Gestão de projetos

Índice

Regras de notificações de atividades

PROJET.CAD_REGRAS_NOTIFICACOES_ATIVIDADES

Descrição

Interface para definir as regras de notificação das atividades/ocorrências.

As regras de notificação de atividades permitem determinar o envio de mensagens quando uma atividade (ocorrência) for criada ou alterada. O uso mais comum é configurar o envio de e-mails para os usuários que tem alguma relação com a atividade.

As regras são verificadas sempre que uma atividade é criada ou alterada. Cada regra determina uma condição, a mensagem e os destinatários. As condições estão relacionadas ao tipo da atividade, quais atributos foram alterados e a situação na qual a atividade se encontra.

Campos:

Nome dado para identificar a regra.
Tipo de transação que está sendo executado. Permite definir que a notificação seja gerada apenas na inclusão, alteração e/ou exclusão de uma atividade.
  • Inclusão
  • Alteração
  • Exclusão
  • Inclusão de participante
  • Exclusão de participante
Relação dos tipos de atividades para o qual o filtro deve ser aplicado. Caso não informado, o filtro é válido para atividades de qualquer tipo.
Quando informado, indica que a notificação somente será realizada no caso de algum dos campos selecionados ser alterado. Estes atributos não são considerados para eventos de inclusão/exclusão de participantes.
Quando informado indica que somente atividades que estiverem em uma das situação indicadas serão notificadas.
Note que se for desejado enviar um e-mail quando uma atividade entrar em execução (mas não notificar alterações durante a execução), basta configurar para enviar quando o atributo "Situação" for alterado para "Em execução".
Quando informado, indica as prioridades nas quais a notificação deve ser gerada. Permite, por exemplo, enviar uma notificação apenas quando a atividade estiver classificada como Urgente ou de Alta prioridade.
Título para ser usado na notificação. O título pode ser composto por macros relacionadas com a atividade (qualquer atributo da entidade).
Texto a ser utilizado para a mensagem a ser enviada.
Este texto pode utilizar os campos macros referindo-se a atributos da atividade.
Relação de destinos que devem receber a notificação.
Cada linha corresponde a um destino.
Os seguintes destinos são aceitos:
  • responsavel: Envia e-mail para o usuário responsável pela atividade.
  • emitente: Envia e-mail para o usuário que registrou a atividade.
  • gerente: Envia e-mail para o responsável pelo projeto (atividade pai) da atividade.
  • cliente: Envia e-mail para o cliente do projeto (atividade pai) da atividade.
  • desenvolvedores: Envia e-mail para todos os usuários desenvolvedores que estão vinculados ao sistema Telescope relacionada à atividade (Usuários sistemas marcados para serem notificados).
  • equipe: Envia e-mail para todas as pessoas relacionadas à atividade ou ao projeto.
  • participante: Utilizado exclusivamente para eventos de inclusão/exclusão de participantes. Envia e-mail para o participante que foi incluído ou excluído.
  • solicitante: Envia e-mail para o usuário que solicitou a atividade.
  • URIs: Envia a mensagem para qualquer URI suportada pelos content-senders do sistema tais como mailto:, ftp:, sms:, file:, etc.
  • contatos: Envia e-mail para os contatos informados no campo "E-mails a notificar"
Por padrão, as notificações são enviadas de forma assíncrona, ou seja, a alteração do registro é realizada de forma independente do envio da notificação. Quando o envio é síncrono, o processamento aguarda o envio da notificação e caso ela não seja possível de ser feita, o processamento é interrompido (e a atividade não é alterada).
Indica se o sistema deve avisar ao usuário que está originando a notificação de que a mesma foi enviada. Por exemplo: Ao salvar uma ocorrência, o sistema inclui uma caixa de sucesso com uma mensagem do tipo "Enviada notificação para nome@dominio.com.br".
Lista de consultas (SQL) que mapeiam parâmetros que podem ser utilizados no layout da mensagem.
Esses consultas devem ser baseadas no ${id} da atividade.
Ex:
SELECT DATA_EMISSAO AS DATA_EMISSAO_PEDIDO FROM PEDIDOS WHERE ATIVIDADE_ID = ${id};
SELECT ... ;
Indica se esta regra que esta ou não ativa. Regras inativas não geram notificações.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
InclusãoNãoNão
AlteraçãoSimSim
ExclusãoNãoNão
Inclusão de participanteSimSim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.

Regras

Popular campos

Popula a relação de tipos de atividades, atributos e situações possíveis de serem filtradas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Veja também