P_CATEGORIAS=O,V,S
Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Cliente:
Modulo de produtos:
Define como agrupador será usado para apresentar o relatório
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Define o tipo de data que será usando no agrupador
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Define o tipo de valor que será apresentado.
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Tipo de saída do relatório.
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Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção. Ex:
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Nome dado para identificar o tipo de pedido.
Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado. Ex:
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Indica a categoria que classifica os pedidos.
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Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
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Sequência do item no pedido. | |
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
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Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la. | |
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente. | |
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.
No conceito de ordens de serviço de veículos, é apresentada a data de conclusão. No conceito de pedidos de venda, é apresentada a data de entega. | |
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
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Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques. Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido. | |
Data de cancelamento do item do pedido. | |
Código de identificação do fornecedor do pedido.
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Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
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Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
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Grupo ao qual a pessoa pertence.
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Grupo ao qual a pessoa pertence. | |
Tipo de pessoa do cliente do pedido. Ex:
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Indica como o pedido foi cadastrado no sistema, por exemplo: MANUAL(vazio), IMPORTAÇÃO, etc.
Quando existe integração do sistema com lojas virtuais ou outros sistemas, este campo informa de qual sistema este pedido foi recebido. Dependendo da plataforma de integração, este campo assume o papel de "Marketplace". Ex:
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Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado. Ex:
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Nome ou identificação da região. Ex:
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Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX. | |
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido. Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs. | |
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa. | |
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto. | |
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO | |
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc. | |
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação. | |
Observações para o produto. P.ex: Informações para produção do produto, separação do produto, embalagem do produto.
Campo é apresentado quando ativo ("Item com observações produto") no tipo de pedido Esta informação não será repassada para o pedido de venda, ou documento fiscal. | |
Nome da marca. Ex:
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Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
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Código de referência do produto usado pelo fabricante.
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Permite filtrar os itens de produtos que podem ser fornecidos por um determinado fornecedor. Não indica que os pedidos listados foram efetivamente fornecidos pelo mesmo.
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Nome dado para identificar o tipo de produto.
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Texto livre para descrever o tipo de produto. | |
Nome dado para identificar o tipo de produto.
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Indica a classificação de qualidade do produto. A classificação somente pode ser feita quando o tipo de produto do produto possuir um padrão de classificação de qualidade definido.
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Situação atual do produto.
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Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
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Identificação para o lote de produção do produto.
Esta informação é apresentada de acordo com o que estiver definido no campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto. Será gerada automaticamente uma identificação do lote somente quando a situação do pedido for "Pendente/Proposta" e o campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto estiver definido como "Automático" Pode ser informado mais de uma identificação de lote, separadas por linhas (um lote por linha). | |
Campo coringa para definir a posição das características de produtos marcadas como filtrável. | |
Nome dado para identificar a lista de preços ou coleção.
Ex:
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Indica que foi utilizado um preço promocional para o item.
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Código de identificação da classificação fiscal do produto. Este código é formado pelo código de NCM do produto concatenado com a código da exceção se houver. Ex:
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Símbolo utilizado para representar a moeda usado normalmente como prefixo dos valores. P.ex.: R$ para Real, US$ para dólares, etc. Pode exigir símbolos especiais como é o caso do Euro (€) e da Libra Esterlina (£). | |
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero. Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido. | |
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado. | |
Valor unitário líquido do item, calculado conforme o preço unitário, descontos, encargos e impostos informados diretamente para o item.
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Valor unitário do item na moeda do pedido.
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Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.
Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido. | |
Valor total para o item considerando a moeda padrão para o sistema
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Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma: quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade canceladaNo caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0. | |
Quantidade de produtos já entregues para o destinatário do pedido.
Este valor é atualizado automaticamente através dos registros de entregas. Note que, dependendo da tolerância informada no respectivo tipo de pedido, é possível entregar uma quantidade maior do que a quantidade do pedido. | |
Quantidade de produtos que foi cancelada por desistência ou por divergência comercial. Quando um item é parcialmente entregue e o cliente não desejar que o saldo seja entregue, então este saldo deve ser cancelado.
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Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h. Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos | |
Quantidade já faturada e vinculada a um documento.
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Quantidade para faturamento cancelada. | |
Quantidade pendente de faturamento (inicialmente deve ser igual a quantidade pedida).
A quantidade a faturar é calculada da seguinte forma: quantidade a faturar = quantidade solicitada - quantidade faturada - quantidade para faturamento cancelada | |
Quantidade que foi devolvida pelo destinatário e não liberada para um novo faturamento.
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Situação específica deste item.
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Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
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Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E) Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
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Categoria(s) de pessoas. | |
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa. | |
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa. | |
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores). Ver: Tipos de pedidos. | |
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores). Ver: Tipos de pedidos. | |
Indica a pessoa responsável pelo item. Normalmente utilizado apenas em itens de serviços.
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Técnico (p.ex.: mecânico) indicado como responsável pela execução do serviço no item do pedido/OS.
Não apresenta o responsável informado no cabeçalho do pedido/OS. | |
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
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Cliente (nome completo + id da pessoa) para quebra do relatório por cliente. | |
Produto (descrição) para quebra do relatório por produto. | |
Data requerida (solicitada) para quebra do relatório por data requerida. | |
Situação do pedido base/origem
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Percentual de comissão sobre o valor total do item a ser pago ao vendedor responsável pelo pedido.
Quando não informado, o sistema utilizará o primeiro percentual de comissão que estiver informado nos seguintes atributos:
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Identificação do pedido base/origem, que gerou o pedido em questão. | |
Ordem de compra informada no pedido base/origem | |
Cliente do pedido original/base, no caso de um pedido de produção o pedido base é venda. | |
Vendedor do pedido original. | |
Vendedor do cliente no pedido original | |
Representante do cliente no pedido original | |
Valor unitário do produto/mercadoria ou serviço constante na lista de preços no momento da inclusão do item no pedido, considerando as regras comerciais padrão definidas para o respectivo plano de pagamento e/ou acréscimo ou desconto padrão do cliente.
Permite a comparação entre o valor unitário aplicado no pedido e o valor praticado na lista de preços. | |
Valor bruto para o item, considerando o valor total do item e considerando quantidades devolvidas.
Este valor bruto será apresentado na moeda do pedido. | |
Valor de desconto para o item calculado pelo percentual de desconto informado.
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Valor de desconto total do item proporcional ao desconto concedido no pedido.
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Valor do desconto total. É a soma do desconto do item e o desconto do pedido.
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Valor líquido do item calculado por:
+ valor total do item - fração rateada do desconto nas mercadorias ou serviços do pedido O valor líquido considera quantidades devolvidas. | |
O valor efetivo é composto pelo valor líquido formalizado no pedido acrescido de outros valores que não são diretamente apresentados no pedido, tais como comissões recebidas, despesas específicas que não são repassadas ao cliente (como tarifas do cartão de crédito, por exemplo). O valor efetivo do item é calculado por:
+ Valor total do item - Fração rateada do desconto nas mercadorias ou serviços do pedido (ou desconto diretamente informado no pedido) + Fração rateada de outros valores que não influenciam no total do pedido | |
Valor total a faturar do item considerando a quantidade a faturar do item de pedido.
Cálculo: quantidade a faturar do item X valor unitário do item X valor da cotação da moeda do pedido | |
Valor de acréscimo (ou abatimento no caso de valor negativo) agregado ao item como resultado do rateio do valor de acréscimo informado no cabeçalho do pedido. Este valor á somado ao valor total item e consequentemente, fará parte do valor unitário.
O rateio é sempre realizado sobre o saldo pendente dos pedidos e considerando o que já foi entregue. | |
Custo unitário do produto ainda pendente no item do pedido.
Será informado apenas quando existir alguma quantidade pendente. Se o produto relacionado for um serviço, assume p custo da mercadoria/serviço informada no próprio item, caso contrário, utiliza o custo unitário médio de aquisição para o produto em estoque no estabelecimento do pedido. | |
Custo total do produto ainda pendente no item do pedido. Calculado por:
QUANTIDADE_PENDENTE * CMV_PENDENTE_UNITARIO | |
Custo unitário do produto entregue.
Calculado pela soma dos custos de aquisição dos produtos entregues de acordo com os movimentos de estoque realizados nos documentos fiscais de que formalizaram a entrega do item dividido pela quantidade entregue. Este cálculo respeita o processo de cálculo dos custos, que seja FIFO ou custo médio. | |
Custo total da mercadoria vendida e que já foi entregue. Este custo é apurado diretamente nos movimentos de estoque relacionados à entrega (considerando o método FIFO ou custo médio do estoque).
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Custo unitário total do pedido, considerando as quantidades entregues e pendentes.
Calculado da seguinte forma: (custo_total_entregue + custo_total_pendente) / (quantidade - quantidade_cancelada) | |
Custo médio de venda total estimado para o item. Calculado por:
CMV_TOTAL_PENDENTE + CMV_TOTAL_ENTREGUE | |
Margem de custo com base no CMV unitário pendente. É calculado da seguinte forma:
VALOR_LIQUIDO / quantidade pedida - CMV pendente unitário | |
Margem de custo com base no CMV pendente total. É calculado da seguinte forma:
VALOR_LIQUIDO - CMV_PENDENTE_TOTAL | |
Margem de custo com base no CMV unitário entregue. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido / quantidade pedida - CMV entregue unitário | |
Margem de custo com base no CMV entregue total. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido - CMV entregue total | |
Margem de custo com base no CMV unitário. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido / quantidade pedida - CMV unitário | |
Margem de custo com base no CMV total. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido - CMV total | |
Valor percentual da margem de contribuição do item do pedido.
MARGEM_TOTAL / VALOR_EFETIVO Este campo somente apresentará a média no total quando as colunas "valor efetivo" e "margem total" estiverem na listagem. | |
Percentual de markup aplicado ao item do pedido.
( ( Valor total do item / CMV total) - 1 ) * 100 Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda. No caso do itens 100% cancelados ou devolvidos, o markup é calculado usando a regra: (((PRECO * QUANTIDADE)/CUSTO_MEDIO_ESTOQUE - 1)*100) Este campo somente apresentará a média no total quando as colunas "valor líquido" e "CPV total" (ou CMV total) estiverem na listagem. | |
Permite informar com qual fornecedor foi realizada a cotação do produto/serviço ou mesmo indicar qual é o possível fornecedor para o item do pedido.
Normalmente esta informação é incluída nos itens de pedidos quando o opção "Utilizar como custo setado" estiver marcada. Em casos de serviços, pode representar a pessoa (terceirizado) que fará o serviço. | |
Permite informar com qual fornecedor foi realizada a cotação do produto/serviço ou mesmo indicar qual é o possível fornecedor para o item do pedido.
Normalmente esta informação é incluída nos itens de pedidos quando o opção "Utilizar como custo setado" estiver marcada. Em casos de serviços, pode representar a pessoa (terceirizado) que fará o serviço. | |
Login do usuário que liberou o preço abaixo do preço mínimo.
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Relação de documentos fiscais a qual o item de documento está referenciado, contendo o link para acessar o documento | |
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
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Campanha comercial que o pedido está vinculado.
A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais. Ex:
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Apresenta os e-mails do cliente informados no seu cadastro.
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Informa o telefone do cliente.
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Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
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E-mail opcional para o contato do pedido. | |
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
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Usuário que realizou o cancelamento do item do pedido
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Motivo do cancelamento do item. |
MATRIZ | VENDA | Agrupador | Física | MERCADO LIVRE | SAO LEOPOLDO - RS | COCA-COLA | Aprovado | Mercadoria para revenda | PADRÃO | Não | 84139190 | Pendente | PRONTA-ENTREGA | Em manutenção | DESISTÊNCIA DO CLIENTE | PROMOÇÃO FEV 2016 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FILIAL 1 | COMPRA | Borderô | Jurídica | EXTRA | SAO PAULO - SP | PEPSI | Baixado | Matéria-prima | PROMOCIONAL | Sim | 84139190-01 | Aprovado | MOTOBOY RETIRA | Emitido / Analise | SEM ESTOQUE | VIAGEM DOS SONHOS | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FILIAL 2 | AMOSTRA | Compra | Física | SUBMARINO | ALVORADA - TO | FRUKI | Cancelado | Embalagem | INVERNO 2017/2018 | Não | 70091000 | Em execução | CLIENTE RETIRA | Pendente / Proposta | PREÇO ELEVADO | CONCORRA A UM CARRO ZERO KM | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CD-RS | ORDEM_DE_SERVICO | Cotação | Jurídica | WALMART | MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS | COCA-COLA | Pendente | Produto em processo | CLIENTE X | Sim | 84139190 | Pronto | TRANSPORTADORA RETIRA | Aprovado | DESISTÊNCIA DO CLIENTE | PROMOÇÃO FEV 2016 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MATRIZ | VENDA | Agrupador | Física | MERCADO LIVRE | SAO LEOPOLDO - RS | COCA-COLA | Aprovado | Mercadoria para revenda | PADRÃO | Não | 84139190 | Pendente | PRONTA-ENTREGA | Em manutenção | PROMOÇÃO FEV 2016 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FILIAL 1 | COMPRA | Borderô | Jurídica | EXTRA | SAO PAULO - SP | PEPSI | Baixado | Matéria-prima | PROMOCIONAL | Sim | 84139190-01 | Aprovado | MOTOBOY RETIRA | Emitido / Analise | VIAGEM DOS SONHOS | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FILIAL 2 | AMOSTRA | Compra | Física | SUBMARINO | ALVORADA - TO | FRUKI | Cancelado | Embalagem | INVERNO 2017/2018 | Não | 70091000 | Em execução | CLIENTE RETIRA | Pendente / Proposta | CONCORRA A UM CARRO ZERO KM | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CD-RS | ORDEM_DE_SERVICO | Cotação | Jurídica | WALMART | MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS | COCA-COLA | Pendente | Produto em processo | CLIENTE X | Sim | 84139190 | Pronto | TRANSPORTADORA RETIRA | Aprovado | PROMOÇÃO FEV 2016 |
MATRIZ | |
VENDA | |
COCA-COLA | |
MATRIZ | |
VENDA | |
MATRIZ | |
VENDA | |
COCA-COLA | |