Gestão de projetos

Índice

Faturamento de atividades

PROJET.REP_FATURAMENTO_ATIVIDADES

Descrição

Relatório das atividades faturadas de um cliente ou projeto em um período. O objetivo deste relatório é de apresentar as atividades realizadas em um determinado período para um cliente/projeto com o propósito de justificar uma cobrança de valor.

Campos:

Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Título dado para a atividade.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome do projeto.
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
Define se o relatório deve incluir as atividades que não são faturadas. Esta opção pode ser utilizada quando se deseja incluir estas atividades para simples conferência. Por padrão vem preenchido com "Não".
  • Sim - Deve incluir TODAS as atividades não faturadas. Atividades não faturadas serão incluídas no relatório mas com valor zero.
  • Não - Não deve incluir as atividades não faturadas.
Valor padrão: N
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.
  • A definir - Falta definir se a atividade será faturado ou não.
  • Por hora apropriada - Esta atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • Não faturar - Esta atividade/projeto não será faturada/o.
Identificação única da conta de faturamento. Sugere-se que a conta de faturamento seja formada pela identificação do cliente seguida de uma variação. Exemplos:
  • CLIENTE ABC - CONSULTORIA
  • CLIENTE ABC - ELIGO
  • CLIENTE ABC - INFRA
  • etc.
Valor total a ser faturado pela atividade. Calculado automaticamente pela soma do valor de serviços e de materiais.

Operações

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Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
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Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwarePropostaA definir
Produção de pedidosPendentePor hora apropriada
Implantação de softwareEm execuçãoPor hora estimada
ErroConcluídaValor orçado
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Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
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Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
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Faturamento de atividades

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
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Quebra de relatório