Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Ocorrências:
Número de identificação da ocorrência. Este número é gerado automaticamente na inclusão da ocorrência no sistema.
| |
Na tela de atualização em massa, o número da ocorrência vem acompanhado de seu título e ambos formam um link que permite alterar os dados de forma mais completa. | |
Título dado para a ocorrência. O título deve resumir a ocorrência em um única linha. | |
Identificação do contrato ou projeto ao qual esta ocorrência está vinculada. | |
Identificação do cliente do respectivo projeto. | |
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
| |
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
| |
Tipo de projeto (projeto, contrato de suporte, etc.). Ex:
| |
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade. Ex:
| |
Descrição da ocorrência.
| |
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é: Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
| |
Apresenta as atividades anteriores da qual esta atividade é dependente.
| |
Relação de atividades posteriores que são dependentes desta atividade.
| |
Indica uma lista de tarefas/estágios a serem cumpridos para a execução da atividade como um todo.
Quando não informado, é automaticamente preenchido com um checklist padrão cadastrado para o tipo de atividade. Depois disso, o checklist pode ser livremente adaptado para cada atividade. Cada linha do checklist representa um estágio ou tarefa. Acrescenta-se a sequência "OK" no início da linha para indicar que aquela tarefa/estágio foi cumprida. O usuário também pode colocar um tempo como última informação da linha. Este tempo deve ser informado através de um número (com decimais se necessário) seguido de "h" ou "min" para indicar se o tempo representa horas ou minutos. Exemplo: OK - Avaliar 30min OK - Aprovar - Implementar regra de negócio 3h - Testar 1.5h - Implantar 45min | |
Na tela de consulta a um registro, o campo Checklist vem visualmente apresentado como um check-list onde os itens com OK aparacem convenientemente marcados com um :
[d:adsrt.checklist; value="OK - Avaliar 30min\nOK - Aprovar\n- Implementar regra de negócio 3h\n- Testar 1.5h\n- Implantar 45min";] | |
Logo abaixo do checklist é apresentado um texto com informações sobre somatório das horas das etapas informadas no checklist e o tempo estimado faltante. Este campo é automaticamente atualizado a partir das informações do check-list.
| |
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.
Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos. | |
Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades multiplicado pelo índice de cada apropriação.
p.ex: 2,5 horas apropriado com índice de 1,50 será calculado como 3,75 horas. | |
Tempo estimado que ainda falta ser executado para concluir a atividade. Este tempo é calculado da seguinte forma:
| |
Tempo em horas planejado para executar essa atividade dentro da iteração. Utilizado no planejamento das iterações no caso de atividades que não serão concluídas dentro da iteração. Quando não informado, assume que a atividade será concluída dentro da iteração. Este tempo é removido sempre que a interação for alterada.
Ex:
| |
Tempo a ser executado nesta atividade durante o sprint atual. Calculado pelo menor valor informado entre o tempo restante e o tempo de interação da atividade.
| |
Nome do sistema ao qual a ocorrência está vinculada (sistema do componente que determina o escopo da mesma). Ex:
| |
Componente relacionado com a ocorrência. | |
Campo de filtro que, por padrão, evita a listagem de ocorrências encerradas, aceitas ou canceladas. Valor padrão: N | |
Informa em qual estágio esta atividade se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estagio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver OK.
| |
Determina a prioridade/importância da atividade.
| |
Indica a ordem de execução da atividade dentro do projeto. Um número menor indica que a atividade será executada antes de outra que tem um número maior.
Quando existem dependências entre atividades, os números de sequencia são automaticamente ajustados de forma que atividades posteriores terão sempre números maiores que o antecessor. Quando o nome global da atividade utiliza o parâmetro sequencia, uma é automaticamente criada, podendo ser o próximo número abaixo do projeto e/ou do cliente, dependendo do script que está definido. | |
Código geral de priorização que considera um conjunto de fatores e que é utilizado como regra geral de priorização no planejamento das atividades.. Este código é configurado pela preferencia PROJET.CAD_OCORRENCIAS.SQL_PRIORIDADE_GERAL.
| |
Identificação do cliente que está associado a esta atividade. Caso não informado e a atividade estiver associada a um projeto ou um contrato, então o cliente á automaticamente preenchido com o cliente do respectivo projeto/contrato. | |
Pessoa que solicitou a atividade. | |
Identificação da pessoa que incluiu a ocorrência no sistema.
| |
Identificação da pessoa definida como responsável pela ocorrência. | |
Nome da interação para a qual a execução esta atividade/ocorrência está programada. | |
Texto livre e opcional para descrever a iteração. | |
Define a ordem de execução das atividades dentro de uma interação. Quando informado, todas as atividades posteriores na mesma interação são automaticamente resequenciadas.
| |
Data em que a atividade foi criada. | |
Indica a data em que a atividade foi aprovada. Atividades não aprovadas são consideradas apenas propostas.
| |
Data para a qual a conclusão desta ocorrência está planejada. | |
Na lista, apresenta a data planejada para a conclusão da ocorrência ou, caso não informado e a atividade estiver vinculada a uma interação (sprint), apresenta a data planejada para o término da interação (sprint). | |
A data mais tarde em que a tarefa pode terminar sem atrasar a data de término do projeto. Seu valor é igual à menor data de início atrasado das tarefas posteriores a ela. Se não houverem tarefas posteriores, o término atrasado é exatamente igual ao término do projeto.
| |
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas). | |
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
| |
Data em que a atividade foi suspensa. Uma suspensão é feita normalmente quando existe alguma condição que poe em dúvida a execução da atividade. Atividades suspensas não são executadas até que esta condição seja resolvida.
| |
Data em que a atividade foi cancelada.
| |
Data em que a atividade foi alterada pela última vez. Atualizado sempre que houver uma alteração no registro. Usado para permitir um acompanhamento com relação a quando houve uma última interação com a ocorrencia (alterações nos históricos também atualizam esta data) | |
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
| |
Indica quando alterações na atividade devem enviar notificação por e-mail. | |
Texto livre (formato wiki) para o usuário informar algum comentário à ocorrência. | |
Lista de todos os participantes da atividade.
| |
Arquivos anexos para a ocorrência.
Imagens anexadas poderão ser utilizadas no corpo do texto através da macro wiki: [img : nome-do-anexo-sem-extensão] | |
Anexos relacionado ao comentário da atividade.
| |
Este domínio funciona praticamente igual ao domínio ATTACHED_FILE.
A diferença é que ele permite anexar vários arquivos a não apenas 1. Nas interfaces, é apresentada uma lista de arquivos já anexados e controles que permitem adicionar um novo arquivo e excluir algum dos arquivos já anexados. | |
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.
| |
Valor a ser faturado para a ocorrência. Para ocorrências concluídas, este valor é igual ao valor efetivamente calculado. Para ocorrências pendentes ou em execução, apresenta o valor estimado considerando o tempo já executado e a estimativa de tempo ainda pendente.
| |
Valor total de serviços da atividade a ser cobrado do cliente. O preenchimento deste campo depende do atributo FATURAMENTO. Caso o faturamento seja "Valor fixo", então o valor deverá ser informado pelo usuário. Caso seja "Por hora apropriada" ou "Por hora estimada", este atributo será automaticamente calculado pelo sistema.
| |
Valor total a ser faturado pela atividade. Calculado automaticamente pela soma do valor de serviços e de materiais.
| |
Identificação única da conta de faturamento. Sugere-se que a conta de faturamento seja formada pela identificação do cliente seguida de uma variação. Exemplos:
| |
Valor da hora a ser utilizada no faturamento.
Quando este valor estiver informado, ele será utilizado para o calculo da atividade | |
Define um código de identificação para a atividade. Pode ser informado pelo usuário ou automaticamente pelo sistema.
P.ex: Código de bloco pré-impresso. | |
Indica a release do sistema na qual a implementação da ocorrência foi incluída. Ver PROJET.CAD_OCORRENCIAS.RELEASE_SQL.
| |
Conjunto de palavras-chave para classificação e organização das ocorrências. | |
Lista de técnicos disponíveis com a respectiva data de programação disponível.
A lista de disponibilidade é montada com as pessoas que tiveram alguma apropriação nos ultimos 60 dias em ocorrências que fizeram parte de algum sprint. A data disponibilizada levará em consideração o tempo que o técnico tem disponível para cada semana, conforme configurado em Horas programáveis em cada sprint. Atenção Não será possível programar ocorrências cujo tempo estimado seja MAIOR que o número de horas programáveis configurado. Nestes casos, será necessário desmembrar a atividade em atividades menores.
No caso de uma pessoa nova na equipe, este recurso somente estará disponível DEPOIS desta pessoa registrar alguma apropriação em um ocorrência que faça parte de algum sprint. | |
Indica que a atividade á parte de uma atividade maior, como um projeto ou sub-projeto. |
Projeto de Software | Proposta | Urgente | A definir | |||||||||||||||||||
Produção de pedidos | Pendente | Alta | Por hora apropriada | |||||||||||||||||||
Implantação de software | Em execução | Média | Por hora estimada | |||||||||||||||||||
Erro | Concluída | Baixa | Valor orçado | |||||||||||||||||||
Projeto de Software | |
Projeto de Software | |
Proposta | |
2 | |
ELIGO | |
Urgente | |
A definir | |
Proposta | |
Projeto de Software | Proposta | ||||||||||||||||||
Produção de pedidos | Pendente | ||||||||||||||||||
Implantação de software | Em execução | ||||||||||||||||||
Erro | Concluída | ||||||||||||||||||
Projeto de Software | Proposta | 2 | ELIGO | Urgente | A definir | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Produção de pedidos | Pendente | 4 | DOENSA | Alta | Por hora apropriada | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Implantação de software | Em execução | 1 | COLECA | Média | Por hora estimada | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Erro | Concluída | 2 | ELIGO | Baixa | Valor orçado |
Projeto de Software | |
Proposta | |
Urgente | |
Atributos a serem informados no histórico.
Relação de nomes de campos a serem apresentados. Quando informado, a descrição das alterações do registro irá ser feita apenas para estes campos. Os campos deverão ser separados por vírgulas.
Tipo: UPPER
Indica o número de horas que poderão ser programadas em cada sprint para cada usuário.
Caso não informado, o sistema assume 16 horas.
Tipo: DOUBLE
Quando o sistema de ocorrências é utilizado em uma empresa de software, permite apresentar em qual release a atividade foi inserida através de um SQL customizado.
Para o ADS, este SQL é composto por:
select bs.build_sistema || ' ' || vbs.versao from ATIVIDADES_VERSOES_SISTEMAS avs join VERSOES_BUILDS_SISTEMAS vbs on vbs.id = avs.VERSAO_SISTEMA_ID join BUILDS_SISTEMAS bs on bs.id = vbs.BUILD_SISTEMA_ID where avs.atividade_id = ? order by bs.build_sistema, vbs.versao
Tipo: SOURCE_CODE
Expressão SQL utilizada para determinar a prioridade geral das ocorrências. Esta preferencia determina o valor do campo "Prioridade geral" que pode ser utilizado como fator de ordenação das atividades. Por padrão, as atividades serão ordenadas considerando:
Tipo: SOURCE_CODE
Valor padrão: ocor.prioridade || proj.prioridade || trim(to_char(coalesce(proj.sequencia,50),'000')) || trim(to_char(coalesce(ocor.sequencia,50),'000')) || trim(to_char(coalesce(tipo.sequencia,50),'000')) || case when ocor.faturamento in ('0','N') then '1' else '0' end || to_char(ocor.data_abertura,'yymmdd')
Indica o que deve ser sugerido como cliente da atividade.
Tipo: OPCAO