Telescope (core)
Como definir a ordem dos campos nas definições das interfaces?
ADS.FAQ-50480
Não existe uma regra que defina uma ordem exata com que os campos devem ser apresentados nas interfaces. A ordem "ideal" é subjetiva e pode variar de acordo com as necessidades de cada cliente e/ou operação específica. Porém, sugerimos que a ordem dos campos nas interfaces siga os seguintes critérios:
- Primeiro deve aparecer os campos de identificação do registro. Quando se tratar de chaves compostas, deve-se priorizar o campo que for mais seletivo. Por exemplo: Uma NF que tem como identificador campos como estabelecimento, emitente, número do documento e série, o número de documento é o mais seletivo e por isso deveria ser o primeiro campo.
- Quando a entidade possui um "ciclo de vida" e possuir um campo de situação que determina em que estágio o registro está, então ele deve aparecer logo depois dos campos de identificação do mesmo.
- Os demais campos devem ser apresentados na ordem lógica em que um usuário irá inserir e na importância com que ele é consultado.
- Campos que possuem qualquer tipo de dependência de outros campos (visibilidade, opções de valores, obrigatoriedade, etc.) devem ser posicionados APÓS o campo do qual dependem.
- Campos obrigatórios antes dos opcionais.
- Campos que tratam de um mesmo assunto devem estar agrupados. Por exemplo: Uma data de cancelamento deve estar junto do motivo de cancelamento e do usuário que que registro o cancelamento.
Ver também: