Gestão de usuários da rede credenciada

Índice

Cadastro de orçamentos

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO

Descrição

Cadastrar orçamentos

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Orçamento:

Campos:

Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Orçamentos que devem ser aprovados
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
CPF do contratante.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
CPF do contratante
Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Data em que o pedido foi aprovado.
Estabelece um relacionamento do pedido com um agente de venda. O agente de venda, por sua vez, é composto por uma pessoa cumprindo um papel de vendedor para um canal de vendas em um dado momento. Este relacionamento pode ser utilizado também no conceito de empresa de representação x preposto ou vendedor.
Data em que o pedido foi cancelado.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Data que o pedido foi enviado para analise do cliente.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Data e hora da última alteração realizada no pedido.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data e hora que o pedido foi determinado como perdido
Login de identificação do usuário para o sistema.
Número do cartão avulso (pré-gerado) utilizado neste orçamento.
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Data e hora de inclusão do cartão
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Validade Mês / Ano do cartão
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome dado para o grupo de pessoas do contrato.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Baixar orçamento

Baixar/Perda orçamento
Topo

Cancelar orçamento

Cancelar orçamento
Topo

Liberar orçamento

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Em manutenção
Emitido / Analise
Pendente / Proposta
Aprovado
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Aprovar

Ação que pode ser disparada pelo usuário a partir de um escopo qualquer conforme fluxo customizado.
Comportamento:Topo

Verificar

Esta função é utilizada pelo CRM e permite iniciar uma nova proposta OU reabrir uma já existente.

Quando o operador de telemarketing clica em "Proposta", o sistema procura propostas na situação Perdido, Cancelado, Manutenção ou Emitido/Analise do mesmo cliente e parceiro.
Se não encontrar, o sistema direciona automaticamente para a inclusão automaticamente.
Se encontrar, o sistema apresenta uma tela, informando que existe uma proposta já iniciada e pede para o operador optar entre:

Se o usuário optar em iniciar uma nova, o sistema se comporta da mesma forma que se comportaria se não tivesse encontrado.

Se o usuário optar em reabrir, o sistema busca a ultima proposta selecionada e:
Topo

Reabrir

Reabre uma proposta existente. Esta função é utilizada pela decisão do usuário em reabrir uma proposta a partir das opções estabelecidas na função "Verificar proposta".

Ao optar em reabrir, o sistema busca a a proposta indicada em parâmetri e:
Topo

Imprimir

Gera um arquivo PDF com a proposta para impressão ou envio.

Configurações

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.AUTORIZACAO_PAGAMENTO

Texto para autorização de pagamento

Texto para autorização de pagamento

Tipo: TEXT_LONG

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.AUTO_CADASTRAR_CONTRATANTE

Indica que o contratante deve ser automaticamente cadastrado como usuário. Quando esta preferencia estiver marcada com 'S', ao acessar a lista de usuários, o sistema cadastra o contratante automaticamente.

Valor padrão: N

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.LOGO

Caminho para o logo a ser usado na impressão da proposta

Caminho do arquivo (relativo a pasta files do app path) que deverá ser usado como logotipo na proposta.

Tipo: TEXT

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.SITUACAO_CARTAO

Quando informado, refere-se a situação que o cartão informado deve ter. Qualquer cartão que tiver uma situação diferente da configurada será negado.

Valor padrão: NOVOCART

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.TERMO_ACEITE

Texto para o termo de aceite

Texto para o termo de aceite

Tipo: TEXT_LONG

SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.TIPO_PEDIDO_PADRAO

Tipo pedido padrão para o usuário

Indica o tipo de pedido padrão a ser utilizado.

Tipo: UPPER

Valor padrão: ORÇAMENTO

Regras

Apresentar informações da pessoa

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Contratante" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "CPF" do formulário "Novo"

Excluir ações da interface

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Incluir filtro de pesquisa

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Incluir pessoa

Incluir a pessoa conforme os dados informados
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Incluir usuário

Ao criar uma proposta e o sistema esteja com a configuração SGPRC_USUARIO.CAD_ORCAMENTO_SGPRC_USUARIO.AUTO_CADASTRAR_CONTRATANTE marcada com "S", então o contratante é automaticamente cadastrado como usuário do contrato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Montar tela de aprovação

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"

Popular lista de parceiros

Popular a lista de parceiros do canal de vendas

Se o orçamento está sendo criado através de um contato do CRM e não existe um agente de venda informado, define o agente como sendo a mesma pessoa que é responsável pela realização do contato CRM.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de validar formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Agente de venda" do formulário "Novo"

Salvar informações necessárias para o orçamento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Validar cartão informado

Verifica se o cartão informado pode ser vinculado, validando:
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Veja também