Sub-sistema de administração de logs

Índice

Retenções dos LOGs

RTLOG.CAD_RETENCOES_LOGS

Descrição

Interface para o gerenciamento das retenções de LOGs.

As retenções de log são utilizadas para controlar a quantidade de informações de LOG que são mantidas de forma "on-line" no sistema. O principal objetivo, é o de estabelecer o tempo de retenção a ser utilizado para cada tipo de log. Em paralelo, esta entidade também mantém algumas estatísticas sobre cada um dos tipos de log existentes no mesmo.

Isso permite, por exemplo, que LOGs contendo avisos e mensagens de erro sejam eliminados em 1 semana, que LOGs de inclusão e alteração da base de dados sejam mantidos por 2 anos e que os logs das requisições do usuários seja mantido por 6 meses.

Esta entidade pode ser automaticamente populada pela rotina de atualização de estatísticas. Novos registros são criados com base nos LOGs encontrados na base, ficando a responsabilidade do administrador do sistema apenas definir o tempo de retenção a ser adotado para cada tipo.

Campos:

Nome do tipo de log. Ver RTLOG.LOGS.TIPO.
Ex:
  • CRITICAL EXCEPTION
  • ENT-EVE
  • ERROR
  • JOB
  • INFO
  • REPL
  • REQUEST
  • REQUEST ERROR
  • REQUEST_AJAX
  • SQL-DEL
  • SQL-INS
  • SQL-UPD
  • UNKNOWN EXCEPTION
  • WARNING
Tempo de retenção (em dias) em que os registros de LOG são mantidos no sistema.
Caso não informado, será considerado que este tipo de LOG nunca é removido do sistema.

Caso se deseje manter um determinado tipo de LOG que seja mantido por uma semana, então deve-se informar uma retenção de 7 dias o que fará com que o JOB de limpeza exclua registros com mais de 7 dias.
Quando informado, indica a data de LOG deste tipo mais antiga que existe cadastrado no sistema. Este atributo é atualizado pelas rotinas de limpeza de LOG e/ou atualização dos dados estatísticos e é utilizado como referência para determinar a data de corte a ser executada por cada processo de limpeza, evitando criar um impacto muito grande na performance do sistema.
Indica a média de registros de LOG deste tipo que são criados diariamente. Este atributo é atualizado pela rotina de atualização das estatísticas.
Número total de registros estimados para este tipo de LOG. Calculado pelo tempo de retenção X média de registros diários.
Data e hora da última vez que foi executada a limpeza dos registros expirados.
Tempo em milissegundos gasto para executar a rotina na ultima vez.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
CRITICAL EXCEPTION
ENT-EVE
ERROR
JOB
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Atualizar estatísticas

Atualiza as estatísticas dos logs do sistema.
Topo

Atualizar em massa

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Remover expirados

Remove os logs que expiraram
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.

Regras

Criar JOB

Verifica se existe um JOB para executar a limpeza dos LOGs. Se não existir, cria ele automaticamente.
Se o JOB estiver desabilitado, aviso o usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"