Telescope (core)
Criando itens unbounds
ADS.FAQ-14565
A grande maioria dos itens (campos) de um bloco estão ligados diretamente a um atributo de uma entidade. Esta "ligação" entre o item e o atributo chamamos de binding (colagem). Infelizmente, existem alguns casos onde isso não pode ser realizado:
- O item desejado é o resultado de uma expressão de outros itens ou preenchido com algum processo complexo.
- O item desejado é formado por uma agregação de informações externas.
- O item é persistido em uma entidade diferente das entidades do bloco ou mesmo em algum outro meio externo
Nestes casos, é necessário criar um item "unbound" (descolado).
Existem dois tipos de itens unbounds:
- Expression (SQLEXPR)
- Unbound custom
Itens Expression (SQLEXPR)
Os ítens do tipo "Expression" são formados por expressões simples cujos parâmetros estão presentes nos atributos das entidades que participam do bloco. Exemplos seriam pequenas expressões como a multiplicação ou soma de atributos, concatenação de registros. Este tipo de item permite também a utilização de sub-queries SQL.
Este tipo de item pode ser utilizado normalmente como filtro. Neste caso, deverá ser avaliado o impacto de performance nestas consultas.
Itens Unbound (UNBOUND_CUSTOM)
Estes itens não recebem nenhum tipo de tratamento automatizado. Cabe ao desenvolvedor incluir regras que irão preencher os valores (em eventos pre-display ou pre-record) bem como processar os valores que foram informados nos mesmos quando for o caso.
Apesar deste tipo de item poder ser incluído como filtro, ele não terá nenhum efeito na consulta padrão do bloco a não ser que o desenvolvedor programa os comportamentos desejados.
Veja também: