Gestão de projetos de instalações elétricas

Índice

Cadastro de atividades

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO2

Descrição

Interface genérica para cadastrar atividades e sub-atividades. A interface se adequa ao tipo de atividade, quer seja processo, tarefa, evento, etc. e ao contexto em que é chamada.

Campos:

Tempo estimado com unidade de medida
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Descrição da atividade. Este campo aceita os padrões WIKI de formatação e imagens podem ser inseridas anexando o arquivo da imagem e incluindo a macro abaixo no local desejado.
[img : nome-do-anexo-sem-extensão]
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
Data em que a atividade efetivamente foi iniciada.

No caso de atividades que não tem apropriação de horas (projetos), o início efetivo é atualizado automaticamente pela menor data de início efetivo das atividades resultantes do desmembramento do projeto.

No caso de atividades com apropriação de horas, o início efetivo é a data e hora da primeira apropriação registrada.
Data planejada para o início da execução da atividade.
Para tarefas, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de início planejado da primeira tarefa.
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
Indica a ordem de execução da atividade dentro do projeto. Um número menor indica que a atividade será executada antes de outra que tem um número maior.
Quando existem dependências entre atividades, os números de sequencia são automaticamente ajustados de forma que atividades posteriores terão sempre números maiores que o antecessor.

Quando o nome global da atividade utiliza o parâmetro sequencia, uma é automaticamente criada, podendo ser o próximo número abaixo do projeto e/ou do cliente, dependendo do script que está definido.
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Data em que o término da atividade foi planejado.
Para atividades, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de término planejado da última tarefa.
Título dado para a atividade.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de Software
Produção de pedidos
Implantação de software
Erro
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Calcular agendas

Este processo distribui aa atividades nas agendas dos recursos e determina a data de término planejado para o projeto.
Topo

Clonar a atividade em outra

Clonar a atividade em outra.
Topo

Zerar agendas

Este procedimento permite que o gerente de projeto exclua todos os agendamentos feitos para o mesmo com o objetivo de priorizar um outro projeto que utilize estes recursos.

Regras

Adequar o formulário de acordo com o tipo de atividade escolhida

Este procedimento verifica o tipo de atividade informado na tela (ou do registro sendo consultado) e adequa o formulário:

  • Corrige o label "Atividade" para o tipo específico (Projeto, Processo, Tarefa, etc.);
  • Se tiver pai, corrige o label "Atividade-pai" para o tipo específico;
  • Se o tipo de planejamento for automático, não permite que os campos de início planejado e término planejado sejam modificados;
  • Se o tipo de atividade for desmembrável, então protege os campos tempo e custo estimados;
  • Se a atividade é desmembramento de outra (parâmetro PAI_ID está preenchido), então esconde o campo responsável (pessoa) e habilita o campo responsável (recurso) que deve ser populado com os recursos da atividade-pai.
  • Se tem atividade pai, proteger o campo "Unidade de tempo"

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Carregar estilos para as tabelas de atividades

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Gerar uma sugestão para a atividade

Quando criando uma nova atividade abaixo de um projeto, o sistema sugere que ela seja identificada com um número sequencial calculado automaticamente.

Incluir tratamento que possibilita a navegação para outras atividades

Incluir tratamento que possibilita a navegação para outras atividades.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Montar o gráfico de Gantt

Gerar um gráfico de Gantt das sub-atividades e colocar no campo GANTT.

Popular a lista de recursos que podem ser responsáveis

Popular a lista de recursos que podem ser responsáveis.

Popular as opções possíveis de Atividade-Pai para inclusão

Prepara as opções de atividade-pai disponíveis para a inclusão de uma nova atividade.
As opções disponíveis são:

  • Nula - Para inclusão de novos projetos ou atividades-raiz (desde que o usuário tenha permissão para tal)
  • Projetos ou Sub-Projetos que o usuário tenha a permissão

Caso ainda não informada, a opção default dependerá da atividade em que o usuário estava:

  • Nula - O usuário não estava no contexto de uma atividade, ou estava em um projeto já encerrado
  • Projeto X - Caso o usuário estivesse no projeto ou em uma atividade do mesmo.

Popular os tipos de atividades possíveis

Popular os tipos de atividades possíveis de serem escolhidos de acordo com a atividade-pai selecionada.

Reapresentar a tela

Este procedimento reapresenta a tela atual para que ela possa ser readequada.

Salvar pessoas envolvidas

Realizar a apropriação das pessoas informadas.