Gerador de relatórios
Configuração das opções de filtros dos relatórios
REPORTS.RQ-001
Descrição
O campo "opções" apresentado na aba "filtros" dos relatórios possui diversas formas de apresentação dos dados. Através deste campo é possível alterar a forma de apresentação dos campos ao criar-se um relatório, dando liberdade ao usuário de personalizar o relatório conforme a sua necessidade.
Fluxo normal
Configurações
Através das configurações do campo "Opções" localizado na interface Cadastro de relatórios é possível customizar o formato de apresentação dos campos de um relatório. Para validar o resultado das alterações do campo "Opções" basta executar o relatório na interface Relatórios.
- Acessar a interface Cadastro de relatórios.
- É possível criar um novo relatório através do botão [Novo].
- Exemplo de novo relatório:
- O usuário deve ter conhecimentos básicos sobre banco de dados e comandos SQL para informar o valor do campo "SQL", caso contrário é necessário entrar em contato com o suporte ao cliente para realização do mesmo.
- Após criado o novo relatório o usuário pode acessar a guia "Filtros" onde estão disponibilizados todos os campos a partir do comando SQL anteriormente informado.
- Acessando-se a guia "Filtro" pode-se verificar que é apresentado o campo "Opções". Existem várias maneiras de configurar este campo, lembrando que em determinadas situações ele age em conjunto com o campo "Domínio".
- Existem duas formas de configurar este campo, informando uma lista de valores ou um comando SQL.
- Abaixo seguem algumas aplicações práticas como exemplos:
- Caso o domínio seja "Opção", pode-se informar os seguintes valores:
- Listagem de valores: existe uma forma de apresentar uma listagem de valores, como uma caixa de seleção ao executar o relatório, porém existe uma regra para que o valor seja corretamente apresentado no campo do relatório. Deve ser informado no formato "VALOR PARA O BANCO DE DADOS=VALOR APRESENTADO", por exemplo:
- O usuário informa no campo "Opção" da coluna "Estabelecimento" o seguinte valor
12345=Estabelecimento PRD.
- O valor apresentado no campo "Estabelecimento" ao realizar o relatório será "Estabelecimento PRD" e passará corretamente o ID correspondente ao banco de dados quando o relatório for gerado. Será apresentado da seguinte forma:
- Comando SQL: O comando SQL gera uma lista de registros onde quem o escreve limita a quantidade que será apresentada. Ao utilizar este método o usuário deve limitar a quantidade de colunas retornadas pelo comando SQL a duas, sendo que a primeira coluna representa a identificação do registro, o ID que será reconhecido pelo banco de dados e a segunda o valor que será apresentado no campo de opções ao gerar o relatório, por exemplo:
SELECT ID, NOME_ESTABELECIMENTO FROM ESTABELECIMENTOS
- Este comando indica que no campo "Estabelecimento" ao selecionar-se uma opção o sistema apresentará todos os estabelecimentos e passará corretamente o ID correspondente ao banco de dados quando o relatório for gerado.
- Caso o domínio seja "Texto", pode-se informar os seguintes valores:
- Comando SQL: O comando SQL gera uma lista de registros onde quem o escreve limita a quantidade que será apresentada. Ao utilizar este método o usuário deve limitar a quantidade de colunas retornadas pelo comando SQL a três, sendo que a primeira coluna representa a identificação do registro, o ID que será reconhecido pelo banco de dados, a segunda o valor que será apresentado no autocomplete e a terceira a forma como será pesquisada, por exemplo:
SELECT ID AS VALOR, NOME_ESTABELECIMENTO AS DESCRICAO, NOME_ESTABELECIMENTO AS PESQUISAR FROM ESTABELECIMENTOS
- Este comando vai tornar o campo "Estabelecimento" com a opção de completar o que o usuário está digitando. Possui um diferencial que é a utilização dos "aliases" que são apelidos atribuídos aos campos. Obrigatoriamente devem ser utilizados os alias "valor, descricao e pesquisar" para que o comando identifique corretamente seu respectivo campo.
- O valor apresentado no campo "Estabelecimento" ao realizar o relatório será conforme a consulta na base de dados e passará corretamente o ID correspondente quando o relatório for gerado. Será apresentado da seguinte forma:
Definição de query operators padrões nas pesquisas:
Podem ser configurado o query operator padrão para os campos da tela de pesquisa que deve ser informado no campo "Valor padrão" da Campos do relatório.
P.ex.: Para que um campo "Descrição" seja apresentado com o query operator "contém" na tela de query deve ser informado o valor |s .
Ver Como utilizar os Query Operators na passagem de parâmetros?.