Sistema de relatórios de produtos

Índice

Itens de pedidos de venda

PROD_RELAT.LST_ITEM_PEDIDOS_VENDA

Descrição

Consulta geral e completa de itens dos pedidos das seguintes categorias de tipo de pedido:

Os tipos de pedidos apresentados para listagem podem ser customizados ao criar uma opção de menu para chamada da interface. Para isto, deve-se informar o parâmetro com as categorias que serão utilizadas nas consultas, podendo informar mais de uma separando-as entre vírgulas. Por exemplo, caso devam ser apresentados todos os tipos de pedidos das categorias "orçamentos", "vendas" e "serviços", deve ser informado o parâmetro abaixo no campo "Parâmetros" da Itens de menu:
P_CATEGORIAS=O,V,S

A relação de categorias com o seu respectivo "valor" pode ser verificada na descrição do atributo "Categoria" da entidade Tipos de pedidos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cliente:

Modulo de produtos:

Campos:

Define como agrupador será usado para apresentar o relatório
  • Pedido - Número do pedido ou Ordem de serviço.
  • Tipo de pedido - Tipo de pedido.
  • Cliente - Nome completo ou razão social do cliente.
  • Tipo de produto - Tipo de produto
  • Marca - Marca dos produtos.
  • NCM - NCM dos produtos e/ou serviços.
  • Produto - Produto
Define o tipo de data que será usando no agrupador
  • Data de emissão
  • Data de entrega
  • Data de conclusão
  • Data de termino
Define o tipo de valor que será apresentado.
  • Valor líquido
  • Valor bruto
Tipo de saída do relatório.
  • Tela
  • Excel
  • PDF
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Indica a categoria que classifica os pedidos.
  • Agrupador - Define que é um pedido que agrupa outros pedidos. Um pedido agrupador não poderá possuir itens.
  • Borderô - Tipo de pedido utilizado para controle de recebimentos de uma atividade ou dia. P.ex.: Borderô de estacionamento.
  • Compra - Tipos de pedidos que irão gerar uma entrada de produtos no estoque. P.ex.: Ordem de Compra.
  • Cotação - São orçamentos de compra feitos com os fornecedores.
    A aprovação de uma cotação pode gerar uma ordem de compra assim como um orçamento pode gerar um pedido de venda.
  • Interna - Define um pedido que será realizado com os produtos e quantidades que deverão ser comprados (ou produzidos) para atender as necessidades (de venda ou de consumo) do estabelecimento para um determinado período.
    Ao contrário das ordens de compra tradicionais, a solicitação internas não tem um fornecedor (o fornecedor seria o próprio estabelecimento) e serve como referência para a elaboração de cotações e ordens de compra tradicionais.
  • Consumo - Tipo de pedido para realizar o consumo de produtos ou serviços para realização da produção/manufatura/beneficiamento/consumo interno.
  • Orçamento - Tipos de pedidos que representam apenas algum tipo de orçamento ou cotação. Estes pedidos não irão movimentar estoque.
  • Produção - Tipo de pedido para realização da produção/manufatura/beneficiamento.
  • Representação - O tipo de pedido de representação é quando o estabelecimento não é o Fornecedor ou Cliente, mas é o intermediador entre cliente e fornecedor.
  • Serviço - Define um pedido de prestação de serviço. P.ex.: Consultoria, mão-de-obra, OS de veículos, OS de serviços, etc.
  • Transferência - Pedidos de transferência entre estabelecimentos de uma empresa ou transferência de estoques entre empresas.
  • Outro - Define um pedido especial. P.ex.: Um pedido interno que não é um pedido de venda nem de compra.
  • Venda - Tipos de pedidos que representam uma venda.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Sequência do item no pedido.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.

No conceito de ordens de serviço de veículos, é apresentada a data de conclusão.
No conceito de pedidos de venda, é apresentada a data de entega.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data de cancelamento do item do pedido.
Código de identificação do fornecedor do pedido.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Tipo de pessoa do cliente do pedido.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Indica como o pedido foi cadastrado no sistema, por exemplo: MANUAL(vazio), IMPORTAÇÃO, etc.
Quando existe integração do sistema com lojas virtuais ou outros sistemas, este campo informa de qual sistema este pedido foi recebido. Dependendo da plataforma de integração, este campo assume o papel de "Marketplace".
Ex:
  • MERCADO LIVRE
  • EXTRA
  • SUBMARINO
  • WALMART
  • LOJA VIRTUAL
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Nome ou identificação da região.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Observações para o produto. P.ex: Informações para produção do produto, separação do produto, embalagem do produto.

Campo é apresentado quando ativo ("Item com observações produto") no tipo de pedido

Esta informação não será repassada para o pedido de venda, ou documento fiscal.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Permite filtrar os itens de produtos que podem ser fornecidos por um determinado fornecedor. Não indica que os pedidos listados foram efetivamente fornecidos pelo mesmo.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Texto livre para descrever o tipo de produto.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Indica a classificação de qualidade do produto. A classificação somente pode ser feita quando o tipo de produto do produto possuir um padrão de classificação de qualidade definido.
Situação atual do produto.
  • Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
  • Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
  • Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
  • Embalagem
  • Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
  • Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
  • Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
  • Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
  • Material de uso e consumo
  • Ativo imobilizado
  • Serviços
  • Outros insumos
  • Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
  • Outros
Identificação para o lote de produção do produto.
Esta informação é apresentada de acordo com o que estiver definido no campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto.
Será gerada automaticamente uma identificação do lote somente quando a situação do pedido for "Pendente/Proposta" e o campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto estiver definido como "Automático"
Pode ser informado mais de uma identificação de lote, separadas por linhas (um lote por linha).
Campo coringa para definir a posição das características de produtos marcadas como filtrável.
Nome dado para identificar a lista de preços ou coleção.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Indica que foi utilizado um preço promocional para o item.
Código de identificação da classificação fiscal do produto. Este código é formado pelo código de NCM do produto concatenado com a código da exceção se houver.
Ex:
  • 84139190
  • 84139190-01
  • 70091000
Símbolo utilizado para representar a moeda usado normalmente como prefixo dos valores. P.ex.: R$ para Real, US$ para dólares, etc. Pode exigir símbolos especiais como é o caso do Euro (€) e da Libra Esterlina (£).
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Valor unitário líquido do item, calculado conforme o preço unitário, descontos, encargos e impostos informados diretamente para o item.
Valor unitário do item na moeda do pedido.
Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.

Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido.
Valor total para o item considerando a moeda padrão para o sistema
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Quantidade de produtos já entregues para o destinatário do pedido.
Este valor é atualizado automaticamente através dos registros de entregas.
Note que, dependendo da tolerância informada no respectivo tipo de pedido, é possível entregar uma quantidade maior do que a quantidade do pedido.
Quantidade de produtos que foi cancelada por desistência ou por divergência comercial. Quando um item é parcialmente entregue e o cliente não desejar que o saldo seja entregue, então este saldo deve ser cancelado.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Quantidade já faturada e vinculada a um documento.
Quantidade para faturamento cancelada.
Quantidade pendente de faturamento (inicialmente deve ser igual a quantidade pedida).
A quantidade a faturar é calculada da seguinte forma:
quantidade a faturar = quantidade solicitada - quantidade faturada - quantidade para faturamento cancelada
Quantidade que foi devolvida pelo destinatário e não liberada para um novo faturamento.
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Categoria(s) de pessoas.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores).
Ver: Tipos de pedidos.
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores).
Ver: Tipos de pedidos.
Indica a pessoa responsável pelo item. Normalmente utilizado apenas em itens de serviços.
Técnico (p.ex.: mecânico) indicado como responsável pela execução do serviço no item do pedido/OS.
Não apresenta o responsável informado no cabeçalho do pedido/OS.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Cliente (nome completo + id da pessoa) para quebra do relatório por cliente.
Produto (descrição) para quebra do relatório por produto.
Data requerida (solicitada) para quebra do relatório por data requerida.
Situação do pedido base/origem
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Percentual de comissão sobre o valor total do item a ser pago ao vendedor responsável pelo pedido.

Quando não informado, o sistema utilizará o primeiro percentual de comissão que estiver informado nos seguintes atributos:
  • Comissão do item de lista de preço.
  • Comissão do produto.
  • Comissão do tipo de produto.
  • Comissão do vendedor.
Identificação do pedido base/origem, que gerou o pedido em questão.
Ordem de compra informada no pedido base/origem
Cliente do pedido original/base, no caso de um pedido de produção o pedido base é venda.
Vendedor do pedido original.
Vendedor do cliente no pedido original
Representante do cliente no pedido original
Valor unitário do produto/mercadoria ou serviço constante na lista de preços no momento da inclusão do item no pedido, considerando as regras comerciais padrão definidas para o respectivo plano de pagamento e/ou acréscimo ou desconto padrão do cliente.
Permite a comparação entre o valor unitário aplicado no pedido e o valor praticado na lista de preços.
Valor bruto para o item, considerando o valor total do item e considerando quantidades devolvidas.


Este valor bruto será apresentado na moeda do pedido.
Valor de desconto para o item calculado pelo percentual de desconto informado.
Valor de desconto total do item proporcional ao desconto concedido no pedido.
Valor do desconto total. É a soma do desconto do item e o desconto do pedido.
Valor líquido do item calculado por:
+ valor total do item 
- fração rateada do desconto nas mercadorias ou serviços do pedido

O valor líquido considera quantidades devolvidas.
O valor efetivo é composto pelo valor líquido formalizado no pedido acrescido de outros valores que não são diretamente apresentados no pedido, tais como comissões recebidas, despesas específicas que não são repassadas ao cliente (como tarifas do cartão de crédito, por exemplo). O valor efetivo do item é calculado por:
+ Valor total do item 
- Fração rateada do desconto nas mercadorias ou serviços do pedido (ou desconto diretamente informado no pedido)
+ Fração rateada de outros valores que não influenciam no total do pedido
Valor total a faturar do item considerando a quantidade a faturar do item de pedido.
Cálculo:
quantidade a faturar do item X valor unitário do item X valor da cotação da moeda do pedido
Valor de acréscimo (ou abatimento no caso de valor negativo) agregado ao item como resultado do rateio do valor de acréscimo informado no cabeçalho do pedido. Este valor á somado ao valor total item e consequentemente, fará parte do valor unitário.
O rateio é sempre realizado sobre o saldo pendente dos pedidos e considerando o que já foi entregue.
Custo unitário do produto ainda pendente no item do pedido.
Será informado apenas quando existir alguma quantidade pendente.
Se o produto relacionado for um serviço, assume p custo da mercadoria/serviço informada no próprio item, caso contrário, utiliza o custo unitário médio de aquisição para o produto em estoque no estabelecimento do pedido.
Custo total do produto ainda pendente no item do pedido. Calculado por:
QUANTIDADE_PENDENTE * CMV_PENDENTE_UNITARIO
Custo unitário do produto entregue.
Calculado pela soma dos custos de aquisição dos produtos entregues de acordo com os movimentos de estoque realizados nos documentos fiscais de que formalizaram a entrega do item dividido pela quantidade entregue.
Este cálculo respeita o processo de cálculo dos custos, que seja FIFO ou custo médio.
Custo total da mercadoria vendida e que já foi entregue. Este custo é apurado diretamente nos movimentos de estoque relacionados à entrega (considerando o método FIFO ou custo médio do estoque).
Custo unitário total do pedido, considerando as quantidades entregues e pendentes.
Calculado da seguinte forma:
(custo_total_entregue + custo_total_pendente) / (quantidade - quantidade_cancelada)
Custo médio de venda total estimado para o item. Calculado por:
CMV_TOTAL_PENDENTE + CMV_TOTAL_ENTREGUE
Margem de custo com base no CMV unitário pendente. É calculado da seguinte forma:
VALOR_LIQUIDO / quantidade pedida - CMV pendente unitário
Margem de custo com base no CMV pendente total. É calculado da seguinte forma:
VALOR_LIQUIDO - CMV_PENDENTE_TOTAL
Margem de custo com base no CMV unitário entregue. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido / quantidade pedida - CMV entregue unitário
Margem de custo com base no CMV entregue total. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido - CMV entregue total
Margem de custo com base no CMV unitário. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido / quantidade pedida - CMV unitário
Margem de custo com base no CMV total. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido - CMV total
Valor percentual da margem de contribuição do item do pedido.
MARGEM_TOTAL / VALOR_EFETIVO


Este campo somente apresentará a média no total quando as colunas "valor efetivo" e "margem total" estiverem na listagem.
Percentual de markup aplicado ao item do pedido.
( ( Valor total do item / CMV total) - 1 ) * 100


Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

No caso do itens 100% cancelados ou devolvidos, o markup é calculado usando a regra:
(((PRECO * QUANTIDADE)/CUSTO_MEDIO_ESTOQUE - 1)*100)

Este campo somente apresentará a média no total quando as colunas "valor líquido" e "CPV total" (ou CMV total) estiverem na listagem.
Permite informar com qual fornecedor foi realizada a cotação do produto/serviço ou mesmo indicar qual é o possível fornecedor para o item do pedido.
Normalmente esta informação é incluída nos itens de pedidos quando o opção "Utilizar como custo setado" estiver marcada.
Em casos de serviços, pode representar a pessoa (terceirizado) que fará o serviço.
Permite informar com qual fornecedor foi realizada a cotação do produto/serviço ou mesmo indicar qual é o possível fornecedor para o item do pedido.
Normalmente esta informação é incluída nos itens de pedidos quando o opção "Utilizar como custo setado" estiver marcada.
Em casos de serviços, pode representar a pessoa (terceirizado) que fará o serviço.
Login do usuário que liberou o preço abaixo do preço mínimo.
Relação de documentos fiscais a qual o item de documento está referenciado, contendo o link para acessar o documento
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Campanha comercial que o pedido está vinculado.

A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais.
Ex:
  • PROMOÇÃO FEV 2016
  • VIAGEM DOS SONHOS
  • CONCORRA A UM CARRO ZERO KM
Apresenta os e-mails do cliente informados no seu cadastro.
Informa o telefone do cliente.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
Usuário que realizou o cancelamento do item do pedido
Motivo do cancelamento do item.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAAgrupadorFísicaMERCADO LIVRESAO LEOPOLDO - RSCOCA-COLAAprovadoMercadoria para revendaPADRÃONão84139190PendentePRONTA-ENTREGAEm manutençãoDESISTÊNCIA DO CLIENTEPROMOÇÃO FEV 2016
FILIAL 1COMPRABorderôJurídicaEXTRASAO PAULO - SPPEPSIBaixadoMatéria-primaPROMOCIONALSim84139190-01AprovadoMOTOBOY RETIRAEmitido / AnaliseSEM ESTOQUEVIAGEM DOS SONHOS
FILIAL 2AMOSTRACompraFísicaSUBMARINOALVORADA - TOFRUKICanceladoEmbalagemINVERNO 2017/2018Não70091000Em execuçãoCLIENTE RETIRAPendente / PropostaPREÇO ELEVADOCONCORRA A UM CARRO ZERO KM
CD-RSORDEM_DE_SERVICOCotaçãoJurídicaWALMARTMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSCOCA-COLAPendenteProduto em processoCLIENTE XSim84139190ProntoTRANSPORTADORA RETIRAAprovadoDESISTÊNCIA DO CLIENTEPROMOÇÃO FEV 2016
Comportamento:Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDAAgrupadorFísicaMERCADO LIVRESAO LEOPOLDO - RSCOCA-COLAAprovadoMercadoria para revendaPADRÃONão84139190PendentePRONTA-ENTREGAEm manutençãoPROMOÇÃO FEV 2016
FILIAL 1COMPRABorderôJurídicaEXTRASAO PAULO - SPPEPSIBaixadoMatéria-primaPROMOCIONALSim84139190-01AprovadoMOTOBOY RETIRAEmitido / AnaliseVIAGEM DOS SONHOS
FILIAL 2AMOSTRACompraFísicaSUBMARINOALVORADA - TOFRUKICanceladoEmbalagemINVERNO 2017/2018Não70091000Em execuçãoCLIENTE RETIRAPendente / PropostaCONCORRA A UM CARRO ZERO KM
CD-RSORDEM_DE_SERVICOCotaçãoJurídicaWALMARTMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSCOCA-COLAPendenteProduto em processoCLIENTE XSim84139190ProntoTRANSPORTADORA RETIRAAprovadoPROMOÇÃO FEV 2016
Comportamento:Topo

Relatório por cliente

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Quebra de relatório

Quebra de relatório por cliente.
Topo

Relatório por produto

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Quebra de relatório

Quebra de relatório por produto.
Topo

Relatório por data requerida

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Quebra de relatório

Quebra de relatório por data requerida.
Topo

Resumo mensal

Relatório gerencial em formato de PIVOT, podendo agrupar por Tipo de produto, Marca, Tipo de pedido, Cliente, NCM ...
Comportamento:Topo

Produtos por dia

Apresenta os produtos vendidos para o cliente.

Regras

Calcular Percentual MC e Markup

Calcula o percentual da margem de contribuição (MC) e Markup do item com base no custo de aquisição.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
  • Antes de cada registro da lista agrupada formulário "Listar"
  • Pré summary formulário "Listar"
  • Pré summary formulário "Planilha"

Filtrar características

Quando uma característica de produto for marcada como filtrável e informado valor na tela de query, deve-se aplicar o filtro (where).
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Filtrar parametros de query

Filtras os parametros de query para ser usando no resumo mensal
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Resumo mensal"

Filtrar por tipo de pedido

Caso o parâmetro "CATEGORIAS" seja informado, a pesquisa será feita com o filtro conforme o parâmetro, caso contrário, será utilizado o filtro já utilizado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Incluir as categorias de pessoas na pesquisa

Incluir as categorias de pessoas informadas na pesquisa dos clientes.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Incluir query operators

Realiza a inclusão dos query operators no campo "Produtos do fornecedor".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

Link para pedido

Apresenta link para consulta do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Montar link para notas

Montar os links para notas
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Ocultar campos da tela de lista

Ocultar campos (colunas) da tela de lista caso a consulta seja feita a partir do:
1) Cadastro de pessoas (clientes) ou
2) Cadastro de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Ocultar campos da tela de pesquisa

Oculta os campos da tela de pesquisa caso a consulta seja feita a partir do:
1) Cadastro de pessoas (clientes) ou
2) Cadastro de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Pesquisar por apelido do vendedor

Possibilita a pesquisa pelo apelido do vendedor
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Pesquisar por fornecedor

Realiza a busca por fornecedor, sendo que um item/produto pode ter 'n' fornecedores
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Popular tipos de pedidos conforme categoria

Popula os tipos de pedidos conforme as categorias informadas por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Preparar características query

Adiciona os campos necessários para realizar pesquisa via características de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Logo após montar formulário formulário "Pesquisar"