Gestão de projetos através de SCRUM

Índice

Administração do backlog

SCRUM.CAD_REQUISITOS

Descrição

Telas utilizadas para administrar o backlog (ítens requisitados pelo product owner).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Projetos:

Campos:

Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Data planejada para o início da iteração.
Data em que a atividade efetivamente foi iniciada.

No caso de atividades que não tem apropriação de horas (projetos), o início efetivo é atualizado automaticamente pela menor data de início efetivo das atividades resultantes do desmembramento do projeto.

No caso de atividades com apropriação de horas, o início efetivo é a data e hora da primeira apropriação registrada.
Data em que o projeto/tarefa foi efetivamente concluído.
Para tarefas, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de termino efetivo da última tarefa terminada.
Descrição da atividade.
Indica que esta atividade será executada dentro de uma iteração formalizada. As iteração informada deve ser sempre do contexto da atividade-pai desta atividade.
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
Indica a sequencia da atividade na ordem de execução. Um número menor indica que a atividade será executada antes de outra que tem um número maior.
Quando existem dependencias entre atividades, os números de sequencia são automaticamente ajustados de forma que atividades posteriores terão sempre números maiores.
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
  1. Proposta
  2. Pendente
  3. Em execução
  4. Concluída
  5. Aceita
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite através do preenchidmento da data de aceite.
  • Cancelada - Indica que foi informada uma data de cancelamento e que a atividade não será mais executada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Pendente - A atividade está aprovada mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada.
  • Suspenso - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes.
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades.
Título dado para a atividade.

Operações

Topo

Pesquisa

Permite restringir o conjunto de registros a serem listados informando filtros para determinados campos.
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listagem

Apresenta uma lista com os registros que atendem os filtros informados. Clique no registro para selecioná-lo. Caso o registro desejado seja o primeiro (ou único), é possível selecioná-lo pressionando a tecla ENTER.
Aceita
Cancelada
Em execução
Concluída
Topo

Inclusão

Permite criar novos registros no sistema. Informe os campos e pressione em Salvar.
Topo

Consulta (VIEW)

Tela que apresenta os dados de um registro específico apenas para consulta.
Topo

Alteração

Tela que permite a alteração de um registro.
Topo

Exclusão

A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Veja também