Nome global da interface (ou serviço) que está sendo controlada, ou nome global da política de acesso para atividades.
Ex:
APPREF.CAD_PEDIDO
PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE
RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
RTAUTH.PRO_LOGIN
Título original da interface conforme o idioma de desenvolvimento.
Ex:
Cadastro de pedidos
Tipos de atividades
Configurações das interfaces
Login
Indica se o registro refere-se a uma User Interface, um Tipo de Atividade, etc.
User Interface - O registro se refere a uma interface do sistema.
Relatório - A interface é um relatório executável pela PRO_REPORTS.
Implementação Custom - A interface representa um script de implementação customizadas.
Jasper Reports - A interface mapeia um relatório do tipo Jasper Reports.
Pesquisa genérica - Interfaces de pesquisa genérica possuem um formulário com um ou mais parâmetros e vários scripts que produzem um resultado a partir dos parâmetros informados.
Política de acesso para atividades - O registro é utilizado para definir a política de acesso para tipos de atividades.
Estereótipo do bloco de interface.
Bloco de interação - Estereótipo utilizado para interfaces que possuem um padrão genérico de interação com o usuário. Exemplo CRUD. Pode conter N operações livres.
Relatório (listagem) - Geração de uma saída (normalmente um arquivo PDF) a partir de um conjunto de filtros opcionais. Normalmente composto por uma operação QUERY e outra REPORT.
Relatório (registro) - Geração de uma saída (normalmente um arquivo PDF) a partir de um registro específico (entidade e ID). Esse tipo de relatório, normalmente é composto de apenas uma operação (RECORD_REPORT) com implementação Jasper ou outro Script Engine. Opcionalmente pode ter uma operação QUERY para identificar o registro desejado e informar parâmetros adicionais utilizados no relatório.
Operação - Trata-se de uma rotina que pode ser disparada em algum evento.
Separa os registros quanto à sua origem.
Bundled - A interface faz parte do pacote oficial do sistema.
Custom - A interface foi criada no ambiente de produção.
Nome do mecanismo utilizado para executar a interface.
Nativo - O bloco de interface é executado através do mecanismo padrão para execução de blocos compilados em classes nativas pertencentes ao class-loader do sistema (normalmente Java). O mecanismo de execução do sistema irá buscar uma classe que implementa a interface ServiceModel. Caso não seja informada o nome da classe, o sistema irá buscar conforme as convenções de nomes configuradas.
Jasper - O bloco é executado através do runtime Jasper Reports. O sistema irá buscar pelo arquivo JASPER ou JRXML indicados no registro ou através da convenção de nomes configurada.
SQL - O bloco é executado utilizando um SQL base e opcionalmente uma entidade. Muito utilizado para gerar relatórios baseados em SQL puro. Este tipo de mecanismo substitui o antigo PRO_REPORTS.
Script - O bloco é executado através de um script engine. Este tipo de mecanismo substitui as antigas operações custom.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo
Listar
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).