Gestão do fluxo de trabalho

Índice

Regras de automação do fluxo

WFMS.CAD_REGRAS_AUTOMACAO_FLUXOS

Descrição

Interface para manutenção de Regra de automação do fluxo

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Fluxos de trabalho:

Campos:

Nome dado para identificar a regra.
Número (sequência) que determina a ordem com que as regras são verificadas.
Nome dado para identificar em, qual estágio um determinado registro se encontra.
Registra os filtros utilizados nessa regra.
Quando informada, indica uma expressão SQL que deverá ser utilizada para determinar uma condição qualquer. O SQL deve utilizar os seguintes "aliases":
  • rec: Para o registro de referência do fluxo
  • esta: Para o registro que representa o estagio do fluxo

Exemplos:
  • current_date - rec.data_conclusao > 10 - A atividade foi concluída a mais de 10 dias
  • exists(select 1 from ... where ... = rec.id) - Chamada de uma condição que depende de outras entidades
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome (ou código) dado para identificar um cargo/função no sistema. Note que pode existir duas funções diferentes, utilizadas em diferentes contextos que usam o mesmo título, porém, terão de ser identificadas com um nome/código diferente.
Exemplos:
  • GERENTE FINANCEIRO
  • VENDEDOR BALCÃO
  • SUPERVISOR COMPRAS
  • etc.
Quando informado, indica um SQL que deverá ser usado para indicar o responsável (ou outros atributos) pelo estágio.
Expressão SQL que representa os filtros acima. Este atributo é compilado automaticamente pelo sistema a partir das informações fornecidas, transformando os filtros informados em uma expressão SQL.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.