enquadramento nesta exigência.

Referência para CLASSIFICACOES_ANP
CODIGO_SERVICOTEXTCódigo do serviço conforme LC 116/03:
Código para o serviço conforme a Lei Complementar 116/03 (ver em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp116.htm ).

Exemplos:
  • 1.01 - Análise e desenvolvimento de sistemas.
  • 1.02 - Programação.
  • 1.03 - Processamento de dados e congêneres.
  • 1.04 - Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos.
  • 1.05 - Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação.
  • 1.06 - Assessoria e consultoria em informática.
  • 1.07 - Suporte técnico em informática, inclusive instalação, configuração e manutenção de programas de computação e bancos de dados.
  • 40.01 - Obras de arte sob encomenda.
CODIGO_ATIVIDADE_MUNICIPIOTEXTCódigo da atividade no município:
Código da tributação do serviço para emissão da NFSe (Nota Fiscal de Serviços eletrônica) de acordo com tabela e codificação fornecida pelo município do estabelecimento emitente do documento, pois alguns municípios possuem codificação própria e específica para os serviços prestados para classificação do ISS (Imposto Sobre Serviços) (p.ex.: o município de Novo Hamburgo do RS).
Esta codificação é complementar à codificação estabelecida pela LC 116/03, que estabelece a codificação federal para os serviços.
CODIGO_SERVICO_IDID(18)FK Código do serviço conforme LC 116/03:
Código para o serviço conforme a Lei Complementar 116/03.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp116.htm
P.ex:
1.01 - Análise e desenvolvimento de sistemas.
1.02 - Programação.
1.03 - Processamento de dados e congêneres.
1.04 - Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos.
1.05 - Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação.
1.06 - Assessoria e consultoria em informática.
1.07 - Suporte técnico em informática, inclusive instalação, configuração e manutenção de programas de computação e bancos de dados.
....
40.01 - Obras de arte sob encomenda.

Referência para CODIGO_SERVICO
DATA_BAIXADATEData de baixa:
Data da realização da baixa da unidade de produto ou equipamento. Indica que a unidade de produto foi eliminada (destruída, incinerada, desmantelada ou outro motivo qualquer).
MOTIVO_BAIXATEXTMotivo da baixa:
Motivo da baixa da unidade de produto (equipamento ou outro bem). O preenchimento deste campo deve ser realizado juntamente com a data de baixa.
PROPRIETARIO_IDID(18)FK Proprietário:
Proprietário do equipamento/unidade de produto

Referência para PESSOAS
MODELO_PRODUTOUPPERModelo do produto:
Texto livre para informar o modelo do produto.
LOCALIZACAOTEXT(80)AK Localização:
Texto livre para descrever a localização da unidade de produto (equipamento ou bem).
DATA_PROXIMA_MANUTENCAODATEData para manutenção:
Data estimada para a próxima manutenção da unidade de produto (equipamento/bem material).
GRUPO_PRECOUPPER(10)Grupo de preço:
Grupo de preço do produto. Utilizado apenas para produtos que fazem parte de um modelo e facilita a gestão dos produtos de um modelo. Quando o grupo de preço é informado a um produto, os seguintes comportamentos são incorporados:
  • Ao incluir um produto a uma lista de preços, TODOS os produtos do mesmo modelo e do mesmo grupos de preços são automaticamente incluídos a mesma lista.
  • Ao alterar o preço (de venda) de um produto em uma lista, o mesmo preço é automaticamente aplicado a todos os produtos do modelo que participam do mesmo grupo de preço.
  • Ao criar um novo produto e associa-lo a um grupo de preços, este produto é automaticamente inserido nas listas de preços onde os demais produtos do mesmo grupo estão.
O nome a ser utilizado para o grupo é livre. Sugere-se utilizar apenas uma letra. Ex: A, B, C, etc.
OBSERVACOESWIKIObservações:
Texto livre contendo observações para o produto, e não será utilizado para pesquisa do produto.
DESCRICAO_VARIACAOTEXTDescrição variação:
Descrição complementar para a variação do produto. Ela será informada como complemento da descrição do item da variação.
CLASSIFICACAO_CEST_IDID(18)FK Classificação CEST:
Código de classificação para substituição tributária, quando não informado será utilizado o valor existente no tipo de produto ou NCM.

Referência para CLASSIFICACOES_CEST
FICHA_TECNICA_PRINCIPAL_IDID(18)FK Ficha técnica principal:
Ficha técnica principal para o produto, que será utilizado como base para operações de produção do produto.

Referência para FICHAS_TECNICAS
DATA_INSTALACAODATEData instalação:
Data prevista para instalação do "produto"
PERCENTUAL_PERDAPERCENT(18)Percentual de perda:
Percentual médio estimado de perda do produto entre a sua aquisição e sua venda (produtos que acabam estragando nas prateleiras). Exemplo: queijos podem possuir um percentual de perda de 5%. Algumas verduras e frutas podem possuir uma perda de até 20%. Este percentual é considerado nas ferramentas de formação de preço de venda. Caso não informado, então o sistema assume o fator de perda configurado no respectivo tipo de produto (se houver).

Caso exista um programa de reposição em que o próprio fornecedor substitui as perdas com novos produtos, então deve-se informar 0% (ou o percentual de perda residual que fica a cargo do estabelecimento).
PEDIDO_ORIGEMUPPER(50)Pedido origem:
Texto livre para informar o pedido de origem.

Este campo é para edição livre e não são aplicadas validações ou regras.
FATOR_CONVERSAO_IMPORTACAODOUBLE(18)Fator de conversão para importação:
Fator de conversão para produtos com unidade de medida para importação e exportação. Deve ser informado em conjunto com a unidade de medida para importação e exportação.
DATA_PRODUCAODATEData de produção:
Data em que o produto (lote) foi fabricado. Seu preenchimento é requerido somente em produtos cujo tipo de registro é lote.
DATA_VALIDADEDATEData de validade:
Data de validade do lote. Seu preenchimento é realizado somente em produtos cujo tipo de registro é lote.
CLASSIFICACAO_ANVISA_IDID(18)FK Classificação ANVISA:
Código de registro do produto no sistema da ANVISA.
É requerido somente na emissão de Nota Fiscal, quando o produto for especifico para medicamentos e matérias-primas farmacêuticas.

Referência para CLASSIFICACOES_ANVISA
GRUPO_SIMILAR_IDID(18)AK Grupo de similaridade:
Identificação do grupo similar. Produtos similares possuem o mesmo grupo similar.
INFORMAR_VALIDADEOPCAO(1)Informar validade:
Indica como deve ser tratada a informação de data de validade dos produtos deste tipo.
Quando nada for informado, o sistema assume o que estiver definido no campo "Informar a data de validade nos documentos" do respectivo tipo de produto.

Valores permitidos:
  • N - Não informar - Não deve ser informada a data de validade dos produtos nas suas respectivas entradas.
  • O - Opcional - O preenchimento de uma data de validade é permitido mas opcional.
  • R - Requerido - É obrigatório informar uma data de validade na entrada de produtos deste tipo.
LASTROINTEGERLastro:
Quantidades de embalagens que cabem em cada camada do palete, ou seja, quantidade de embalagens que farão a amarração no palete.
CAMADAINTEGERCamada:
Número de camadas que possuem o palete.
Empilhamento.

EMPILHAMENTO_MAXIMOINTEGEREmpilhamento máximo:
número máximo de camadas suportado pela embalagem do produto, geralmente é informado o mesmo valor do campo “Camada”.
PESO_BRUTONUMBER(18)Peso Bruto em kg:
Peso bruto do produto em quilogramas. Calculado através do peso líquido somado com o peso da embalagem.
TIPO_SERVICO_COMUNICACAO_IDID(18)FK Tipo de serviço para comunicação:
Tipo de serviço a ser utilizado nos serviços de telecomunicação, telefonia ou energia elétrica.
É utilizado somente em documentos fiscais modelos 06, 21 e 22.

Referência para TIPOS_SERVICOS_COMUNICACOES
TIPO_UTILIZACAO_COMUNICACAO_IDID(18)FK Tipo utilização para comunicação:
Tipo de utilização que o produto está vinculado. É utilizado somente em documentos fiscais modelos 21 e 22.

Referência para TIPOS_UTILIZACOES_COMUNICACOES
QUANTIDADE_VOLUMEDOUBLE(18)Quantidade por volume:
Quantidade padrão de unidades do produto que formarão 1 volume em um documento de saída. Este atributo é usado no calculo utilizado para gerar uma sugestão do número de volumes que deverão constar em um documento de saída.

Neste caso, o numero de volumes é calculado pela quantidade de produtos dividida pela quantidade por volume e arredondando para cima.

Exemplos:
Qtd por volume Qtd documento Número de volumes
12 12 1
12 6 1
12 25 3
0.5 100 200

Note que em alguns casos muito específicos, são necessários mais do que 1 volume para cada unidade de produto. Neste caso, o número deverá ser menor do que 1. No ultimo exemplo acima, cada produto é despachado em dois volumes e por isso o fator é 1/2 = 0.5

Caso este atributo não seja informado, o sistema utiliza a "Quantidade por embalagem" para este calculo.
CUBAGEM_PRODUTONUMBER(18)Cubagem:
Volume que o produto ocupa em metros cúbicos (m3). Corresponde ao espaço que o produto ocupa como carga em veículos que irão transportá-lo.

ATENÇÂO
Este atributo está depreciado. Usar o atributo VOLUME.
EM_FALTAFLAG(1)Em falta:
Indica que o produto não está disponível para operações de movimentação de estoques (p.ex.: foi perdido/extraviado, roubado, emprestado, etc.).

O campo somente somente estará editável quando não existir estoque disponível ou desativando a preferência PROD.CAD_PRODUTOS.FALTA_ESTOQUE.

Valor padrão = N

Regras

Atribui engenharia do produto

(Antes de inserir)
Atribui a engenharia do produto conforme o modelo ou tipo do produto (quando não preenchido).

Preencher valores padrão para o cadastro do produto

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Atribuir valores padrão para atributos da entidade. P.ex.: Data de aprovação, data de cancelamento, NCM, unidades de medida, situação tributária (estes provenientes do tipo de produto informado).

Atualiza o último desenvolvimento e utilização de uma coleção

(Antes de alterar, Antes de inserir)
Atualiza a data de última utilização e último desenvolvimento da coleção com a data do sistema, se o registro de modelo/produto tiver uma coleção vinculada.

Atualiza a identificação de um modelo/produto

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Método que atribui um valor para a coluna de identificação no registro de modelo/produto, caso esta não tenha sido informada. E também desnormaliza a coluna de identificação completa no mesmo registro.
 

Calcular o código do produto

(Antes de inserir)
Calcula o código do produto conforme regra da engenharia do produto.

Calcular situação do produto

(Antes de alterar)
Calcular a situação do produto baseando-se nas datas de cancelamento e aprovação.

Inicializar componentes

(Depois de inserir)
Ao incluir modelos ou produtos cuja engenharia de produto tenha detalhamento, é criado um detalhamento inicial do mesmo com o objetivo de adiantar o trabalho do usuário.

Atualizar a data de última atualização

(Antes de alterar)
Ao inserir ou atualizar um produto deve ser atualizada a data.

Preencher código do produto quando unidade de produto

(Antes de alterar, Antes de inserir)
Preencher o código da unidade do produto conforme o seguinte modelo:
{CODIGO_PRODUTO} - {NUMERO SERIE}

Número de série deve ser preenchido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando for unidade de produto deve ser obrigatório o preenchimento do número de série.

Atualizar unidades de produtos

(Depois de alterar)
Ao atualizar o código de produto, deve ser atualizado as unidades de produtos relacionadas.

Atualizar o historico do produto

(Depois de alterar)
Ao atualizar o produto deve ser inserido o histórico na entidade de históricos do produto.

Inserir histórico do produto

(Depois de inserir)
Ao inserir o produto deve ser inserido o histórico na entidade de históricos do produto.

Descrição detalhada em maiusculo

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A descrição detalhada do produto deve ser sempre em maiúsculo, conforme a preferência.
Preferência: "PROD.PRODUTOS.DESCRICAO_DETALHADA_PRODUTO_MAIUSCULO"

Atualizar os kit que este produto compõe

(Depois de inserir, Depois de alterar, Depois de excluir)
Atualizar os kit que este produto compõe

Informar usuário cadastro

(Antes de inserir)
Informar qual usuário registrou o cadastro do produto

Código serviço é sequencia de Códigos para serviço

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Preencher o código do serviço

Atualizar as similaridades do produto

(Depois de alterar)
Se a marca ou referencia do fabricante de um produto forem alteradas, deve atualizar as similaridades deste.

Atualizar descrições dos produtos existentes nos pedidos em manutenção

(Depois de alterar)
Os itens de pedidos que estiverem em manutenção, serão atualizados caso ocorra uma atualização na descrição do produto.

Atualizar variações do produto

(Depois de alterar)
Atualizar as variações do produto, com informações do produto base.

Preencher movimenta estoque

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Campo de movimentar estoque deve ser preenchido conforme o tipo de item, e vale para todos os estabelecimentos.

Atualizar unidades alternativas do produto

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Atualizar unidades alternativas para o produto. Quando produto permitir unidades alternativas, deve ser informado pelo menos uma unidade alternativa.

Atualizar preços do produto

(Antes de alterar)
Inativa os preços dos produtos cancelados.

Calcular volume

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando forem informadas as medidas do produto, o seu volume é automaticamente calculado:

O volume será comprimento x largura x altura / 1e9

Calcular peso bruto

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o peso bruto em quilogramas do produto, somando o peso líquido e peso da embalagem.

Remover fichas técnicas ao excluir produto

Ao excluir um produto as fichas técnicas do mesmo serão removidas.

Atenção
Rotina não precisa existir.
Relacionamento com ficha principal alterado para nullify
Demais fichas técnicas são cascade.


Não é permitido o uso dos caractereres / ou * ou % no código e nome do produto

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validar os caracteres utilizados na codificação do produto.
Caracteres não permitidos: / ou * ou %
Campos: PRODUTO, NOME, NOME_GLOBAL

Acentos e cedilhas deverão ser convertidos para o ASCII equivalente.
Preferência poderá definir "mapa" de tradução, sendo que alguns caracteres poderão ser traduzidos para "", ou seja, simplesmente excluídos.

Validar campos de produto e descrição

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validar os tamanhos dos campos de produto e descrição para emissão de NFE

Herdar informações modelo

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se a prefêrencia PROD.PRODUTOS.ATRIBUTOS_HERDADOS_VARIACOES estiver definida,
ao inserir uma variação do produto, este herda as informações que estão registradas no produto modelo.

Atualizar informações variações

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando a engenharia do produto tem variação, se algum dos atributos informados na preferência PROD.PRODUTOS.ATRIBUTOS_HERDADOS_VARIACOES for alterado, as informações alteradas serão copiadas para as respectivas variações.

Remover espaços na descrição do produto

(Depois de alterar, Depois de inserir)
Se a descrição do produto for modificada remove os espaços que possam ter ficado antes ou depois da descrição.

Excluir vinculo de similaridade antes de excluir o produto

(Antes de excluir)
Se o produto tiver similaridades, antes de ser excluído acessa um dos produtos similares e exclui a similaridade deles.

EX: Antes de excluir o produto "A", acessa um dos produtos similares e exclui a similaridade do produto "B" para o produto "A".
Isso vai fazer com que o produto "A" fique "sozinho", sem similares.

Validar unidade de medida

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se a unidade de medida for alterada, verifica se a unidade de medida informada no produto está ativa e caso não esteja apresenta erro.

Tipo do registro não pode ser modificado!

(Antes de alterar)

O tipo de produto é obrigatório quando o tipo do registro selecionado for PRODUTO!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se o tipo do registro "P", o tipo do produto é obrigatório

Não é permitida a troca do tipo de produto quando existem movimentações dos estoques para o produto!

(Antes de alterar)
Produtos com movimentação de estoque não podem alterar o tipo do produto para um tipo que tenha algum dos seguintes atributos diferentes:

Referência do fabricante é obrigatória!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Deve ser informada a referência do fabricante para o produto quando a preferência de sistema PRODUTOS.REFERENCIA_FABRICANTE_OBRIGATORIA estiver ativa ou o tipo de produto definir que a referência é obrigatória.

Descrição detalhada do produto é obrigatória!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Descrição detalhada do produto é obrigatória.

Marca do produto é obrigatória!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Marca é uma informação obrigatória no produto caso a preferência PROD.PRODUTOS.MARCA_OBRIGATORIA esteja com valor "S" ou o tipo de produto defina que exige marca.

Número de dias deve ser maior ou igual a 1!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Número de dias de validade/vencimento deve ser maior ou igual a 1.

O tipo de produto não pode ser agrupador!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Não são permitidos produtos utilizando um tipo de produto agrupador.

Não foi preechido a data ou motivo de baixa

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Não deve ocorrer o preenchimento de apenas o campo de data baixa ou de motivo de baixa, obrigatoriamente ambos os campos devem estar preenchidos.

Tipo de item "Serviço" não poder utilizado para produtos que não sejam de um tipo de produto serviço!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Valida se o tipo de item informado no Produtos é "Serviço" e no Tipos de produtos e/ou serviços não está definido como "Serviço", pois somente tipos de produtos "serviço" permitem tipos de item 09 - Serviço.

A quantidade de unidade de acondicionamento deve ser superior a zero!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A quantidade de unidade de acondicionamento, se informada, deve ser superior a 0 (zero).

Fator de conversão é obrigatório para a variação quando unidade de medida for diferente do produto pai

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Fator de conversão é obrigatório para a variação quando unidade de medida for diferente do produto pai.

Não é permitido a alteração da engenharia

(Antes de alterar)
Não é permitido a alteração da engenharia de um produto que possua ficha técnica.

A quantidade por embalagem deve ser superior a zero!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A quantidade por embalagem, se informada, deve ser superior a 0 (zero).

A quantidade por volume deve ser superior a zero!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A quantidade por volume, se informada, deve ser superior a 0 (zero).

Atualizar chaves de pesquisa

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Caso um dos atributos abaixo tenha sido modificado, atualiza as chaves de pesquisa para o produto>

Validar unidade de medida ncm

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Será apresentado um alerta caso não seja informada a Unidade de medida tributária para importação e a Unidade de medida do produto seja diferente do que estiver informado na Unidade de medida para comércio exterior.

Será apresentado mensagem de erro se for informada a Unidade de medida tributária para importação e esta for diferente do que estiver informado na Unidade de medida para comércio exterior.

procurar produto(produto)

Realiza um SQL passando como parâmetros o PRODUTO ou CÓDIGO DE BARRAS, retornando o ID do produto.

Se a preferência PROD.PRODUTOS.PROCURAR_PRODUTO.REFERENCIA estiver marcada também procura pela referência do produto
Se a preferência PROD.PRODUTOS.PROCURAR_PRODUTO.UNICO estiver marcada e encontrar mais de um produto com a mesma referência apresenta mensagem de erro.

Adicionar registro na fila de integração

(Depois de excluir, Depois de alterar)
Caso exista um sistema externo ativo e algum preço associação ao mesmo deve-se adicionar na fila de integração o registro para atualização.

Atualizar adicionais(origem, produto, adicionais)

Essa rotina garante que existam itens no mesmo pedido contendo os adicionais selecionados e vinculados pelo atributo.
Para cada produto selecionado, deverá existir um item de pedido apontando pelo atributo ADICIONAL_ID com este produto. Caso não exista, o mesmo será criado.

Atualizar classificação do produto

Rotina irá classificar os produtos conforme a Curva ABC exemplificada abaixo:

>0-<50 =A
>50 <=75 =B
>75-<=90 = C
>90 =D
sem venda E

Exemplo:
ProdutoPercentual de vendasClassificação
13014640.74075A
13014374.07407B
130149100.0000D

Atualizar data de validade

(Antes de alterar)
Atualiza a data de validade do produto sempre que for alterado os dias para vencimento.

Buscar características

Retorna um formulário com todas as características do produto que são definidas através de perfil.

Buscar perfil

Retorna o ID do perfil do produto. O perfil pode ser definido através da categoria ou do tipo de produto.

Componentes(quantidade, preco_unitario, desconto, base)

Retorna a lista dos produtos que compõe este produto com os preços e quantidades ajustadas conforme as regras estabelecidas para kits e/ou conjuntos.

Os registros retornados possuem os seguintes atributos:

Os preços unitários dos itens são arredondados de acordo com as preferências

Custo de aquisição(estabelecimento_id)

Busca o custo de aquisição do produto para um estabelecimento em uma determinada data.
Por padrão, o custo de aquisição é o custo da ultima aquisição realizada para este produto.
Esta função permite que o custo retornado seja customizado através da preferencia PROD.PRODUTOS.SQL_CUSTO_AQUISICAO.

Estoque Real Venda(estabelecimento_id)

Estoque atual de venda do estabelecimento, não é considerado os pedidos.

Inicializa componentes(id_produto)

Método que Insere os componentes para o modelo/produto criando um detalhamento inicial com o objetivo de adiantar o trabalho do usuário.

Pesquisar produto(pesquisa, produto, quantidade, descricao)

Método genérico utilizado em interfaces onde o usuário está informando um produto e sua quantidade. Este método inclui diversos recursos que permitem o uso de leitores de códigos de barras e que centralizam as decisões de quantidade do produto que está sendo registrada. A ideia é ter um campo editável onde o usuário irá informar o produto e a quantidade desejada de diversas formas e a rotina irá atualizar outros 3 campos da tela com as informações "traduzidas" desta leitura (código do produto, descrição do mesmo e quantidade com a respectiva unidade de medida). As combinações aceitas ao informar o produto são as seguintes:

está normalmente relacionado com a existência de um campo PESQUISA na tela com um evento ON_CHANGE que chama este

O campo de quantidade será automaticamente preenchido, seguindo os critérios abaixo:

Para todos os demais casos, o campo de quantidade será limpado. Na maioria dos casos de uso, sugere-se que o campo quantidade seja requerido na interface.

A interpretação dos códigos de barras "tipo 2" utiliza as seguintes preferências:

Para usar esta rotina, prepare os campos na tela. Deixe a pesquisa e a quantidade como campos editáveis. Coloque um evento on_change no campo de pesquisa que chama este método passando os respectivos campos como parâmetros.

Popular adicionais(origem, produto, adicionais)

Popula as opções de adicionais de um determinado produto.

Procura um modelo de origem

Método que procura um modelo de origem para um modelo.

Procura um produto de origem

Método que procura um modelo/produto de origem para um produto.

Procurar código de barras

Procura e retorna o primeiro código de barras no produto que atenda uma ordem:

Procurar Produto Referencia Código de barras(produto)

Realiza a procura do produto, retornando a entidade onde ele localizou o produto.
EntProdutos
EntCodigosBarras

Retornar o custo contábil(estab, tpes)

Função deve retornar o custo contábil do produto, considerando apenas documentos fiscais e que possuam valor>0 e quantidade >0

Retornar o custo financeiro(estab, tpes)

Retornar o custo financeiro do produto, considerando todos documentos fiscais que possuam valor > 0 e quantidade > 0.

Retorna a localização do estoque para o estabelecimento do usuário

Retorna a localização do estoque para o estabelecimento do usuário

Tem estoque(value_of_estabelecimento_id)

Retorna a quantidade disponível em estoque do produto no estabelecimento.

Cálculo:

Uk string

Descrição do produto com seu código entre parênteses atrás.

Validar quantidade fracionada(quantidade)

Verifica a quantidade informada é fracionada e se a unidade de medida do produto permite quantidade fracionada.

Caso não permita, será apresentada uma mensagem de erro.