Gestão de projetos

Índice

Tipos de atividades

PROJET.CAD_TIPOS_ATIVIDADES

Descrição

Interface de cadastro de tipos de atividades.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Tipos de atividades:

Campos:

Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Como as atividades deste tipo devem ser divulgadas quando concluídas. Por exemplo: Atividades do tipo "Erro", após concluídas podem ser divulgadas com "Correções".
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Sigla do tipo de atividade. Normalmente preenchida com uma abreviação. Esta informação é apenas utilizada como recurso para otimizar o espaço em algumas telas e relatórios. Caso preenchida, deve ser única entre os tipos de atividades.
As atividades que são do tipo chamado são ocorrências abertas diretamente por clientes. Estas atividades tem alguns controles específicos relacionados ao follow-up do cliente.
Indica se este tipo de atividade pode ser utilizado como ocorrência ou não. As ocorrências são mantidas por uma interface específica.
Indica uma lista de tarefas que normalmente serão realizadas para este tipo de atividade. Exemplo: Um bug pode ser decomposto nas tarefas:
  • Reproduzir o problema
  • Diagnosticar a causa
  • Definir uma solução
  • Implementar a solução
  • Testar
  • Implantar
  • Verificar
  • Divulgar para o cliente
Texto livre para descrever o tipo de atividade. Meramente informativo.
Subdivide os tipos de atividades em categorias. Cada categoria gera uma combinação diferente para os atributos "Desmembrável", "Raiz" e "Evento".
  • Projeto (principal)
  • Sub-Projeto (de um projeto)
  • Atividade avulsa (sem projeto)
  • Atividade de um projeto
  • Evento de um projeto
  • Evento avulso
Indica que este tipo de atividade deve ser raiz (não tem uma atividade-pai). Atividades que não forem do tipo "Raiz" deverão estar contextualizadas sob uma atividade-pai como um projeto, por exemplo. Normalmente, atividades do tipo RAIZ também serão do tipo DESMEMBRAVEL.
Indica que a atividade pode ser desmembrada em várias sub-atividades ou quando ela é uma atividade controlada de forma independente. Projetos, por exemplo, são atividades desmembráveis.
Indica se os respectivos projetos/tarefas são apenas um evento controlado pelo sistema. Eventos não demandam trabalho, são apenas uma data de controle. Exemplo: Aprovação do teste de produção, Reunião técnica, etc.

Nos diagramas de Gantt, eventos são apresentados apenas por um losango.
Utilizado apenas para tipos de atividades desmembráveis. Indica que a data de término será automaticamente informada quando todas as atividades do projeto forem concluídas ou canceladas. Nestes casos, os projetos também não poderão ser concluídos diretamente, ou seja, para concluir o projeto será necessário concluir (ou cancelar) as atividades.
Indica se as atividades deste tipo podem ter apropriação de horas. Sugere-se que apenas as atividades efetivamente executáveis sejam apropriadas e que projetos não sejam diretamente apropriados.
Indica se as apropriações podem se sobrepor.
Se desmarcado não permite que as apropriações se sobreponham na linha de tempo para a mesma pessoa
Por padrão permite sobrepor.
OBS: Caso marcado para não sobrepor os testes de sobreposição serão realizados apenas entre apropriações que não permitem sobreposição.
Indica se este tipo de atividade pode ser usado em backlog de projetos Scrum. Atividades de gestão de projetos e suporte, por exemplo, não são atividades de backlog.
Define o faturamento que será utilizado nas atividades deste tipo quando não for informado um faturamento para a mesma.
  • A definir - Indicara que o faturamento da atividade não foi definido ainda.
  • Por hora apropriada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • Não faturar - A atividade/projeto não será faturada/o.
Indica se este tipo de atividade exige uma conta de faturamento para atividades que forem faturadas.
Indica como as atividades deste tipo DEVEM se comportar com relação a aprovação.
  • Não exige - As atividades poderão ser executadas e concluídas sem a necessidade de aprovação.
  • Para executar - A execução das atividades não poderá ser iniciada enquanto não houver aprovação.
  • Para concluir - As atividades não poderão ser concluídas enquanto não houver aprovação.
  • Se faturado - Não exige aprovação no caso da atividade não ser faturada. Caso a atividade seja faturada ou ainda não ter definido o faturamento, o sistema não permite executar a atividade.
Indica se a atividade deve calcular o seu tempo estimado pela soma dos tempos das sub-atividades ou se o tempo estimado será informado pelo usuário. Normalmente, projetos e sub-projetos são marcados para calcular o tempo estimado pela soma dos tempos estimados em suas atividades. Essa propriedade só faz sentido ser marcada em atividades desmembráveis.
Determina como as datas de planejamento são abastecidas (início e término planejado).
  • Automático - As datas da atividade são atualizadas automaticamente pelo sistema.
  • Manual - As datas são informadas pelos usuários.
Define a prioridade padrão para o tipo de atividade.
  • Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • Média - Normal
  • Baixa - Pouca importância
  • Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.
Número que indica a sequencia padrão para execução de atividades deste tipo. Utilizado como critério de desempate na organização das atividades. Exemplo: Por padrão, atividades que envolvem erros de sistema deverão ser executadas antes das atividades de melhoria.
Esta informação somente é utilizada quando não existir sequencia informada na própria atividade.
Indica o número de horas aproximado que deve ser utilizado para atividades deste tipo que ainda não foram estimadas. Essa informação é utilizada na gestão do tempo (de projetos ou recursos) onde atividades não foram devidamente detalhadas e estimadas e é aplicável apenas em atividades onde o usuário pode informar o tempo estimado (Calcular tempo estimado desmarcado).
O ideal é informar um tempo médio utilizado em atividades deste tipo com uma pequena margem de segurança de forma que estatisticamente, um grande número de atividades do mesmo tipo totalizem no número de horas efetivamente necessário.
Quando informado, indica uma sugestão para o número de sessões a serem agendadas para atividades deste tipo. Por exemplo: Um tipo de atividade "Tratamento fisioterápico" é composto normalmente por 10 sessões.
Define o tempo (em horas) que define o limite para que a ocorrência seja atendida ou que tenha iniciado a execução para atender.

Por exemplo:
  • 24 horas = 1 dia
  • 72 horas = 3 dias
  • 12 horas = metade de um dia (0,5 dia)
  • 4 horas = 1 turno (0,33 dia)
  • ...
Define o tempo (em horas) para que a atividade seja encerrada desde a hora em que foi registrada.
Quando informado, indica a interface que deve ser utilizada para consultar (ou manter) as atividades deste tipo. Este atributo é utilizado nas navegações de contexto. Caso não informado, as navegações de contexto serão direcionadas para a interface Projetos ou Ocorrências dependendo dela ser de um tipo desmembrável ou não.
Ex:
  • APPREF.CAD_PEDIDO
  • PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE
  • RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
  • RTAUTH.PRO_LOGIN
Título da interface padrão selecionada.
Ex:
  • Cadastro de pedidos
  • Tipos de atividades
  • Configurações das interfaces
  • Login
Se informado, a atividade indicada será utilizada como modelo para a nova atividade que está sendo criada. O sistema cria a mesma estrutura de atividades repetindo tempos estimados, custos, recursos, etc.
Define quando uma pessoa for inclusa na equipe da atividade a mesma deve ser herdade pelas atividades pai.
Nome (label) que deve ser usado para indicar a atividade pai (Projeto) da atividade. Informado apenas para tipos de atividades que são informadas abaixo de um projeto. Caso não informado, será utilizado a palavra "Projeto".
Exemplos: Para "Tarefas", pode ser "Projeto/sprint".
Ex:
  • Projeto
  • Obra
  • Contrato
Quando marcado, indica que esta atividade (que deve representar um projeto) poderá ter um orçamento organizado na forma de um plano de contas estruturado abaixo dele.
Define se é permitido informar recursos vinculados ao projeto/atividade. Quando marcado, as interfaces deverão incluir uma guia onde podem ser informados estes recursos.
Define se a atividades (projeto) deste tipo podem ser vinculadas a pedidos, documentos, títulos ou lançamentos de contas-correntes.
Obrigatoriamente a atividade deve permitir desmembramento.
Exemplos:
  • Desmembramento de um contas a pagar.
  • Lançamento de uma despesa no conta-corrente.
Indica se o registro de histórico pode alterar a situação da atividade.
Nome global da interface (ou serviço) que está sendo controlada, ou nome global da política de acesso para atividades.
Ex:
  • APPREF.CAD_PEDIDO
  • PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE
  • RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
  • RTAUTH.PRO_LOGIN
Indica como será o preenchimento do campo endereço na atividade.
  • Não informar - Atividades deste tipo não possuem endereço.
  • Opcional - Atividades deste tipo podem ter um endereço opcionalmente informado.
  • Requerida - Atividades deste tipo exigem obrigatoriamente que se informe um endereço.
Define a(s) categoria(s) que o tipo de atividade está associado.

As categorias são cadastradas através da interface Categorias de atividades.
Campo SCRIPT para definição da atividade global para atividade.
Caso não informado é utilizado o padrão ${atividade}
Macros aceitas:
  • ${atividade}: Código da atividade.
  • ${sequencia}: Número da sequencia.
  • ${atividadeGlobalPai}: Atividade Global da atividade pai (projeto).
  • ${separador}: Caractere separador.
  • ${cliente}: Código da pessoa para o cliente.

Para alterar o separador padrão (.) deve-se configurar a preferência PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.CARACTER_SEPARADOR_ATIVIDADE_GLOBAL.
Define se as propriedades da atividade clonada devem ser copiadas para a nova atividade que será criada.
Sigla do tipo de atividade.

  • Quando não informada e a sigla da atividade que está sendo clonada tiver cinco caracteres, a sigla gerada automaticamente vai conter os caracteres da atividade clonada e mudará o último caractere respeitando o alfabeto. Ex: AAAAA - AAAAB.
  • Caso contrário, será incluido ao final o caractere "N" (de "novo"). Ex: AAA - AAAN.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwareNãoProjeto (principal)NãoNão exigeUrgenteAPPREF.CAD_PEDIDOAPPREF.CAD_PEDIDO
Produção de pedidosSimSub-Projeto (de um projeto)SimPara executarAltaPROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICEPROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE
Implantação de softwareNãoAtividade avulsa (sem projeto)NãoPara concluirMédiaRTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMASRTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
ErroSimAtividade de um projetoSimSe faturadoBaixaRTAUTH.PRO_LOGINRTAUTH.PRO_LOGIN
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Projeto de SoftwareProjeto de SoftwareNãoNãoProjeto (principal)NãoNãoNãoA definirNão exigeNãoAutomáticoUrgenteAPPREF.CAD_PEDIDONãoProjetoNãoNãoNãoNãoAPPREF.CAD_PEDIDONão informar
Produção de pedidosProdução de pedidosSimSimSub-Projeto (de um projeto)SimSimSimPor hora apropriadaPara executarSimManualAltaPROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICESimObraSimSimSimSimPROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICEOpcional
Implantação de softwareImplantação de softwareNãoNãoAtividade avulsa (sem projeto)NãoNãoNãoPor hora estimadaPara concluirNãoAutomáticoMédiaRTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMASNãoContratoNãoNãoNãoNãoRTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMASRequerida
ErroErroSimSimAtividade de um projetoSimSimSimValor orçadoSe faturadoSimManualBaixaRTAUTH.PRO_LOGINSimProjetoSimSimSimSimRTAUTH.PRO_LOGINNão informar
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Clonar

Cria uma nova atividade a partir da atividade selecionada.

Regras

Atualizar categorias

Atualiza as categorias do tipo de atividades conforme selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Desabilitar os campos especificos

Desabilta os campos específicos conforme o ambiente e parâmetros de configuração do tipo de uso para o registro de atividades/ocorrências.

P.ex:
  • se haverão atividades pai-filho (hierárquia)
  • se terá controle de ocorrência do tipo backlog (scrum)
  • se terá apropriação de horas
  • ...
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Popular categorias

Popula o campo de categorias.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular os tipos de agendas

Popula as opções para os tipos de agenda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Salvar Categoria

Preenche os campos "Desmembrável", "Raiz" e "Evento" com os substrings do que estiver informado na categoria.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Salvar tipos de agendas

Salva os tipos de agenda selecionados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Veja também