Telescope (core)

Criando itens unbounds

ADS.FAQ-14565
A grande maioria dos itens (campos) de um bloco estão ligados diretamente a um atributo de uma entidade. Esta "ligação" entre o item e o atributo chamamos de binding (colagem). Infelizmente, existem alguns casos onde isso não pode ser realizado:

Nestes casos, é necessário criar um item "unbound" (descolado).

Existem dois tipos de itens unbounds:

Itens Expression (SQLEXPR)

Os ítens do tipo "Expression" são formados por expressões simples cujos parâmetros estão presentes nos atributos das entidades que participam do bloco. Exemplos seriam pequenas expressões como a multiplicação ou soma de atributos, concatenação de registros. Este tipo de item permite também a utilização de sub-queries SQL.

Este tipo de item pode ser utilizado normalmente como filtro. Neste caso, deverá ser avaliado o impacto de performance nestas consultas.

Itens Unbound (UNBOUND_CUSTOM)

Estes itens não recebem nenhum tipo de tratamento automatizado. Cabe ao desenvolvedor incluir regras que irão preencher os valores (em eventos pre-display ou pre-record) bem como processar os valores que foram informados nos mesmos quando for o caso.

Apesar deste tipo de item poder ser incluído como filtro, ele não terá nenhum efeito na consulta padrão do bloco a não ser que o desenvolvedor programa os comportamentos desejados.

Veja também: