Entidade TIPOS_ATIVIDADES

PROJET.TIPOS_ATIVIDADES

Descrição

Esta entidade estabelece os tipos de [[projet.atividades]] que o sistema suporta definindo as respectivas regras. Estas
regras vão definir o padrão normal de atividades e responsabilidades de um projeto.

Para efeito do sistema, os seguintes conceitos serão adotados:

PROJETO - É um trabalho que será desmembrado em diversas tarefas e/ou sub-projetos. Um projeto não faz parte de um
projeto maior. Um projeto pode ser o desenvolvimento de uma coleção, o desenvolvimento de um sistema de informática, uma
auditoria interna do sistema da qualidade, etc.

SUB-PROJETO - É um projeto que faz parte de um projeto maior. Para efeito deste projeto maior, os sub-projetos aparecem
exatamente da mesma forma que uma tarefa.
O requisito de um projeto pode ser considerado como um
sub-projeto (Backlog do SCRUM)

TAREFA - É uma quantidade mensurável de trabalho que é controlado de forma integral, ou seja, não é sub-dividida.

EVENTO ou MARCO - É um acontecimento que deve ser controlado juntamente com o resto do projeto. Um evento pode ser, por
exemplo, o recebimento de um recurso, a aprovação de uma parte do projeto, uma data previamente negociada, etc.
Normalmente, eventos não requerem recursos internos e o único controle utilizado é a sua efetivação.

Naturalmente, os tipos de atividades poderão ter nomes mais específicos conforma a necessidade.
Exemplos:

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK Chave de identificação interna
TIPO_ATIVIDADEOPCAO(200)Rqd UK Tipo de atividade:
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.

Exemplos:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
TITULO_CONCLUIDOTEXT(200)Titulo concluído:
Como as atividades deste tipo devem ser divulgadas quando concluídas. Por exemplo: Atividades do tipo "Erro", após concluídas podem ser divulgadas com "Correções".
SIGLAUPPER(5)UK Sigla:
Sigla do tipo de atividade. Normalmente preenchida com uma abreviação. Esta informação é apenas utilizada como recurso para otimizar o espaço em algumas telas e relatórios. Caso preenchida, deve ser única entre os tipos de atividades.
DESCRICAOTEXT_LONGDescrição:
Texto livre para descrever o tipo de atividade. Meramente informativo.
DESMEMBRAVELFLAG(1)Rqd Desmembrável:
Indica que a atividade pode ser desmembrada em várias sub-atividades ou quando ela é uma atividade controlada de forma independente. Projetos, por exemplo, são atividades desmembráveis.

Valor padrão = N
RAIZFLAG(1)Rqd Raiz:
Indica que este tipo de atividade deve ser raiz (não tem uma atividade-pai). Atividades que não forem do tipo "Raiz" deverão estar contextualizadas sob uma atividade-pai como um projeto, por exemplo. Normalmente, atividades do tipo RAIZ também serão do tipo DESMEMBRAVEL.

Valor padrão = N
TIPO_ATIVIDADE_PAI_IDID(18)FK Tipo de atividade pai:
Quando informado indica que este tipo de atividade ocorre como desmembramento de um outro tipo de atividade específico.

Referência para TIPOS_ATIVIDADES
LABEL_PAITEXT(40)Label para atividade pai:
Nome (label) que deve ser usado para indicar a atividade pai (Projeto) da atividade. Informado apenas para tipos de atividades que são informadas abaixo de um projeto. Caso não informado, será utilizado a palavra "Projeto".
Exemplos: Para "Tarefas", pode ser "Projeto/sprint".

Exemplos:
  • Projeto
  • Obra
  • Contrato
EVENTOFLAG(1)Rqd Evento:
Indica se os respectivos projetos/tarefas são apenas um evento controlado pelo sistema. Eventos não demandam trabalho, são apenas uma data de controle. Exemplo: Aprovação do teste de produção, Reunião técnica, etc.

Nos diagramas de Gantt, eventos são apresentados apenas por um losango.

Valor padrão = N
APROPRIA_HORASFLAG(1)Rqd Apropria horas:
Indica se as atividades deste tipo podem ter apropriação de horas. Sugere-se que apenas as atividades efetivamente executáveis sejam apropriadas e que projetos não sejam diretamente apropriados.

Valor padrão = N
OCORRENCIAFLAG(1)Rqd Ocorrência:
Indica se este tipo de atividade pode ser utilizado como ocorrência ou não. As ocorrências são mantidas por uma interface específica.

Valor padrão = N
CHAMADOFLAG(1)Rqd Chamado:
As atividades que são do tipo chamado são ocorrências abertas diretamente por clientes. Estas atividades tem alguns controles específicos relacionados ao follow-up do cliente.

Valor padrão = N
BACKLOGFLAG(1)Rqd Backlog:
Indica se este tipo de atividade pode ser usado em backlog de projetos Scrum. Atividades de gestão de projetos e suporte, por exemplo, não são atividades de backlog.

Valor padrão = N
PERMITE_DOCUMENTOS_TITULOSFLAG(1)Permite documentos e títulos:
Define se a atividades (projeto) deste tipo podem ser vinculadas a pedidos, documentos, títulos ou lançamentos de contas-correntes.
Obrigatoriamente a atividade deve permitir desmembramento.
Exemplos:
  • Desmembramento de um contas a pagar.
  • Lançamento de uma despesa no conta-corrente.

Valor padrão = S
PERMITE_INFORMAR_ORCADOSFLAG(1)Rqd Permite informar orçados:
Quando marcado, indica que esta atividade (que deve representar um projeto) poderá ter um orçamento organizado na forma de um plano de contas estruturado abaixo dele.

Valor padrão = S
PERMITE_INFORMAR_RECURSOSFLAG(1)Rqd Permite informar recursos:
Define se é permitido informar recursos vinculados ao projeto/atividade. Quando marcado, as interfaces deverão incluir uma guia onde podem ser informados estes recursos.

Valor padrão = S
HISTORICOS_ALTERAM_SITUACAOFLAG(1)Rqd Históricos alteram situação:
Indica se o registro de histórico pode alterar a situação da atividade.

Valor padrão = N
FATURAROPTION(1)Faturamento padrão:
Define o faturamento que será utilizado nas atividades deste tipo quando não for informado um faturamento para a mesma.

Valores permitidos:
  • 0 - A definir - Indicara que o faturamento da atividade não foi definido ainda.
  • A - Por hora apropriada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • E - Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • O - Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • V - Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • N - Não faturar - A atividade/projeto não será faturada/o.

Valor padrão = N
EXIGE_CONTA_FATURAMENTOFLAG(1)Rqd Exige conta de faturamento:
Indica se este tipo de atividade exige uma conta de faturamento para atividades que forem faturadas.

Valor padrão = S
EXIGE_APROVACAOOPCAO(1)Rqd Exige aprovação:
Indica como as atividades deste tipo DEVEM se comportar com relação a aprovação.

Valores permitidos:
  • N - Não exige - As atividades poderão ser executadas e concluídas sem a necessidade de aprovação.
  • E - Para executar - A execução das atividades não poderá ser iniciada enquanto não houver aprovação.
  • O - Para concluir - As atividades não poderão ser concluídas enquanto não houver aprovação.
  • F - Se faturado - Não exige aprovação no caso da atividade não ser faturada. Caso a atividade seja faturada ou ainda não ter definido o faturamento, o sistema não permite executar a atividade.

Valor padrão = N
PRIORIDADE_DEFAULTOPCAO(1)Rqd Prioridade padrão:
Define a prioridade padrão para o tipo de atividade.

Valores permitidos:
  • 1 - Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • 2 - Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • 3 - Média - Normal
  • 4 - Baixa - Pouca importância
  • 5 - Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • 9 - Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.

Valor padrão = 3
CHECKLISTCHECKLISTChecklist:
Indica uma lista de tarefas que normalmente serão realizadas para este tipo de atividade. Exemplo: Um bug pode ser decomposto nas tarefas:
  • Reproduzir o problema
  • Diagnosticar a causa
  • Definir uma solução
  • Implementar a solução
  • Testar
  • Implantar
  • Verificar
  • Divulgar para o cliente
ATIVIDADE_MODELO_IDID(18)FK Atividade modelo:
Se informado, a atividade indicada será utilizada como modelo para a nova atividade que está sendo criada. O sistema cria a mesma estrutura de atividades repetindo tempos estimados, custos, recursos, etc.

Referência para ATIVIDADES
INTERFACE_PADRAO_IDID(18)FK Interface padrão:
Quando informado, indica a interface que deve ser utilizada para consultar (ou manter) as atividades deste tipo. Este atributo é utilizado nas navegações de contexto. Caso não informado, as navegações de contexto serão direcionadas para a interface Projetos ou Ocorrências dependendo dela ser de um tipo desmembrável ou não.

Referência para INTERFACES_SISTEMAS
CALCULAR_TEMPO_ESTIMADOFLAG(1)Rqd Calcular tempo estimado:
Indica se a atividade deve calcular o seu tempo estimado pela soma dos tempos das sub-atividades ou se o tempo estimado será informado pelo usuário. Normalmente, projetos e sub-projetos são marcados para calcular o tempo estimado pela soma dos tempos estimados em suas atividades. Essa propriedade só faz sentido ser marcada em atividades desmembráveis.

Valor padrão = S
HORAS_ESTIMADASNUMBER(18)Duração estimada:
Indica o número de horas aproximado que deve ser utilizado para atividades deste tipo que ainda não foram estimadas. Essa informação é utilizada na gestão do tempo (de projetos ou recursos) onde atividades não foram devidamente detalhadas e estimadas e é aplicável apenas em atividades onde o usuário pode informar o tempo estimado (Calcular tempo estimado desmarcado).
O ideal é informar um tempo médio utilizado em atividades deste tipo com uma pequena margem de segurança de forma que estatisticamente, um grande número de atividades do mesmo tipo totalizem no número de horas efetivamente necessário.
TIPO_PLANEJAMENTOOPCAO(1)Rqd Tipo de planejamento:
Determina como as datas de planejamento são abastecidas (início e término planejado).

Valores permitidos:
  • A - Automático - As datas da atividade são atualizadas automaticamente pelo sistema.
  • M - Manual - As datas são informadas pelos usuários.

Valor padrão = M
TERMINO_AUTOMATICOFLAG(1)Rqd Término automático:
Utilizado apenas para tipos de atividades desmembráveis. Indica que a data de término será automaticamente informada quando todas as atividades do projeto forem concluídas ou canceladas. Nestes casos, os projetos também não poderão ser concluídos diretamente, ou seja, para concluir o projeto será necessário concluir (ou cancelar) as atividades.

Valor padrão = S
TEMPO_LIMITE_ATENDIMENTONUMBER(18)Tempo limite para atendimento:
Define o tempo (em horas) que define o limite para que a ocorrência seja atendida ou que tenha iniciado a execução para atender.

Por exemplo:
  • 24 horas = 1 dia
  • 72 horas = 3 dias
  • 12 horas = metade de um dia (0,5 dia)
  • 4 horas = 1 turno (0,33 dia)
  • ...
TEMPO_LIMITE_ENCERRAMENTONUMBER(18)Tempo limite para encerramento:
Define o tempo (em horas) para que a atividade seja encerrada desde a hora em que foi registrada.
TIPO_CALCULO_NOME_GLOBALOPCAO(1)Rqd Tipo de cálculo para nome global:
Indica como o nome global da atividade deve ser calculado.

Valores permitidos:
  • H - Hiearquico - Nome global é igual ao nome global da atividade pai ( se houver ), concatenado com um "." e o código da atividade.
  • I - ID - Nome global será igual ao ID da atividade.
  • S - Simples - Nome global é igual ao código

Valor padrão = I
POLITICA_ACESSO_IDID(18)FK Política de acesso:
Quando informado, indica uma política de acesso que poderá ser vinculada aos perfis de acesso e que irá definir quem são os usuários que poderão consultar, criar, alterar, excluir, cancelar ou encerrar as atividades deste tipo.

Referência para INTERFACES_SISTEMAS
SEQUENCIAINTEGERSequencia:
Número que indica a sequencia padrão para execução de atividades deste tipo. Utilizado como critério de desempate na organização das atividades. Exemplo: Por padrão, atividades que envolvem erros de sistema deverão ser executadas antes das atividades de melhoria.
Esta informação somente é utilizada quando não existir sequencia informada na própria atividade.
NUMERO_SESSOESINTEGERNúmero de sessões:
Quando informado, indica uma sugestão para o número de sessões a serem agendadas para atividades deste tipo. Por exemplo: Um tipo de atividade "Tratamento fisioterápico" é composto normalmente por 10 sessões.
HERANCA_EQUIPEFLAG(1)Rqd Herança equipe:
Define quando uma pessoa for inclusa na equipe da atividade a mesma deve ser herdade pelas atividades pai.

Valor padrão = N
SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBALSOURCE_CODEScript Atividade Global:
Campo SCRIPT para definição da atividade global para atividade.
Caso não informado é utilizado o padrão ${atividade}
Macros aceitas:
  • ${atividade}: Código da atividade.
  • ${sequencia}: Número da sequencia.
  • ${atividadeGlobalPai}: Atividade Global da atividade pai (projeto).
  • ${separador}: Caractere separador.
  • ${cliente}: Código da pessoa para o cliente.

Para alterar o separador padrão (.) deve-se configurar a preferência PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.CARACTER_SEPARADOR_ATIVIDADE_GLOBAL.
ENDERECOOPCAO(100)Rqd Endereço:
Indica como será o preenchimento do campo endereço na atividade.

Valores permitidos:
  • N - Não informar - Atividades deste tipo não possuem endereço.
  • O - Opcional - Atividades deste tipo podem ter um endereço opcionalmente informado.
  • R - Requerida - Atividades deste tipo exigem obrigatoriamente que se informe um endereço.

Valor padrão = N
PERMITE_SOBREPORFLAG(1)Rqd Permite sobrepor:
Indica se as apropriações podem se sobrepor.
Se desmarcado não permite que as apropriações se sobreponham na linha de tempo para a mesma pessoa
Por padrão permite sobrepor.
OBS: Caso marcado para não sobrepor os testes de sobreposição serão realizados apenas entre apropriações que não permitem sobreposição.

Valor padrão = S
PERMITE_PEDIDOSFLAG(1)Rqd Permite pedidos:
DEPRECIADO - Usar PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.PERMITE_DOCUMENTOS_TITULOS

Define se as atividades deste tipos podem ser vinculadas a pedidos.

Valor padrão = N
PRODUTO_IDID(18)FK Produto:
DEPRECIADO!!!

Referência para PRODUTOS

Regras

Quando produto informado, montar relacionamento 1-1 com produtos

(Antes de inserir)
Existem situações onde o tipo de atividade representa 1 produto (tipo de serviço).
Nestes casos, o ID do tipo de atividade será igual ao ID do produto, formando um relacionamento 1:1.

Validar alterações

(Antes de alterar)
Valida as regras em caso de alteração do tipo de atividade: