Agendamento de tarefas (Scheduler)

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Agendamento de tarefas

SCHEDU.CAD_JOB

Descrição

Esta interface permite manter o agendamento de atividades.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Campos:

Chave de identificação interna
Descrição ou título da rotina ou processo.
Identificação da operação do sistema - Formado por um nome qualificado (global) e depende de como o modelo de acesso foi concebido em tempo de desenvolvimento.
Normalmente, as chaves de acesso são os nomes globais das respectivas funcionalidades da interface.
Ex: "ADS.CAD_SIST.INSERT", "PEDIDOS.CAD_PEDIDO.UPDATE", etc.
Título original dado para a operação no idioma de desenvolvimento. Normalmente equivale ao nome de um botão ou de um label.
Exemplos: Insert, Delete, Update, Cancelar pedido, etc.
OBSOLETO - Título dado para documentar o job.
Dias do mês em que a tarefa deve ser executada.
Pode conter vários dias separados por vírgulas.
Um asterisco (*) indica todos os dias.
Valores negativos indicam a contagem regressiva para o final do mês (-1 é o último dia, -2 é o penúltimo e assim sucessivamente).
Também pode usar /5 para cada 5 dias.
Meses nos quais a tarefa deverá ser executada (1 a 12). Pode ser uma relação dos números de meses separados por vírgula ou um asterisco para representar todos os meses.
Ex:
  • 3,6,9,12
Indica em quais dias da semana a tarefa deverá ser executada.
Para executar a tarefa no primeiro domingo de um mês, basta marcar domingo neste campo e incluir 1,2,3,4,5,6,7 nos dias do mês. Da mesma forma, para executar a tarefa na última sexta-feira de um mês, basta marcar sexta e -1,-2,-3,-4,-5,-6,-7 nos dias do mês.
Indica as horas em que a tarefa deve ser executada. Ex: 8,12,18.
Um "*" (asterisco), indica que deve ser executado todas as horas.
Uma "/" seguida de um inteiro, significa que deve executar a cada X meses.
Um "-" entre dois inteiros, significa que deve executar em todas as horas dentro da faixa.

Exemplos:
  • "*" - Todos os meses
  • "1,2,12" - Janeiro, fevereiro e dezembro
  • "/6" - É o mesmo que 0, 6, 12, 18
  • "8-12" - Equivale a 8,9,10,11,12
Indica os minutos quando a tarefa deve ser executada.
"*" signinfica em todos os minutos.
Para executar a cada 10 minutos, informar

Se for desejado executar algo a cada 15 minutos, informar 0,15,30,45;

Exemplos:
"*" - Executa a tarefa de minuto em minuto
15 - Executa a tarefa no minuto 15
15,45 - Executa a tarefa no minuto 15 e no minuto 45
/10 - Executa a tarefa de 10 em 10 minutos. É o mesmo que 0,10,20,30,40,50)
Parâmetros (se necessário) a serem passados para a ação.
Cada linha deve ser no formato PARAMETRO = VALOR.
Ex:
DATA_EMISSAO=[SYSDATE]
EMPRESA=9382
Relação de e-mails que devem ser notificados quando a tarefa for executada.
Cada linha é composta por um nome de pessoa.
Pode preceder o nome com "" TO:" (default), "CC:" e/ou "BCC:" para designar que tipo de destinatário será usado.
O assunto do email será o título da tarefa e o corpo do e-mail irá conter uma mensagem padrão informando a hora exata em que o procedimento foi executado, se ocorreu algum erro e o tempo que levou para o mesmo ser executado.
Por padrão, o JOB será executado com o usuário que está fazendo o cadastro.
Caso necessário, informar um usuário diferente com a sua respectiva senha.
Por padrão, o sistema executará o Job com o mesmo usuário que está cadastrando ele.
Para executar com um usuário diferente, deverá ser informado um usuário e senha nos respectivos campos.
Data e hora da última vez que esta tarefa foi executada (independente da execução ter sida realizada com sucesso ou não).
Data e hora da última execução realizada com sucesso. Este atributo é atualizado sempre que a tarefa for executada sem retornar nenhum erro.
Resultado da última execução desta tarefa. Apresenta a mensagem OK quando a tarefa foi executada com sucesso ou a mensagem de erro gerada pela mesma.
Indica se a tarefa está ativa para execução automática no sistema.
DEPRECIADO - Nome qualificado de um método a ser executado como Job. O nome deverá conter todo o caminho da package, da entidade e do método. O método deverá ser público e não exigir parâmetros.
Este atributo foi substituído pela referencia a um script externo.

Operações

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Pesquisa

Permite restringir o conjunto de registros a serem listados informando filtros para determinados campos.
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
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Listagem

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
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Inclusão

Permite criar novos registros no sistema. Informe os campos e pressione em Salvar.
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Consulta (VIEW)

Tela que apresenta os dados de um registro específico apenas para consulta.
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Exclusão

A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
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Alteração

Tela que permite a alteração de um registro.
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Migrar procedimentos

Migrar os procedimentos antigos que faziam referencia a um método de uma classe para o modelo que existe um cadastramento de uma operação customizada.
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Exportação

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
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Importação

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.

Dúvidas frequentes

  • Como criar um JOB para capturar os recorrentes de um integrador eletrônico?
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