Telescope Versao 2

Índice

Documentação

ADS2.CAD_REQUIREMENTS

Descrição

Interface utilizada para controlar a documentação dos requisitos e processos relacionados ao sistema.
Ver:

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Documentação:

Campos:

Indica o tipo de documento do sistema.
  • Funcional - Documentos que descrevem processos, rotinas, atividades, requisitos funcionais ou outros elementos diretamente relacionados ao uso do sistema (independente das tecnologias utilizadas).
  • Não funcional - Outros tipos de documentos que não estão relacionados com as funcionalidades do sistema.
Permite filtrar para listar apenas requisitos até um determinado nível.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Valor padrão: |<=
Código de identificação do requisito. Na inclusão, ele é sugerido automaticamente no formato RQ-001, RQ-002, etc.
Permite informar que um requisito é um sub-requisito de outro. Quando não informar nada, o requisito será de escopo do sistema. Não é permitido vincular um requisito abaixo do requisito de um outro sistema. O usuário pode informar tanto o nome global do requisito "pai" como o nome simples do mesmo (pois o sistema procura apenas entre requisitos abaixo do mesmo sistema).

Na consulta, este campo é um link para navegar para o escopo (pai) do requisito (que pode ser tanto um sistema como um outro requisito).
Título dado para o requisito.
Na lista e na consulta de requisitos, o título vem com um código estruturado, do tipo 1.3.2.
Número de sequencia do requisito. Caso o usuário não informar, o sistema popula com o próximo número dentre os de mesmo escopo. Caso o usuário informar um número que já existe na estrutura de requisitos, todos os requisitos "irmãos" serão organizados para "acomodar" o novo requisito.
Valor padrão para o item.
Nome global do ator responsável por este requisito. Utilizado em casos de uso ou histórias de usuário.
Descrição resumida do requisito.
Descrição completa do requisito. Em casos de uso, refere-se ao fluxo normal.
Texto descritivo adicional para documentar casos específicos e exceções.
Para requisitos complexos, apresenta uma lista com os sub-requisitos deste requisito.
Indica aproximadamente o quanto deste requisito está implementado.
Informa o número de casos de teste cadastrados para o requisito.
Número de "pontos" do requisito.
Número de "pontos" do requisito que já estão implementados.
Texto descritivo para descrever a situação do requisito.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação "Listar".
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Informe os campos e pressione em Salvar.
Topo

Alterar

Tela que permite a alteração de um registro.
Topo

Excluir

A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Gerar

Gera os artefatos relacionados a este requisito na arquitetura selecionada.
Normalmente, um requisito irá gerar apenas artefatos de documentação.
Topo

Recalcular todos os códigos

Recalcula o código de todos os requisitos:
Pega todos eles ordenados pelo nome, e altera o nome para sequencia simples ($$$-9999).
Pega todos novamente e recalcula usando método "Calcular Nome"
Topo

Consultar

A operação de consulta é executada quando o usuário clica em um registro da lista ou após a inclusão de um novo registro.
A operação consiste em uma tela que apresenta os dados detalhados do registro específico apenas para consulta e oferece todas as operações possíveis sobre ele (alterar, excluir, etc.).