Sub-sistema de administração de logs

Índice

Históricos de dados

RTLOG.CON_JOURNALING

Descrição

Permite consultar o histórico de alterações de um determinado registro. Apresenta os históricos registrados de uma forma descritiva.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cliente:

Campos:

Data e hora em que ocorreu a alteração.
Usuário da sessão que gerou esta informação.
Quando informado, indica o usuário que autorizou a execução da operação. Este atributo é utilizado nas operações que exigem autorização de terceiros.
Nome da tabela que foi alterada.
ID do registro que originou o DML. Obrigatório para comando "I", "U" ou "D".
Tipo de alteração realizada.
  • Inclusão
  • Alteração
  • Exclusão
  • Outros (DML/DDL)
Descrição textual da operação realizada, combinado os valores aplicados e anteriores em um único campo.
Lista dos valores anteriores para os atributos da entidade. Nas operações de DELETE, é formado por uma lista de CHAVE=VALOR. Nas operações de UPDATE, segue a mesma ordem dos parâmetros informados para o comando.
Relação dos valores informados para os atributos.
Identificação (nome global) do nodo que originou a operação (M, M.2, etc.).
Endereço IP de onde veio a requisição que gerou este LOG.
Chave de identificação da sessão que gerou o registro.
Número utilizado para identificar a requisição de gerou este log. Este número pode ser utilizado para separar os logs gerados por uma determinada requisição dos outros logs.
Identifica a transação que originou este LOG. Note que logs vinculados a transações não encerradas podem ser utilizados para auditoria mas não podem ser considerados para efeito de replicação e/ou históricos (journaling).
Este vínculo será realizado apenas quando o DML/DDL tenha sido executado dentro de uma transação explícita.
Tempo em milissegundos que durou o evento registrado pelo LOG. Utilizado apenas nas operações onde isso pode ser medido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Inclusão
Alteração
Exclusão
Outros (DML/DDL)
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Inclusão
Alteração
Exclusão
Outros (DML/DDL)
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como ativar um Journaling das entidades do sistema?
  • Configurações

    RTLOG.CON_JOURNALING.MIGRAR_LOGS_AUTOMATICAMENTE

    Migrar LOGs automaticamente

    Caso marcado, indica que o sistema tentará migrar automaticamente os LOGs para o histórico.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    RTLOG.CON_JOURNALING.NULL_TEXT

    Texto a ser apresentado para indicar que o campo não está informado

    Define o texto que deve ser apresentado para indicar que um determinado campo não está ou estava informado.
    Caso não configurado, assume "(não informado)".

    Tipo: TEXT

    RTLOG.CON_JOURNALING.TEMPLATE_DESCRICAO_DELETE

    Template para apresentação da descrição de uma exclusão

    Template HTML utilizado para formar a descrição de registros de exclusão.
    O template DEVE se formado por 3 linhas HTML:
    A segunda linha será repetida para cada atributo inserido/alterado e as seguintes macro-substituições deverão ser utilizadas:

    • ${label}: Título (label) utilizado para identificar o atributo.
    • ${antes}: O valor do atributo antes da operação.
    • ${depois}: O valor do atributo após a operação.

    Exemplos:
    • Simplificado (apenas indica que o registro foi excluído):
    Registro excluído
    

    • Simplificado apresentando os valores antigos:
    <strike><b>${label}:</b> ${antes}</strike><br>
    

    Tipo: TEXT_LONG

    RTLOG.CON_JOURNALING.TEMPLATE_DESCRICAO_INSERT

    Template para apresentação da descrição de uma inclusão

    Template HTML utilizado para formar a descrição de registros de inclusão.
    O template DEVE se formado por 3 linhas HTML:
    A segunda linha será repetida para cada atributo inserido/alterado e as seguintes macro-substituições deverão ser utilizadas:

    • ${label}: Título (label) utilizado para identificar o atributo.
    • ${antes}: O valor do atributo antes da operação.
    • ${depois: O valor do atributo após a operação.

    Exemplos:
    • Modelo simplificado:
    
    <b>${label}:</b> ${depois}<br>
    
    
    • Modelo em tabela
    <table class="form"><tbody>
    <tr><td class="label"><b>${label}:</b></td><td>${depois}</td></tr>
    </tbody></table>
    

    Tipo: TEXT_LONG

    RTLOG.CON_JOURNALING.TEMPLATE_DESCRICAO_UPDATE

    Template para apresentação da descrição de uma alteração

    Template HTML utilizado para formar a descrição de registros de alteração.
    O template DEVE se formado por 3 linhas HTML:
    A segunda linha será repetida para cada atributo alterado e as seguintes macro-substituições deverão ser utilizadas:

    • ${label}: Título (label) utilizado para identificar o atributo.
    • ${antes}: O valor do atributo antes da operação.
    • ${depois: O valor do atributo após a operação.

    Exemplos:
    Apresentar os valores organizados em uma tabela
    <table class="form"><tbody><tr><th></th><th>De</th><th>Para</th></tr>
    <tr><td class="label"><b>${label}:</b></td><td>${antes}</td><td>${depois}</td></tr>
    </tbody></table>
    

    Apresentar os valores de forma simplificada (padrão)
    
    <b>${label}:</b> <strike>${antes}</strike> ${depois}<br>
    
    
    Resultado:
    Nome do campo: Valor antigo Valor novo
    Outro: 215,90 225,55

    Tipo: TEXT

    Regras

    Ajustar campos

    Ajusta a visibilidade dos campos tabela e registro: caso tenha sido informado o parâmetro "tabela", o campo "tabela" da tela de pesquisa não será visível. Caso tenha sido informado o parâmetro "registro", o campo "id do registro" não será visível.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Calcular descrição textual

    Monta uma descrição textual para a operação realizada. Na inclusão, apenas informa os valores de cada atributo. Nas alterações informa o valor antigo e o novo. Na exclusão, não mostra nada (mas o usuário pode verificar os valores antigos no campo específico.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

    Descobrir tabela

    Caso não seja informado a tabela para a consulta do journaling, a regra tentará identificar a tabela pelo módulo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de validar formulário "Listar"
    • Antes de validar formulário "Planilha eletrônica"

    Esconder contexto

    Caso a tela seja apresentada a partir de um contexto pré-definido (TABELA+REGISTRO), então estas colunas deverão ser omitidas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"

    Filtrar atributos

    Faz o filtro pelos atributos informados por parâmetro. Desta forma, somente será apresentado registros que precisam ser mostrados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Migrar logs

    Miga possíveis registros históricos que estejam na tabela LOGS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"

    Veja também