Gerador de relatórios

Índice

Cadastro de relatórios

REPORTS.CAD_REPORT2

Descrição

Esta interface é destinada a usuários avançados que conhecem a estrutura de dados do sistema e que desejam disponibilizar relatórios customizados baseados em queries SQL e que não necessitam de leiautes sofisticados.
Os relatórios podem ser gerados em diversos formatos:

O relatório pode ser montado usando macros ([key] onde key é nome) sendo que essas macros vão buscar na sessão, preferencias de usuário ou preferencias nessa ordem, P.EX: select .... where usuario_id = [USER_ID]

Uma vez que o relatório foi montado e testado, ele pode:

Observação:

Caso seja apresentada uma mensagem de "alerta", o cadastro do relatório será considerado válido, podendo ser executado normalmente.
Estas mensagens indicam somente que foi realizada uma tentativa de identificar e validar um elemento de banco de dados (tabela ou coluna) ou parâmetro a ser utilizado no relatório.
P.ex.:
Atenção
A query informada não é válida: ERROR: syntax error at or near "$"
Existe um parâmetro com $ para macro substituição, p.ex. ${estabelecimento} para preenchimento da consulta com o nome do estabelecimento informado na tela de pesquisa do relatório.
Atenção
A query informada não é válida: ERROR: syntax error at or near "["
Existe um parâmetro utilizando um elemento de substituição com valores obtidos por elementos como p.ex. [USER_ID] para preenchimento da consulta com o campo de id do usuário logado.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de relatório:

Campos:

Nome (código) dado para identificar o relatório. Este código será o código que poderá ser usado nas interfaces de definição das funções de acesso, menu ou agendador de tarefas.
Título dado para o relatório. É com esse nome que os demais usuários irão localizar os relatórios disponíveis. Também é o título que é apresentado no relatório.
Texto livre para descrever o relatório.
Define quem poderá executar o relatório.
  • Exige credencial
  • Público - A interface pode ser acessada livremente (mesmo usários não logados no sistema).
  • Restrito - O acesso é restrito a usuários específicos.
  • Usuário - Qualquer usuário logado no sistema tem acesso aos recursos da interface
Código (SQL) que faz a pesquisa dos dados que serão formatados conforme as definições do relatório.
Quando informado, indica que o relatório deve ser realizado em uma conexão diferente da padrão.
As opções apresentadas são as conexões disponíbilizadas através dos parâmetros de configuração da base de dados. Para maiores informações, veja Como configurar parâmetros de conexões a bancos de dados?.
Nome do fonte a ser utilizado para o relatório. Ex: Arial, Helvética, etc.
Tamanho do fonte de base.
Cor a ser utilizada nos textos de base.
Cor de fundo para o cabeçalho das colunas.
Orientação da página.
  • Paisagem
  • Retrato
Tamanho da página. Valores aceitos são A4, LETTER, etc.
Margem superior da página em mm.
Margem inferior da página em mm.
Margem esquerda em mm.
Margem direita em mm.
Conteúdo a ser apresentado no lado esquerdo do cabeçalho das páginas. Aceita vários macros:
  • ${company} - Nome da empresa.
  • ${title} - Título do relatório
  • ${date} - Data atual
  • ${time} - Hora atual
  • ${page} - Página
  • ${pages} - Número total de páginas
  • ${globalName} - Código do relatório
  • ${version} - Versão do sistema
  • ${user} - Usuário
Caso não informado, o sistema assume o seguinte padrão:
${company}
${title}
Conteúdo a ser apresentado no lado direito do cabeçalho das páginas. Aceita as mesmas macros que são aceitas no canto esquerdo.
Nome do fonte para o cabeçalho
Tamanho do fonte para o cabeçalho
Máscara de numeração das páginas. Ex: 000, ###.
Conteúdo a ser apresentado no lado esquerdo do rodapé das páginas. Aceita as mesmas macros que são aceitas no canto superior esquerdo.
Conteúdo a ser apresentado no lado direito do rodapé das páginas. Aceita as mesmas macros que são aceitas no canto superior esquerdo.
Nome do fonte a ser utilizado no rodapé.
Tamanho do fonte a ser utilizado no rodapé.
Representação de todo o relatório no formato json.

Operações

Topo

Pesquisa

Permite restringir o conjunto de registros a serem listados informando filtros para determinados campos.
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listagem

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
Exige credencial
Público
Restrito
Usuário
Topo

Inclusão

Permite criar novos registros no sistema. Informe os campos e pressione em Salvar.
Topo

Alteração

Tela que permite a alteração de um registro.
Topo

Exclusão

A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

JSON

Permite incluir um relatório pela representação JSON do mesmo.

Dúvidas frequentes

  • Como agendar relatórios para serem executados automaticamente em um determinado horário?
  • Veja também