Configuração de menus e dashboards

Índice

Menus

RTMENU.CAD_MENU

Descrição

Manutenção dos menus, dashboards e launchpads do sistema.

Um menu é composto por uma lista de itens que permitem ao usuário navegar para diferentes interfaces do sistema, definidas nos itens do menu.

Atenção
As teclas de atalho definidas para os usuários (Teclas de atalho do usuário) poderão não funcionar caso ocorram alterações no Menus ou em seus itens (Itens de menu) ou caso seja alterado o direito de acesso do usuário às interfaces utilizadas nos atalhos.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de menus:

Campos:

Nome global do menu. Será tipicamente formado por SISTEMA.NOME.
Título do menu (texto que aparece no mesmo).
Texto livre para descrever o menu. Meramente informativo. Ex: Opções de configuração e parametrização do sistema.
Se for o menu padrão do sistema informado na preferência RT.MENU.TOP_MENUS apresenta a informação 'MENU PADRÃO DO SISTEMA'
Caso não seja, apresenta uma lista com o login dos usuários que o utilizam (essa lista é limitada a 20 usuários. Se tiver mais, termina a lista com "...")
Permite pesquisar o menu que um determinado usuário está usando.
Parâmetros que são repassados para os itens de menu. Este campo é utilizado somente em menus que representam dashboards (nome do menu inicia com DASHBOARD_), não possuindo aplicação para os demais menus.
Os parâmetros informados no menu não se sobrepõem aos parâmetros informados itens do menu da dashboard (Itens de menu).
Os parâmetros que podem ser informados obedecem as mesmas configurações definidas para Dashboard.
Apresentar uma lista de onde este menu está sendo chamado como sub-menu
Itens do menu em formato JSON para rotinas de importação e exportação.
Número usado para ordenar os menus. Útil apenas para ordenar os menus que são topo.
Indica se o menu está ou não ativo. Somente menus ativos podem ser utilizados no sistema.
Indica se o menu deve ou não aparecer no topo da aplicação.
O "topo" será calculado como "S" se existir um usuário apontando para ele, ou a preferência do menu padrão apontar para ele.
Apresenta um link para atalho para a tela de VIEW do menu padrão do sistema informado na preferência RT.MENU.TOP_MENUS.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Não
Sim
Não
Sim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Não
Não
Não
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Atualizar sessão

Atualiza os menus da sessão do usuário corrente. Permite testar e visualizar as alterações realizadas.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Comportamento:Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Usar

Altera o menu do usuário para o menu que está sendo visualizado. A alteração é imediatamente percebida.
Topo

Tornar padrão

Torna este menu como padrão do sistema.

Dúvidas frequentes

  • Como cadastrar menus (e parâmetros) da aplicação em ambiente de produção?
  • Regras

    Apresentar link para o menu padrão

    Inclui um link no formulário de QUERY para o menu padrão do sistema.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

    Filtrar usuario

    Quando o filtro usuário for informado, o sistema irá listar um único menu, que é o que o usuário está usando
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Importar JSON dos itens

    Importa os itens do menu através do campo contendo um JSON dos mesmos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Importar"

    Montar JSON dos itens

    Monta um campo contendo todos os itens do menu utilizando o formato JSON.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Exportar"

    Montar lista de sub-menus

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"