Telescope Versao 2

Índice

Módulos

ADS2.CAD_MODULE

Descrição

Tela de cadastramento dos módulos e as guias de interfaces da aplicação.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Módulos:

Sistemas:

Campos:

Nome dado para identificar o componente.
Título do componente para fins conceituais.
Diagrama que representa o módulo e permite a navegação para os blocos ou outros módulos.
Texto livre para descrição do componente. Esta descrição inclui o que o componente representa, quais as funcionalidades que ele tem, o que ele representa e quando necessário dá um breve resumo de como ele funciona.
Ver ADS_COMPS.TIPOS_COMPONENTES
Indica o nome global do componente. Se o componente for raiz (não tem pai), então o nome global será igual ao nome do componente. Se o componente não for raiz (tem pai), então o nome global é formado pelo nome global do componente pai + "." + nome do componente. Ex: ADS, ADS.COMPONENTES, ADS.COMPONENTES.NOME_GLOBAL
Informa o bloco mestre da relação metre-detalhe. Ao informar este bloco, os campos "Funcionalidade de entrada", "Item de contexto" e "Funcionalidade de guia" são abertos para edição.
Quando preenchido, indica que o componente atual herda todas as funcionalidades de um outro componente. Muitas vezes está associado ao tipo de dado que o componente retorna ou representa.
Nome dado para identificar o componente.
Indica a funcionalidade que será utilizada quando o usuário navegar de um dos blocos de detalhe de volta para o bloco "mestre". Normalmente utiliza-se uma funcionalidade de consulta do tipo VIEW.
Define o item do bloco mestre que deve ser utilizado de contexto de ligação entre os blocos deste módulo. Exemplo: BASE.ID
Valor inicial do componente quando aplicável.
Títulos das guias que participam do módulo.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação "Listar".
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Consultar

A operação de consulta é executada quando o usuário clica em um registro da lista ou após a inclusão de um novo registro.
A operação consiste em uma tela que apresenta os dados detalhados do registro específico apenas para consulta e oferece todas as operações possíveis sobre ele (alterar, excluir, etc.).
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
Topo

Alterar

Tela que permite a alteração de um registro.
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Informe os campos e pressione em Salvar.
Topo

Excluir

A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica