Gerador de relatórios

Índice

Relatórios customizados

REPORTS.PRO_REPORTS

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Comportamento:Topo

Quebra de relatório

Topo

Gráfico

Apresentação de um gráfico do tipo XY. Isso inclui gráficos de linha, barra, área, etc.
Este tipo de gráfico utiliza as seguintes variáveis:
Caso sejam informadas apenas as variáveis X e Y, então o gráfico formado será apenas de uma linha.
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Eventos PRE_DISPLAY em relatórios customizados
  • Configurações

    REPORTS.PRO_REPORTS.APRESENTAR_DESCRICAO_RELATORIO

    OBSOLETO - Apresentar a descrição do relatório na tela de pesquisa

    Define se a descrição informada no cadastro do relatório será apresentada na tela onde o usuário dispara a sua execução.
    A descrição do relatório tem como objetivo esclarecer o seu conteúdo e incluir orientações sobre a sua utilização para os usuários.

    Substituído pelo campo "Apresentar descrição" do Cadastro de relatórios.

    Tipo: FLAG

    Regras

    Configurar

    Configura o bloco para ser executado de acordo com o cadastro do relatório:
    • Valida se o usuário tem acesso ao relatório específico.
    • Altera o nome global do bloco de forma que funcionalidade vão se comportar com base na interface do cadastro e não do PRO_REPORTS.
    • Troca o SQL base
    • Troca o título
    • Altera a conexão da base de dados, se necessário
    • Desabilita a possibilidade de configurar os campos
    • Cria e registra todas as features com seus respectivos campos
    • Apresenta a descrição se houver
    • Configura o formulário corrente com as preferências do usuário
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inicializar o componente formulário "Consultar"
    • Antes de inicializar o componente formulário "Exportar"
    • Antes de inicializar o componente formulário "Gráfico"
    • Antes de inicializar o componente formulário "Listar"
    • Antes de inicializar o componente formulário "Pesquisar"
    • Antes de inicializar o componente formulário "Planilha eletrônica"
    • Antes de inicializar o componente formulário "Relatório"

    Veja também