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Como usar as interfaces do sistema?

RT.FAQ-10898
Para tirar o melhor proveito do sistema, é importante que o usuário saiba usar adequadamente as interfaces. Este documento tem como objetivo descrever as funcionalidades genéricas existentes bem como oferecer dicas e sugestões de como melhor aproveitá-las.

Introdução

O sistema é acessado através de um navegador (browser) e está homologado para os principais navegadores de mercado: Chrome, Firefox, IE e Safari. Por isso, para acessar o sistema não é necessário instalar nada - basta ter o endereço de acesso e os dados de autenticação (usuário e senha), podendo ser acessado também por tablets, celulares e até mesmo de TVs smart.

Ao acessar o sistema pela primeira vez, será exigido que o usuário se identifique através de um nome de usuário e uma senha. Preencha em clique em ENTER. Caso o usuário e senha estiverem corretos, o sistema irá abrir uma tela que dependerá de como a sua conta esteja cadastrada.

O Eligo é um Sistema de Informação: A grande maioria das interações do usuário com um sistema de informação resumem-se a registrar ou consultar informações. Por isso, as interfaces do sistema seguem quase sempre o mesmo padrão de uso, explicado abaixo.

O menu

As diferentes telas do sistema podem ser acessadas através do menu que se encontra na parte superior de todas as telas. Para selecionar uma tela, basta passar o mouse sobre a opção desejada e clicar.

Caso exista dificuldade em localizar uma opção, no menu "Utilitários", tem uma opção "Procurar" que facilita localizar uma opção de menu.

Pesquisar, listar, consultar, alterar, incluir, excluir





Dica
Utilize as teclas de atalho do browser e do sistema para aumentar a produtividade.

Cada interface tem um endereço

...descrever a URL das interfaces...

As telas do sistema

As telas do sistema são normalmente compostas por 3 áreas.

A primeira área é chamada de cabeçalho da tela. Ela possui os seguintes elementos:

O logotipo do sistema

No canto superior esquerdo, existe um logotipo que, em muitos casos, é customizado com o logotipo da empresa, ou nome do sistema. Quando o usuário clica neste logotipo, ele é conduzido a uma página de entrada do sistema. Esta página também é customizável, mas normalmente é composta por uma tela que representa um painel central de controle com funções específicas para o usuário.

Os menus

Logo a direita do logotipo, encontra-se a área dos menus do sistema. Esta área é composta por uma sequencia de menus que são apresentados um ao lado do outro. Ao passar o mouse sobre eles, os itens dos menus são apresentados, sendo que um item pode ser um sub-menu, que, por sua vez, irá apresentar uma outra lista de itens.
Para chamar a opção desejada, basta clicar sobre o item desejado.

Caso o usuário deseje abrir a opção em uma nova aba do browser, basta ele manter a tecla CTRL pressionada enquanto clicar na opção do menu.

Os menus podem ser muito diferentes de um usuário para outro. Por dois motivos:

Informações da sessão

No lado direito das área de menus, encontra-se a área da sessão do usuário.
Caso o usuário esteja logado, o sistema apresenta o nome do usuário e um link "Logout" que permite ao usuário encerrar a sua sessão.
Caso o usuário não esteja logado, o sistema apresenta um link "Login" que permite o usuário se autenticar no sistema.

Barra de pesquisa

Logo abaixo da área de sessão, existe um pequeno campo de pesquisa dos dados do sistema. O processo de pesquisa que é realizado através deste campo é totalmente parametrizável e também pode depender dos papéis que cada usuário autenticado no sistema exerce.
Para usar esta consulta, basta informar a(s) palavra(s) desejada(s) e pressionar a tecla ENTER.

O título da interface

Logo abaixo do cabeçalho da tela, existe o título dado para a interface. Exemplo: Cadastro de pedidos.
Logo atrás do título, é informado entre parênteses a função atual da tela. Cada interface possui várias funções que, em conjunto, estabelecem a interações do usuário com os dados do sistema. As principais funções de uma interface são:
Estas funções serão detalhadas mais adiante.

Guias de navegação

Algumas interfaces são divididas em blocos e as interações são realizadas nos blocos. Por exemplo: O cadastramento de um pedido é dividido pelo menos em 2 blocos. O primeiro bloco é o de definição básica do pedido (registro mestre) enquanto o segundo bloco é composto pelos itens do pedido (cada pedido pode ter vários itens).

Nestes casos, a interface separa os blocos em guias de navegação. As guias, quando existem, são apresentadas logo abaixo do título e permitem ao usuário navegar entre estes blocos.

Em alguns casos, podemos ter um bloco de detalhe em que cada detalhe tem outros detalhes (interfaces do tipo mestre-detalhe-detalhe). Nestes casos, quando selecionamos um registro do detalhe, uma nova guia é criada abaixo da primeira. Nesta guia de baixo, o primeiro bloco é o registro de detalhe, e a segunda guia é o detalhe dele (detalhe do detalhe).

Blocos

Os blocos são sempre compostos por um ou mais registros formados por um conjunto de campos através dos quais o usuário consulta ou abastece as informações no sistema. Os blocos de informação podem ser organizados/apresentados de diversas formas:

Para cada bloco, o sistema disponibiliza ações de interação que permitem, por exemplo, alterar o registro, incluir novos registros, excluir, consultar, etc.
Estas ações são disponibilizadas através de botões logo abaixo do respectivo bloco. Muitas desta ações utilizam teclas de atalho que são apresentadas nos botões.


Rodapé

Na parte inferior da tela, existe uma linha de rodapé com algumas informações úteis para o sistema.

Código da interface

Versão do sistema

Situação do sistema

Notificadores

Data e hora da última execução


Operações dos blocos

Pesquisa

Ver Como utilizar a tela de pesquisa?

Lista

Novo

Consulta

Alteração

Exclusão

Planilha

Exportação/Importação

Funcionalidades específicas


Campos

Textos simples

Textos longos

Números

Datas

Check-box

Opção

Outros domínios


Autocomplete

Muitos campos do sistema possuem um facilitador que auxilia na digitação da informação autocompletando-a conforme com o que já foi digitado.



Estas campos são identificados através de um pequeno ícone que é apresentado dentro co campo em seu lado direito.

As opções disponíveis são apresentadas normalmente após o usuário digitar 2 letras, mas isso pode variar de campo para campo de acordo com as regras específicas de cada caso.

Por padrão, o texto é filtrado de forma a apresentar apenas as opções que começarem com as letras já informadas. Caso o usuário deseje pesquisar por algo que esteja informado em qualquer parte do texto, basta inciar a informação com um espaço.

Quando a opção desejada é apresentada, o usuário pode selecioná-la com as setas Up e Down do teclado seguido de um ENTER.

Lista de Valores (LOV)


Validação de referências (lookups)

Quando preenchemos um formulário, frequentemente existem campos que indicam uma referência para um outro elemento. Por exemplo: Ao cadastrar um pedido, o campo "Cliente" faz referência a um registro do cadastro de pessoas. Isso significa que o campo aceitará apenas informar pessoas previamente cadastradas. O sistema faz esta validação assim que o campo é informado e caso o valor informado seja inválido, um pequeno alerta é anexado ao campo.

Em alguns casos, este processo de validação também completa algumas informações extras sobre este elemento referenciado. É comum, por exemplo, que ao informar o código de um cliente, o sistema apresenta o nome completo dele como informação para que o usuário possa se assegurar que está informando o código corretamente.

Corretor automático de referencias

Quando a validação de uma referência falha, antes de apresentar a mensagem do erro, o sistema tenta corrigir o problema automaticamente. A correção é realizada através de algumas alternativas muito simples. Segue a sequencia de testes que o sistema executa:

Importante salientar também, que se o campo tem uma função de autocompletar configurada, a sequencia acima se utiliza do critério de pesquisa do autocompletar dando um resultado mais amplo, pois o critério de pesquisa pode utilizar outras informações além do valor a ser preenchido no campo.
Exemplo: Digamos que temos um cadastro de aeroportos e cadastramos o aeroporto de Guarulhos-SP com o código "GRU" e o nome completo com "AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS". Neste caso, se o usuário teria de informar GRU como código de referência para este aeroporto. Caso o usuário informar apenas GUAR e não exisitir nennhu outro aeroporto contendo GUAR, então o código GRU será automaticamente preenchido.

Teclas de atalho

As teclas de atalho são um meio de acelerar a utilização das interfaces. A maioria dos atalhos disponíveis são apresentados juntos dos títulos dos botões e dos menus. Abaixo segue uma lista dos atalhos mais comuns utilizados no sistema: