Cliente para o monitoramento de sistemas
Monitoramento dos sistemas de arquivos
SISMON_CLIENT.RQ-003
Descrição
O sistema permite o monitoramento do(s) sistema(s) de arquivo(s) dos servidores onde as aplicações estão sendo executadas com o objetivo de evitar uma possível parada do sistema causada pela falta de espaço em disco.
Fluxo normal
O monitoramento dos sistemas de arquivos (file system) tem como principal objetivo verificar se o espaço em disco disponível é o suficiente para a operação do sistema e notificar caso esteja chegando a algum nível crítico.
O monitoramento é ativado por padrão para o sistema de arquivos onde a aplicação está sendo executada (tomcat). Caso seja necessário monitorar outros sistemas de arquivos, é necessário configurar a preferencia:
- RT.MONITOR.FILE_SYSTEM_PATHS - Caminhos dos sistemas de arquivos que deverão ser monitorados. Caso não informado, o sistema localiza o sistema de arquivos onde a aplicação está instalada e monitora apenas ele. Caso informado, deve-se relacionar os caminhos raízes separados por vírgulas.
O percentual máximo de ocupação admitido é, por padrão, 80%. Este parâmetro pode ser configurado através de preferencia:
- RT.MONITOR.FILE_SYSTEM_MAX_PERCENT_USED - Indica o percentual máximo de ocupação que é considerado normal para uso do sistema. Qualquer valor superior gera um e-mail de aviso. O destinatário deste e-mail é o mesmo que recebe as mensagens de erro do sistema.
Caso informado com 0, o sistema não envia e-mails de aviso.
Enquanto o problema persistir, o e-mail é reenviado a cada 4 horas.