Rotas

Índice

Rotas

ROTAS.CAD_ROTAS

Descrição

Manutenção de rotas. Uma rota é uma sequência de endereços de pessoas. Pode ser vinculada a uma pessoa para ser responsável pela rota.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Rotas:

Campos:

Nome dado para identificar a rota.
Nome dado para identificar o tipo de rota.
Ex:
  • VENDEDOR
  • ENTREGA
Indica a pessoa responsável pela rota. Caso informado, a tela será redirecionada para o cadastro da pessoa.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Modelo de mensagem a ser informado. Ao selecionar um modelo, o texto da mensagem abaixo é automaticamente atualizado.
Texto da mensagem que deverá ser enviada.
Indica o meio que deverá ser utilizado para o envio da mensagem.
  • E-Mail - As mensagens serão enviadas por e-mail. A conta de e-mail a ser utilizada, será a primeira que for encontrada conforme preferência. Por padrão, utiliza o padrão "EMAIL PEDIDOS, EMAIL, EMAIL PROFISSIONAL, EMAIL%"
  • SMS - As mensagens serão enviadas por SMS.
  • Whatsapp - As mensagens serão enviadas por whatsapp.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
VENDEDORMATRIZ
ENTREGAFILIAL 1
VENDEDORFILIAL 2
ENTREGACD-RS
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
VENDEDOR
MATRIZ
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Enviar mensagem

Envia uma mensagem para todos os clientes que estão na rota. O sistema pedirá pelo conteúdo da mensagem e o modo de envio (e-mail, SMS ou Whatsapp).

Configurações

ROTAS.CAD_ROTAS.PRIORIDADE_CONTATOS

Prioridade dos contatos

Determina como os contatos das pessoas deverão ser priorizados na obtenção do número/endereço para envio.
Caso não configurado, assume o seguinte valor:

EMAIL=EMAIL COMPRAS, EMAIL, EMAIL%
SMS=SMS, CELULAR, CELULAR%
WHATSAPP=WHATSAPP

Tipo: PROPERTIES

Regras

Ajustar tela caso vendedor informado

Caso o parâmetro do vendedor for informado, os campos de pessoa não precisa ser informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"