Sub-sistema para armazenar preferências de configurações

Índice

Configurações das interfaces do sistema

RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS

Descrição

Permite customizar algumas funcionalidades das interfaces do sistema:

Observações: Campos obrigatórios na definição das entidades não são apresentados para "ocultação" ou "obrigatoriedade".

Exemplos de ordenação:
P.ex.: Pode-se ordenar os documentos da tela de cadastro de documentos (notas fiscais) apresentando no topo da lista os documentos que estão com a situação "em manutenção", seguidos dos demais documentos ordenados por data de emissão (da mais atual para a mais antiga) e número do documento (do maior para o menor) utilizando a expressão:
case when situacao_documento = 'M' then 0 else 1 end, data_emissao desc, numero desc

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Interfaces do sistema:

Campos:

Nome global da interface (ou serviço) que está sendo controlada, ou nome global da política de acesso para atividades.
Ex:
  • APPREF.CAD_PEDIDO
  • PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE
  • RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
  • RTAUTH.PRO_LOGIN
Título original da interface conforme o idioma de desenvolvimento.
Ex:
  • Cadastro de pedidos
  • Tipos de atividades
  • Configurações das interfaces
  • Login
Customização do título do bloco. Quando informado, indica um título a ser utilizado no lugar do título original do bloco.
Permite escolher os campos que definem a ordenação dos registros.
Ex:
  • case when situacao_documento = 'M' then 0 else 1 end, data_emissao desc, numero desc
  • emitente, data_emissao
Expressão a ser utilizada para a ordenação. Alterar os campos pelas caixas de seleção do campo acima, alteram este campo automaticamente. Quando for desejado usar uma expressão diferente ou definir a ordenação de forma descendente, informe a expressão no padrão SQL neste campo.
Número máximo de registros que devem ser apresentados em cada página da listagem (paginação).
Domínio utilizado para representar labels avulsos dentro de formulários.
Define quem poderá acessar os registros. Esta é uma configuração da entidade que está relacionada a esta interface e determina as permissões de acesso que serão incluídas durante a criação de novos registros. Importante saber que a mudança desta configuração não altera as permissões de acesso aos registros que já estão presentes na base de dados.
  • Liberado para todos (desde que tenham acesso a interface) - Nenhuma permissão de acesso é criada. Esta opção deve ser utilizada quando não for necessário separar o acesso aos registros por grupos de usuários. Quando esta opção é utilizada, espera-se que a interface não esteja configurada para restringir os dados a usuários de grupos.
  • Restrito aos usuários do grupo
  • Restrito ao dono e aos administradores do grupo -
  • Restrito apenas ao usuário - Apenas o próprio usuário terá acesso ao registro. Esta opção é normalmente utilizada em conjunto com regras de acesso configuradas separadamente.
Indica como será realizado o compartilhamento dos registros com os demais usuários do sistema.
  • Manter o padrão definido para a entidade
  • Liberado para todos (desde que tenham acesso a interface) - A interface deve ignorar as permissões de acesso de grupos. Todos os usuários terão acesso a todos os registros de acordo. Apenas as regras específicas da interface serão levadas em consideração.
  • Restrito aos usuários do grupo - Apenas os usuários definidos pelas permissões de acesso configuradas na entidade poderão acessar os registros.
Nome da tabela que deve ser utilizada como referencia para gerenciar o acesso dos registros a grupos. Para interfaces mestre-detalhes, por exemplo, deve-se configurar o nome da tabela MESTRE na interface do detalhe. Este campo deve ser informado apenas quando não for utilizada a tabela base do bloco.
Nome da coluna que referencia o ID da tabela MESTRE. Deve ser informado apenas no caso da tabela de referencia ser informada.
Expressão de filtro adicional a ser injetada juntamente com o bloco. Permite adicionar uma restrição adicional para a apresentação de registros. Normalmente utilizado para customizar uma regra de acesso que determina quais os registros que podem ser visualizados pelo usuário.
Esta expressão pode conter qualquer variável da sessão do usuário, tais como [USER_ID], [PERSON_ID], etc.
Role de exceção ao filtro customizado. Permite indicar uma chave de acesso que fará com que o filtro customizado não seja injetado.
Domínio utilizado para representar labels avulsos dentro de formulários.
Define campos opcionais por padrão que o cliente deseja que sejam obrigatoriamente informados nos cadastramentos.
Relação de campos opcionais da interface que não devem ser apresentados. Campos selecionados nesta interface não será apresentados em nenhuma das funcionalidades do sistema.
Indica se os filtros usados na query devem ser recuperados toda a vez que o usuário retorna para a página ou não.
Largura da janela em pixels quando este interface for utilizada como LOV.
Altura da janela em pixels quando este interface for utilizada como LOV.
Informa um CSS específico para a interface. Escreva o código CSS em conformidade com o W3C. Abra um inspect do browser para identificar classes e IDs dos elementos utilizados na renderização das páginas.

Operações

Topo

Pesquisa

Permite restringir o conjunto de registros a serem listados informando filtros para determinados campos.
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listagem

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
APPREF.CAD_PEDIDOCadastro de pedidos
PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICETipos de atividades
RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMASConfigurações das interfaces
RTAUTH.PRO_LOGINLogin
Topo

Alteração

Tela que permite a alteração de um registro.